ISSN 1678-0701
Número 72, Ano XIX.
Setembro-Novembro/2020.
Números  
Início      Cadastre-se!      Procurar      Área de autores      Contato     Apresentação     Normas de Publicação     Artigos     Notícias     Dicas e Curiosidades     Para sensibilizar     Entrevistas     Saber do Fazer     Arte e ambiente     Divulgação de Eventos     O que fazer para melhorar o meio ambiente     Educação     Sementes     Ações e projetos inspiradores     Gestão Ambiental     Cidadania Ambiental     O Eco das Vozes     Relatos de Experiências
 
Apresentação

No. 72 - 03/09/2020
EDITORIAL DA 72ª EDIÇÃO DA REVISTA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO  
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3993 
" data-layout="standard" data-action="like" data-show-faces="true" data-share="true">

EDITORIAL DA 72ª EDIÇÃO DA REVISTA

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO



Certa vez escrevi a seguinte reflexão: “Como dizia Ruben Alves: ‘A esperança se alimenta de pequenas coisas. Nas pequenas coisas ela floresce.’ E é por causa destas pequenas coisas que a vida pode se transformar para melhor! Cada vez mais parece que vivemos tempos de fim de mundo. Mazelas eclodem de forma descontrolada pelos arredores da Terra. O que sobra delas: um ambiente devastado, destroços, assombro, dor, sofrimento, principalmente dos que já, quase sem forças, sobrevivem à situação em que se encontram: os desassistidos, os pobres, os famintos, os sedentos, os esquecidos, e tantos outros... Precisamos, ainda, sentir na pele a dor que recai sobre a desigualdade para conseguirmos nos colocar no lugar do outro, que sofre? Merecemos viver neste Planeta que tanto vilipendiamos? A vida segue em meio a tudo isso. E dos destroços, dos escombros, da dor e do sofrimento - assim como a primavera surge depois de cada inverno - florescem ações silenciosas que recriam dias mais felizes, mais fraternos, para tudo e todos. Como disse Fernando Sabino: ‘No fim tudo dá certo, e se não deu certo é porque ainda não chegou ao fim’. Finalizo esta reflexão que me brota dos poros com o que diz Ailton Krenak: ‘O fim do mundo talvez seja uma breve interrupção de um estado de prazer extasiante que a gente não quer perder’.”

Retomo-a para dar continuidade a partir deste editorial, que abre a 72ª edição da revista Educação Ambiental em Ação.

São sim, as pequenas coisas da vida que nos promovem grandes transformações, sejam elas boas ou não. Fato é que precisamos de muita atenção para não cometer erros que geram outros, e outros e outros, fazendo da nossa vida uma coleção de pequenos problemas que, se empilhados, tornam-se grandes, prejudicando o nosso ambiente interno. Da mesma forma precisamos dar atenção às nossas atitudes, e perceber quais os reflexos destas ao meio ambiente.

Este ano de 2020, sem dúvida, deixará uma marca no processo civilizatório, pois nos obriga a repensar a nossa forma de viver, embora muitos ainda se debatam esperançosos por “voltar ao normal”, sem darem-se conta de que, daqui para a frente, o “normal” certamente será diferente. Precisamos, então, estar preparados para enfrentar e aceitar todas as mudanças que decorrem desta pandemia.

Em diferentes espaços, pessoas se lamentam, discutem, afrontam ideias, ideologias, porém, para onde estas discussões, em exagero, estão nos levando? Será que não estamos esquecendo algo? O que temos a aprender? Tantos estudos, tantas pesquisas, tantas descobertas, tantas conquistas, dos mais diversos coletivos da sociedade civil (Universidades, Escolas, ONG,s, Instituições...) estão sendo postos a prova, sem que tais questionamentos tenham, sequer, uma argumentação lógica. Será que desperdiçaremos, também, este momento de tantas lições, que retrata quais os aspectos de nossas vidas que precisamos mudar como humanidade, para colocar mudanças em prática? Quais são as palavras que vêm nutrindo os nossos pensamentos através de informações as quais temos acesso? O que estamos lendo, vendo, ouvindo, e quanto nos deixamos envolver por tudo isso?

Tem uma lenda indígena linda, que fala sobre algo que se apropria bem ao que, por ora, refletimos:

Um jovem guerreiro, indignado e com raiva, chega junto de seu Avô contando que sofreu injustiça de um amigo. O Avô disse ao neto:

"Deixa-me contar-lhe uma história. Eu mesmo, algumas vezes, senti grande ódio daqueles que me "aprontaram" tanto, sem qualquer arrependimento daquilo que fizeram. Todavia, o ódio corrói-te, mas não fere o teu inimigo. É o mesmo que tomar veneno, desejando que o teu inimigo morra. Lutei muitas vezes contra estes sentimentos".

