ISSN 1678-0701
Número 63, Ano XVI.
Março-Junho/2018.
Números anteriores 
Início      Cadastre-se!      Procurar      Submeter artigo      Fazer doação      Contato     Apresentação     Normas de Publicação     Resultado do prêmio     Prêmio: Destaques     Prêmio: Selecionados     Artigos     Dicas e Curiosidades     Reflexão     Para sensibilizar     Entrevistas     Culinária     Arte e ambiente     Divulgação de Eventos     Sugestões bibliográficas     Educação     Plantas medicinais     Práticas de Educação Ambiental     Educação e temas emergentes     Ações e projetos inspiradores     Gestão Ambiental     Cidadania Ambiental     Relatos de Experiências     Notícias
Sugestões bibliográficas

11/03/2018
MILTON SANTOS | 13 LIVROS EM PDF PARA DOWNLOAD  
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3164 
" data-layout="standard" data-action="like" data-show-faces="true" data-share="true">

MILTON SANTOS | 13 LIVROS EM PDF PARA DOWNLOAD


Milton Santos (1926 – 2001) destacou-se por seus trabalhos em diversas áreas da geografia, em especial nos estudos de urbanização do Terceiro Mundo. Foi um dos grandes nomes da renovação da geografia no Brasil ocorrida na década de 1970. Sua obra caracterizou-se por apresentar um posicionamento crítico ao sistema capitalista, e seus pressupostos teóricos dominantes na geografia de seu tempo.


Em Por uma Outra Globalização, livro escrito dois anos antes de sua morte, o autor realiza uma abordagem crítica sobre o processo de globalização capitalista, ao qual corresponde, segundo o geógrafo, a produção de novos totalitarismos e o pensamento único, que transformam o consumo em ideologia e os cidadãos em meros consumidores, massificando e padronizando a cultura e concentrando a riqueza nas mãos de poucos.


Para aqueles que queiram conhecer melhor a obra do autor, segue abaixo o link para download de 13 de seus livros em PDF:


A cidade como centro da região – CLIQUE AQUI!

A Natureza do espaço – CLIQUE AQUI!

A Urbanização Brasileira – CLIQUE AQUI!

Economia espacial, críticas e alternativas – CLIQUE AQUI!

Metamorfoses do espaço habitado – CLIQUE AQUI!

O país distorcido – CLIQUE AQUI!

Por uma outra globalização – CLIQUE AQUI!

Técnica Espaço Tempo – CLIQUE AQUI!

O centro da cidade de Salvador – CLIQUE AQUI!

Por uma nova Geografia – CLIQUE AQUI!

Territórios, Territórios – Ensaio sobre o ordenamento territorial – CLIQUE AQUI!

O Brasil – Território e sociedade no início do século XXI – CLIQUE AQUI!

Território – Globalização e fragmentação – CLIQUE AQUI!

 

Fonte: https://farofafilosofica.com/2018/01/21/milton-santos/




" data-layout="standard" data-action="like" data-show-faces="true" data-share="true">

11/03/2018
PROJETO CAIMAN LANÇA LIVRO "O JACARÉ DE PAPO AMARELO - GUIA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL"  
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3163 
" data-layout="standard" data-action="like" data-show-faces="true" data-share="true">

PROJETO CAIMAN LANÇA LIVRO "O JACARÉ DE PAPO AMARELO - GUIA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL"


Paloma Souza


Nesta quinta-feira, 21 de dezembro, foi realizado o lançamento oficial do primeiro livro do Projeto Caiman nomeado "O jacaré de papo amarelo - Guia para Educação Ambiental", e tem como objetivo capacitar os professores e educadores ambientais para o desenvolvimento de ações de educação ambiental utilizando o Jacaré-de-papo-amarelo como espécie bandeira para a conservação, o presente apresenta tudo que o um profissional deve saber para desenvolver a atividade. Apresenta conhecimentos sobre a história natural e conservação da espécie, tecnicas de educação ambiental e propõe algumas atividades para serem desenvolvidas.

 

Trata-se de uma obra muito importante, pois gera ferramentas para o uso do jacaré como espécie bandeira para a conservação da biodiversidade no Brasil, além de gerar impacto positivo para a conservação dos jacarés brasileiros.

 

O Ebook foi disponibilizado de forma gratuíta para que a informação seja mais amplamente difundida. Você pode adquiri-lo baixando gratuitamente por esse link ou clicando na imagem abaixo: 

 

 

https://www.imd.org.br/projeto-caiman 

https://www.facebook.com/projetocaiman


Fonte: https://www.ultimosrefugios.org.br/single-post/2017/12/22/Projeto-Caiman-lan%C3%A7a-livro-O-Jacar%C3%A9-de-papo-amarelo---Guia-para-educa%C3%A7%C3%A3o-ambiental




" data-layout="standard" data-action="like" data-show-faces="true" data-share="true">

11/03/2018
UERGS LANÇA LIVRO SOBRE EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE  
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3162 
" data-layout="standard" data-action="like" data-show-faces="true" data-share="true">

UERGS LANÇA LIVRO SOBRE EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE


Conteúdo é baseado nas pesquisas realizadas no Mestrado em Ambiente e Sustentabilidade.


