ISSN 1678-0701
Número 63, Ano XVI.
Março-Junho/2018.
Números anteriores 
Início      Cadastre-se!      Procurar      Submeter artigo      Fazer doação      Contato     Apresentação     Normas de Publicação     Resultado do prêmio     Prêmio: Destaques     Prêmio: Selecionados     Artigos     Dicas e Curiosidades     Reflexão     Para sensibilizar     Entrevistas     Culinária     Arte e ambiente     Divulgação de Eventos     Sugestões bibliográficas     Educação     Plantas medicinais     Práticas de Educação Ambiental     Educação e temas emergentes     Ações e projetos inspiradores     Gestão Ambiental     Cidadania Ambiental     Relatos de Experiências     Notícias
Notícias

11/03/2018ENTIDADES ALERTAM SOBRE DESMONTE DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Um grupo de 46 organizações representativas do movimento socioambiental, incluindo membros do Ministério Público, divulga nota pública contra projeto de lei que muda regras de licenciamento ambiental. O grupo, do qual participam o WWF-Brasil, o Greenpeace, o Instituto Socioambiental e SOS Mata Atlântica, entre outras 43 entidades, exige que “órgãos técnicos, comunidade científica, comissões ambientais, populações atingidas e a sociedade em geral sejam ouvidos”.

11/03/2018MULHERES DO SOCIOAMBIENTALISMO BRASILEIRO
A semana do Dia Internacional da Mulher teve seu início marcado pela vinda da Sylvia Earle ao Brasil – a oceanógrafa mais reconhecida do mundo. Sylvia veio para tratar da proteção do mar e criação de grandes áreas marinhas – no Arquipélago de São Pedro e São Paulo e na Cadeia de Vitória e Trindade. Junto com ela estavam organizações ambientalistas – como Fundação SOS Mata Atlântica, Rede Pró-Ucs, Instituto Baleia Jubarte, Reserva da Biosfera e entre outras. Sylvia Earle, de 82 anos e mergulhadora ativa, foi a primeira mulher nomeada cientista-chefe da NOAA (agência nacional oceânica e atmosférica dos Estados Unidos) e foi nomeada pela Time Magazine como a primeira Heroína pelo planeta, em 1998.

11/03/2018INVESTIR NA PROTEÇÃO DAS FLORESTAS E APLICAR A LEI
Avançar além da lei é o desafio para garantir sustentabilidade e construir uma nova agenda de desenvolvimento para o país. Os proprietários de terras que investiram na proteção de matas nativas e apostaram na conservação, usando a biodiversidade como ativo econômico para seus negócios, estão à frente dessa agenda.

11/03/2018O FUTURO DA ÁGUA E DAS FLORESTAS NA JUSTIÇA
A população brasileira que tem vivenciado secas ou enchentes cada vez mais severas, em diferentes regiões do país, sabe bem disso. Resultado do agravamento de impactos do clima e uma das consequências diretas de se desrespeitar ou flexibilizar a legislação ambiental para defender interesses setoriais momentâneos. Decisões erradas que se refletem na água.

11/03/2018ECALOGIA – O FINGIMENTO AMBIENTAL QUE DÁ NOJO
Cada vez mais a sociedade global vivencia a era da sustentabilidade ecológica. No entanto, por mais que estejamos acostumados com esse termo em nosso cotidiano, o verdadeiro compromisso prático e o próprio uso teórico da legítima sustentabilidade encontram-se tão distantes da realidade, que macroanálises lúcidas da situação ambiental apontam para conjecturas de sustentabilidade falaciosas.

11/03/2018APREMAVI APRESENTA E ENTREGA O PLANO MUNICIPAL DE CONSERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA DE LAGES
A Apremavi apresentou e entregou à representantes da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, da Secretaria de Agricultura e Pesca e da Secretaria de Planejamento e Obras do município de Lages o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) do Município.

11/03/2018VOLUNTÁRIOS E ENTIDADES SE UNEM PARA RETIRAR LIXO DO PANTANAL
Nos dias 10,11 e 12 de março, o projeto de Comunicação e Educação Ambiental Teoria Verde em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Casa de Guimarães, Assembléia Legislativa, as prefeituras de Cuiabá, Várzea Grande e Barão de Melgaço, voluntários, pescadores e mais 16 entidades realizam o projeto "Ação Voluntária de Limpeza do Pantanal".

11/03/2018FAMCRI INICIA PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS RIOS DE CRICIÚMA
A Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), baseando-se na Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e inspirando-se no compromisso assumido com o Tratado Pela Restauração e Revitalização do Rio Mãe Luzia do ano passado, inicia nesta segunda-feira (12) o Projeto de Educação Ambiental Continuada nos Rios de Criciúma.