E o avô continuou contando ao neto: "É como se existissem dois lobos dentro de mim. Um deles é bom e não magoa. Ele vive em harmonia com todos ao redor dele e não se ofende quando não se teve intenção de ofender. Ele só lutará quando for certo fazer isso, e da maneira correta.

Mas, o outro lobo, ah!  Esse é cheio de raiva! Mesmo as pequeninas coisas o lançam num ataque de ira! Ele briga com todos o tempo todo, sem qualquer motivo. Ele não pode pensar, porque a sua raiva e o seu ódio são muito grandes.

É uma raiva inútil, pois sua raiva não irá mudar coisa alguma!“Algumas vezes é difícil conviver com estes dois lobos dentro de mim, pois ambos tentam dominar o meu espírito".

O Jovem olhou intensamente nos olhos do seu Avô e perguntou: "Qual deles vence, Avô?" O Avô sorriu e respondeu baixinho: "Aquele que eu alimento".

Gosto muito desta lenda porque ela ilustra bem que, para vivermos melhor, necessariamente precisamos nos alimentar de boas ações e nos rodear por boas atitudes, que sejam bem planejadas, pensadas, responsáveis, que levem tudo e todos em conta, que possam fortalecer diferentes coletivos e formas de vida, para alcançarmos uma sociedade sustentável, por mais que seja uma ideia utópica, uma vez que os tempos são incertos e ainda não temos como dimensionar o que teremos a enfrentar após este período de pandemia.

Assim, ao apresentarmos na revista ações que são programadas, planejadas, experimentadas, e que se concretizam aqui, ali, lá, acolá, através de uma gama variada de artigos, textos, relatos, e diferentes seções temáticas relacionadas a Educação Ambiental, desejamos que possam servir de “alimento” para novas ações, que levem em conta o ambiente por inteiro.



A todos e todas, uma boa leitura!



Bere Adams e equipe da revista

Educação Ambiental em Ação



WWW.revistaea.org



Setembro/2020





" data-layout="standard" data-action="like" data-show-faces="true" data-share="true">

01/01/1970
EQUIPE EDITORIAL DA REVISTA  
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3633 
" data-layout="standard" data-action="like" data-show-faces="true" data-share="true">

EQUIPE EDITORIAL DA REVISTA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO – e breve histórico da revista (2002/2020)


Colaboradores atuais


ADRIANA BACKES

E-mail: adrianabackesmacedo@gmail.com

Responsável pela seção: O eco das Vozes

Colaborador da revista desde: JUN/2020

Formação: Pedagogia e Pós em Educação Ambiental

Pequeno resumo do currículo: Professora do município de Novo Hamburgo desde 2003. Há 4 anos trabalho no Parcão como educadora ambiental e participo do coletivo educador de Novo Hamburgo há 10 anos. Autora do blog "Amo o Parcão de Novo Hamburgo" e responsável pela página no Facebook Ecoletivo Ambiental.



CLÁUDIA MARIZA MATTOS BRANDÃO

E-mail: attos@vetorial.net

Responsável pela seção: Arte & Ambiente

Colaborador da revista desde: 2002

Formação:

Graduada em Artes Visuais e Engenharia Civil, Mestre em Educação

Ambiental e Doutora em Educação

Professora do curso Artes Visuais - Licenciatura e do Pós-Graduação

Mestrado em Artes Visuais, do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas.



ESTHER MÓNICA SHOCRON BENMUYAL



Cidade Rosário - Argentina 



E-mail: alaluzdelavida@gmail.com, semillasluzparalavida@gmail.com

Website: http://semillasluzparalavida.blogspot.com , http://alaluzdelavida.blogspot.com

Responsável pela seção: Educação 

Colaborador da revista desde: 2002 

Formação:

Maestra Normal Nacional

Relacões Públicas

Licenciada Ciencia Política

Licenciada Relaciones Internacionales

Medicina Tradicional Chinesa

Egresada del Magisterio Nacional-  Licenciada en C. Política y RR. Internacionales; especializada en Relaciones Públicas, Dinámica Grupal y Comunicación. Master en Programación Neurolingüística. Formada en Medicina Tradicional China, Rebertihing y Terapias Corporales. Directora de “Semillas para la Vida”.  Miembro co-fundador del “Consejo de Paz de la Rep. Arg.”, Miembro de la Red de Educadores para la Paz, Embajadora de Paz (Distinción otorgada por Fundación PEA y Mil Milenios). Coordinadora de actividades vinculadas a Educación, Cultura de Paz, Ecología, Salud, Comunicación, Técnicas Corporales, Danzas Sagradas Circulares; Arte, Música y Espiritualidad. Participa en revistas de educación, ecología y salud.



