Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Apresentação
16/09/2018 (Nº 65) Editorial da 65ª edição da revista
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3285 
  

EDITORIAL DA 65ª EDIÇÃO DA REVISTA

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO

 

Setembro! Ah, que tempo gostoso, quando aos poucos vamos nos despedindo de um inverno bem rigoroso e chuvoso. O perfume das flores no ar abre espaço para um período de renovação, de transformação, de movimento, tempo de “sair da toca”. Lembro-me que um colega de escola, professor de Educação Física, dizia com frequência  - nos períodos em que a primavera se avizinhava, como agora – ele dizia mais ou menos assim: “Vamos nos preparar, pois está chegando a época da brotação, que é quando as crianças parecem que ficam ligadas na tomada, e elas pulam sem parar, feito pipocas na panela!” Nunca esqueci do que ele falava, pois logo percebi que era uma verdade. Não é a toa que daqui a pouco, em 12 de outubro “estoura” o dia da criança, que é quando ela “floresce”.

Pois é neste tempo lindo – mas, nada tranqüilo – que nasce a 65ª Edição da revista, para fazer ressaltar o belo, o verdadeiro, o natural, o espontâneo da vida. Para apontar atualidades, ações transformadoras, e muita inovação através de centenas de experiências que são inspiradoras e “servem” de motor para muitas mudanças.

Embora tenhamos muito com o que nos preocupar, referente às questões ambientais, não podemos deixar de comemorar avanços, práticas, exemplos de atitudes, coletivas ou individuais, que pipocam por toda parte do Planeta. Prova disto é o que apresentamos nesta edição. Trabalhos evidenciando esforços para um mundo melhor em diversas instâncias, abrangendo diferentes categorias, desde ações simples, do dia-a-dia, até estudos mais aprofundados que buscam desvendar mistérios da vida e da ciência.

E é com muito entusiasmo, portanto, que temos o prazer de apresentar a nova edição, que é feita por incontáveis mãos, que se unem, aqui, num grande circuito de ações, numa ciranda onde todos estão convidados a cirandar.

Equipe da revista Educação Ambiental em Ação

www.revistaea.org

 

Setembro-2018

 



Ilustrações: Silvana Santos