11/03/2018A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Nos últimos tempos houve um interesse crescente pelas questões ambientais. Diante disso tal preocupação pode ser relacionada com a degradação indiscriminada do planeta terra. Quando os problemas começaram a aparecer e a saúde foi ameaçada, a atenção foi voltada a tudo o que poderia afetar o ambiente em que se vive entrou em pauta.

11/03/2018DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA ESTÁ PRESTES A ATINGIR LIMITE IRREVERSÍVEL
O desmatamento da Amazônia está prestes a atingir um determinado limite a partir do qual regiões da floresta tropical podem passar por mudanças irreversíveis, em que suas paisagens podem se tornar semelhantes às de cerrado, mas degradadas, com vegetação rala e esparsa e baixa biodiversidade.

11/03/2018UMA VEZ DEGRADADO, O CERRADO NÃO SE REGENERA NATURALMENTE
Alguns dos mais importantes rios do Brasil – Xingu, Tocantins, Araguaia, São Francisco, Parnaíba, Gurupi, Jequitinhonha, Paraná e Paraguai, entre outros – nascem no Cerrado. Trata-se da única savana do planeta dotada de rios perenes. A rápida conversão do Cerrado em pastagens e lavouras e o manejo inadequado das áreas preservadas colocam em risco esse formidável recurso natural, em um país com o terceiro maior potencial hidrelétrico tecnicamente aproveitável do mundo, e em que 77,2% da matriz elétrica é suprida pela hidroeletricidade.

11/03/2018ÁRVORES DE FLORESTAS TROPICAIS ÚMIDAS ESTÃO MORRENDO MAIS RÁPIDO EM TODO O PLANETA
Como se o desmatamento já não fosse suficientemente ruim, uma série de outras ameaças mata, num ritmo cada vez mais intenso, as árvores da Amazônia e de outras florestas tropicais úmidas da Terra.

11/03/2018“GUERREIRAS DA FLORESTA” ENFRENTAM MADEIREIROS EM DEFESA DE TERRA INDÍGENA
Da mesma etnia que Sônia Guajajara, pré-candidata a vice na chapa de Boulos, um grupo de mulheres se organiza para proteger o que resta da Amazônia no Maranhão.

11/03/2018POR QUE HÁ UMA GUERRA NA SÍRIA: 10 PERGUNTAS PARA ENTENDER O CONFLITO, DAS ORIGENS ÀS NOVAS FRENTES DE BATALHA
Segundo estimativas do Centro Sírio de Pesquisas Políticas (SCPR, na sigla em inglês), 470 mil pessoas já morreram desde o início da guerra civil síria, em 2011. Só nas últimas semanas, em Ghouta, foram 719 mortos. Outras 5 milhões já deixaram o país, calcula o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur). A seguir, dez perguntas e respostas sobre o conflito...

11/03/2018AGENTE AMBIENTAL TEM IMPORTANTE PAPEL NO COMBATE AO AQUECIMENTO GLOBAL - CBN
O profissional, cujo dia é comemorado em 6 de fevereiro, tem a função de fiscalizar e prevenir problemas relacionados ao meio ambiente, mas também educar, especialmente os jovens.

11/03/2018EM DIA MUNDIAL DA ÁGUA, ONU DEFENDE SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS HÍDRICOS BASEADAS NA NATUREZA
Lembrado anualmente pela ONU em 22 de março, o Dia Mundial da Água teve como tema, em 2018, o uso de soluções baseadas no meio ambiente para resolver problemas hídricos. Essas estratégias focam na gestão de vegetações, solos, mangues, pântanos, rios e lagos, que podem ser utilizados por suas capacidades naturais para o armazenamento e limpeza da água.

11/03/2018METAIS PESADOS, HORMÔNIOS E AGROTÓXICOS ESTÃO NA ÁGUA QUE CHEGA ÀS TORNEIRAS
O controle da qualidade da água para abastecimento público segue uma regulamentação falha, que exclui de sua lista de produtos tóxicos os contaminantes perigosos que vão para o copo da população.

 
Início      Cadastre-se!      Procurar      Submeter artigo      Fazer doação      Contato     Apresentação     Normas de Publicação     Resultado do prêmio     Prêmio: Destaques     Prêmio: Selecionados     Artigos     Dicas e Curiosidades     Reflexão     Para sensibilizar     Entrevistas     Culinária     Arte e ambiente     Divulgação de Eventos     Sugestões bibliográficas     Educação     Plantas medicinais     Práticas de Educação Ambiental     Educação e temas emergentes     Ações e projetos inspiradores     Gestão Ambiental     Cidadania Ambiental     Relatos de Experiências     Notícias