JACQUELINE GUERREIRO AGUIAR 

Professora, Educadora Ambiental, Coordenadora Técnica do NEAD - Núcleo de Educação Ambiental Continuada e à Distância. Integrante do GEEMA - Grupo de Estudos em Educação e Meio Ambiente. Rio de Janeiro -RJ 

Colaboradora da revista - Desde 2002



JOSÉ ANDRÉ VERNECK MONTEIRO

E-mail: educativo@live.com

Responsável pela seção: Sementes

Colaborador da revista desde: 2014

Guia de turismo especializado em atrativos naturais (2002); Aquaviário habilitado pela Capitania dos Portos (2005); Licenciado em Pedagogia pela Fundação Universidade do Tocantins (2011); Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Candido Mendes (2015); Mestre em Práticas para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro & Global MDP (2015); Cursou Fruticultura no Programa de Pós Graduação em Agronomia da Universidade Federal de Goiás (2017); Aluno da Turma IX do Mestrado em Agricultura Orgânica PPGAO UFRRJ/EMBRAPA/PESAGRO (2019/2021).

 Tem experiência em agroecologia e manejo de coleções botânicas, elaboração e gestão de programas educacionais, desenvolvimento de sistemas de atendimento ao público em atrativos turísticos.  Desde 1996 presta serviços em áreas verdes residenciais, empresariais e educacionais. Residiu e trabalhou nos Estados do Rio de Janeiro, Pará, Santa Catarina, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Goiás. De 2006 a 2011 foi assistente de curadoria no Jardim Botânico Inhotim (Brumadinho/MG. Entre 2011 e 2013 exerceu a coordenação do Jardim Botânico Plantarum (Nova Odessa/SP). Atuou no Monitoramento Socioambiental do Programa Bolsa Verde entre 2014 e 2015 (Ministério do Meio Ambiente, Fundação de Apoio à Pesquisa Tecnológica da UFRRJ e Conservação Internacional).  Publica seus trabalhos em @jardim_vital



LUCIANA FOFONKA


E-mail:
lufofonka_uab@yahoo.com.br, lufofonka@yahoo.com.br
Responsável pela seção: Educação e Temas Emergentes
Colaborador da revista desde: 2008

Formação: Biologia e Pedagogia

Possui graduação em Pedagogia pela UNINTER (2017); Graduação em Ciências Biológicas pela UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999). Especialização em Educação Ambiental pelo UNILASALLE - Centro Universitário La Salle (2001); Especialização em Supervisão Educacional pela UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo da Vinci (2014); Mestrado em Análise Ambiental - Geografia pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e Doutorado também em Análise Ambiental - Geografia pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é professora Tutora dos Cursos de Biologia, Gestão Ambiental e Pedagogia no polo IERGS da UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo da Vinci, bem como no curso de Pós-graduação dessa instituição. Na rede estadual de ensino (RS) é Supervisora Educacional na E.E.E.M. Morada do Vale I.



LUCIANA ALVES RIBEIRO

E-mail: jornalanafolha@gmail.com

Responsável pela seção: Cidadania ambiental

Colaborador da revista desde: 2017

Formação: Pedagoga e educadora ambiental/Cursando Jornalismo (7º SEM)

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Anhanguera/Instituto Superior de Educação

Pós-Graduada em Gestão e Orientação Educacional - Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin/Pós-Graduada em Gestão e Orientação Educacional

Pós-Graduada em Educação Ambiental - SENAC/Curso de Especialização e Educação Ambiental/EAD/PA

Coordenadora do Jornal Ana Folha: https://anafolha1.wixsite.com/ecopedagogia (espaço dedicado para abordar assuntos voltados para a sustentabilidade no Brasil) -- desenvolve trabalhos voluntários e publica reportagens em geral

Colaboradora da Revista Educação Ambiental em Ação - Rio Grande do Sul

Microempreendora Individual

Escritora - autora do Livro Ana Folha e a Turma do Lixão - "Vamos preservar nossas florestas"

Site: https://jornalanafolha.wixsite.com/jornal





MARINA STRACHMANN

E-mail: marina.strachman@gmail.com

Responsável pela seção: para Sensibilizar

Colaborador da revista desde: 2002

Formação:

Arquiteta e urbanista, mestre em desenvolvimento regional e meio ambiente e especialista em educação ambiental.

Coach de Felicidade e Bem Estar, também Arquiteta e Urbanista, Especialista em Educação Ambiental, Mestre em desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Está sempre estudando e procurando fazer deste mundo um mundo melhor, a começar por ela.



Editores responsáveis

Berenice Gehlen Adams

E-mail: bereadams@gmail.com

Responsável por: Coordenação das edições, Seção Entrevistas e Seção Dinâmicas e Recursos Pedagógicos

Colaborador da revista desde: 2002

Formação: Graduada em Pedagogia (Universidade Feevale) e Pós graduada em Educação Ambiental (Universidade Federal de Santa Maria)

Diretora - Apoema Produções Paradidáticas Ltda., atua na produção de conteúdo e de materiais didático-pedagógicos de EA em diversas plataformas. Escritora. Editora responsável pela revista eletrônica Educação Ambiental em Ação desde 2002.



Julio Trevisan

E-mail: juliotrevisan@gmail.com

Responsável: pela página da Web e pelo sistema editorial

Colaborador da revista desde: 2002

Formação: Engenheiro Eletricista (UFSC), PhD. Communication Systems (Lancaster University, UK)



Sandra Barbosa

E-mail: smmbarbosa@gmail.com

Responsável pela seção: Gestão Ambiental

Colaborador da revista desde: 2002

Formação: Bacharel em Ecologia, Especialização em Ed. Ambiental, Especialização em Gestão Ambiental, Especialização em Gestão de Recursos Hídricos. Editora da revista Educação Ambiental em Ação, Professora de Gestão Ambiental e Gestão de Resíduos, Trabalha com Educação Ambiental desde 1999 em projetos empresariais e em educação formal.



Quem já fez parte da revista

Colaboradores, alguns desde o lançamento (2002), praticamente “padrinhos e madrinhas” do projeto da revista, outros que adentraram convidados, ao longo da caminhada e seguiram outros rumos.

Valdir Lamim-Guedes - Biólogo e Mestre em Ecologia pela Universidade Federal de Ouro Preto, Especialista em Jornalismo Científico (UNICAMP), Educação Ambiental (USP-SC) e em Design Instrucional para EaD (UNIFEI), Doutorando em Educação pela USP. É professor de graduação e pós-graduação no Centro Universitário Senac-Santo Amaro. Desenvolve projetos de pesquisa em meio ambiente e sustentabilidade, Educação à Distância e Educação Ambiental.

Solange T. de Lima Guimarães - Docente do Depto. de Geografia - IGCE/UNESP - Rio Claro/SP, Web Site: http://www.rc.unesp.br; editora da revista até 2008. OLAM: www.olam.com.br (Colaboradora das seções: Artigos/Eventos/Receitas/Bibliografia)

David de Sousa Machado - Ambientalista, Coordenador do portal Árvore e Facilitador da RMEA (Rede Mineira de Educação Ambiental) - Belo Horizonte/MG, Web site: http://www.arvore.com.br (Colaborador do Portal Árvore que hospedou gratuitamente a revista até 2008)

Alessandra Fiorentino - Diretora de Arte, São Paulo / SP, Web Site: http://www.libreria.com.br Fábrica Globos Terrestres - site e-commerce (Criadora do Selo da revista)

Anamaria Stranz - Pesquisa na Área de Ecologia da Paisagem e Educação Ambiental em Trilhas Ecológicas, São Leopoldo/RS, Web Site: http://www.unisinos.com.br (Colaboradora Geral)

Daniel José Pegorer de Bem - Estudante, Santa Cruz do Rio Pardo - SP , Web Site: http://www.amigosdanatureza.net (Colaborador Geral)

Guilherme dos Reis Pereira – Arte-Educador Ambiental e Produtor de conteúdo para internet- Bauru/SP, Web Site: http://www.tiogui.com.br (Colaborador da seção: Receitas)

Iahel Manon - Acadêmica do Curso de Farmácia Industrial da Fundação Ermínio Ometto, Araras/SP; Co-Editora da Revista OLAM – Ciência & Tecnologia: www.olam.com.br (Colaboradora da Seção Plantas Medicinais)

Ines Palomeque - Educadora / Creadora de proyectos alternativos para mejorar la calidad de educacion; Directora Mil Milenios www.milmilenios.org.ar  ; Miembro del Comite Editor del Observatorio Internacional de Mal Trato Infantil: www.malostratos.com , Buenos Aires / Argentina(Colaboradora Geral)

Liliana Hilda Amorin de Halbritter - Arquiteta, Ambientalista e Educadora Ambiental não-formal, Santa Tereza / RJ, Web Site: www.arqverde.com.br  (Colaboradora)

Rosana Rezende - (Colaboradora da seção: Textos de sensibilização)

BREVE HISTÓRICO DA REVISTA

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO



A revista nasceu em 2002, a partir do GEAI (Grupo de Educação Ambiental - criado em 2000 pelo Projeto Apoema - Educação Ambiental / www.apoema.com.br). Com o intuito de, mesmo a distância, efetivarmos algo para disseminar e difundir práticas de Educação Ambiental no País, surge a ideia da revista. Organizamos um grupo paralelo, no qual entraram todos os que demonstraram interesse na sua construção (em torno de 20 pessoas, todas atuando de forma voluntária). Mãos à obra, desde então. Começaram as tratativas para nome, logomarca, seções, layout, periodicidade, divisão de responsabilidades, etc. Nove meses depois, tal e qual uma gestação, a revista nasce no dia 5 de junho de 2002. Desde lá, trimestralmente (com raras exceções), a publicação foi para a rede, com o esforço dos editores e da equipe de apoio que intercala colaborações. No ano passado (2019) a publicação foi interrompida por diversas razões e as atividades quase foram encerradas. Após muitas tratativas entre ao editores responsáveis, foi decidido dar prosseguimento a revista buscando superar os obstáculos que se apresentaram. Retomamos o nosso objetivo primordial que é o de dar visibilidade as práticas de Educação Ambiental. Em 2020 alcançamos mais de 16.000.000 acessos, isto sem contar com propagandas ou publicidade. Assim, com o ânimo renovado, embora ainda obstáculos se imponham, prosseguimos com este trabalho que sempre foi realizado sem qualquer apoio institucional ou financeiro. A revista apresenta um ambiente limpo - sem propagandas saltando após cada parágrafo lido - e acreditamos que a nossa maior contribuição com este trabalho é a de apresentar a comunidade em geral, experiências e ferramentas, a todos os que buscam uma transformação do nosso modo de ser e agir no mundo, com mais sinergia e com novos significados.



Aproveitamos para agradecer aos demais editores, a toda equipe da revista e também aos colaboradores que “desembarcaram” durante este percurso, mas que deixaram a sua valiosa contribuição.



Mais informações sobre a publicação podem ser acessadas pelo site da revista, bem como fazer contato.



www.revistaea.org

Editores da revista Educação Ambiental em Ação



Atualizada em Setembro/2020





" data-layout="standard" data-action="like" data-show-faces="true" data-share="true">

01/01/1970
Ficha Catalográfica  
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=148 
" data-layout="standard" data-action="like" data-show-faces="true" data-share="true">

Educação ambiental em ação [arquivo de dados legíveis por

máquina] / Editores: Berenice Gehlen Adams, Sandra

Maria Martins Barbosa, Solange T. de Lima Guimarães. –

v.5, n. 2 (2003)- Novo Hamburgo, RS.

http://www.revistaea.org

ISSN: 1678-0701

1. Educação ambiental. I. Adams, Berenice Gehlen. II. Barbosa, Sandra Maria Martins. III. Guimarães, Solange T. de Lima.

CDD 372.357

Ficha Catalográfica elaborada pela STATI – Biblioteca da UNESP

Campus de Rio Claro/SP

Essa  ficha é permanente. Como referência é preciso verificar a edição do artigo utilizada e alterar, se necessário, os seguintes dados: "v.5, n. 2 (2003)":  v ( volume da revista utilizada), n.( número da revista utilizada ) (ano da edição utilizada). As demais informações não se alteram de uma edição para outra.



" data-layout="standard" data-action="like" data-show-faces="true" data-share="true">
 
  Início      Cadastre-se!      Procurar      Área de autores      Contato     Apresentação     Normas de Publicação     Artigos     Notícias     Dicas e Curiosidades     Para sensibilizar     Entrevistas     Saber do Fazer     Arte e ambiente     Divulgação de Eventos     O que fazer para melhorar o meio ambiente     Educação     Sementes     Ações e projetos inspiradores     Gestão Ambiental     Cidadania Ambiental     O Eco das Vozes     Relatos de Experiências