A Uergs lançou o livro “Educação para a Sustentabilidade”, que trata de temas como práticas e tecnologias sustentáveis, agricultura familiar, educação ambiental, entre outros. O livro já está disponível, em formato pdf.


Organizado pelas professores Aline Hernandez, Marcelo Duarte e Rosmarie Reinehr, o livro é derivado das pesquisas realizadas pela primeira turma do curso de especialização em Educação para a Sustentabilidade, da Uergs em São Francisco de Paula. Durante o curso, os estudantes propuseram soluções para as questões ambientais da região nordeste do Rio Grande do Sul. Essas pesquisas são a base dos artigos presentes no livro.


De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Clódis Andrades Filho, que escreveu a Apresentação do livro, as diferentes formações dos autores conferiram uma riqueza de olhares sobre o assunto. “Os trabalhos realizaram um diálogo profundo e provocador junto ao setor produtivo local e regional, à educação formal e não formal, trazendo propostas à gestão ambiental territorial, à produção sustentável de alimentos, ao uso inteligente dos recursos naturais, com impacto e potencial positivo para esfera pública e privada”, acrescenta.


As pesquisas foram desenvolvidas com foco na região nordeste do Estado, no entanto, os autores indicam que o conteúdo do livro convida o leitor, independente da sua região, a refletir sobre as práticas descritas.


Fonte: http://www.uergs.edu.br/uergs-lanca-livro-sobre-educacao-para-a-sustentabilidade




" data-layout="standard" data-action="like" data-show-faces="true" data-share="true">

11/03/2018
MOEMA VIEZZER LANÇA BIOGRAFIA DURANTE ENCONTRO DE LIDERANÇAS FEMININAS DA OBMEL  
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3161 
" data-layout="standard" data-action="like" data-show-faces="true" data-share="true">

MOEMA VIEZZER LANÇA BIOGRAFIA DURANTE ENCONTRO DE LIDERANÇAS FEMININAS DA OBMEL

 

Moema Viezzer é referência em educação popular e sustentabilidade  





Moema Viezzer foi uma das palestrantes do evento, que teve como pauta dois temas de grande relevância como “Desenvolvimento Sustentável” e “Agenda 2030 da ONU”. E você sabe que o Blog ama quando o assunto é cultura, principalmente quando é algo bem relevante para sociedade. 


O livro “Vocação de Semente” – biografia de Moema Viezzer foi escrito por Tereza Moreira. Lançado durante o Encontro de Lideranças Femininas da OBME – Organização Brasileira das Mulheres Empresárias, na Assembleia Legislativa, em São Paulo, reuniu diversas palestras e personalidades.


Os palestrantes foram Ika Fleury, Conselheira da Fundação Dorina Nowill, Madeleine Blankenstein, da Grant Thornton Brasil,  Andree de Ridder Vieira, presidente do Instituto Supereco, Geovana Quadros, presidente da Confraria das Mulheres Inspiradoras, Paola Robba, estilista da Poko Pano, além de representantes de variadas instituições. O momento foi também de homenagens (in memorian) à Adelina Alcântara Machado, fundadora da OBME e a apresentação da nova presidente da OBME, Lilian Saratini Schiavo.


Facilitadora da inteligência coletiva, Moema é considerada uma referência mundial quando o assunto é educação popular e sustentabilidade.


Escrita em forma de depoimentos e abraçado pelo Instituto Supereco, Itaipu, OBME e Brasil Sustentável Editora, a biografia tem um recorte bastante específico, conforme explica a autora Tereza Moreira. 


Escolhemos destacar como sua vida contribuiu para facilitar a inteligência coletiva, sua história, o resgate de suas metodologias e a maneira de lidar em grupos, para que os mesmos sejam operantes na transformação social”.


Sobre o Autor:  Moema Viezzer - A educadora, socióloga e escritora Moema Viezzer tem um raro talento. O de estar no lugar e na hora em que ocorrem grandes movimentos coletivos ligados à educação popular, ao feminismo e às questões ambientais. 


Sua trajetória, narrada neste livro, reflete o dom de facilitar a inteligência coletiva por meio de uma intensa atuação social. Sua biografia, colhida a partir de depoimentos à jornalista Tereza Moreira, narra sua história e reflete sobre questões emergentes e emergenciais para a sociedade brasileira atual.


Livro


O livro “Vocação de Semente – a história de uma facilitadora da inteligência coletiva”, pode ser adquirido pelo site da Brasil Sustentável Editora


Capa: 4 cores com orelhas de 8 cm, impressão 4x2 cores com laminação Bopp fosca.

ISBN: 978-85-98847-31-3

Número de páginas: 424 páginas

Formato: 16,5 x 24 cm


Fonte: http://www.tudojuntoemisturado.info/2018/01/moema-viezzer-lanca-biografia-durante.html




" data-layout="standard" data-action="like" data-show-faces="true" data-share="true">
 
Início      Cadastre-se!      Procurar      Submeter artigo      Fazer doação      Contato     Apresentação     Normas de Publicação     Resultado do prêmio     Prêmio: Destaques     Prêmio: Selecionados     Artigos     Dicas e Curiosidades     Reflexão     Para sensibilizar     Entrevistas     Culinária     Arte e ambiente     Divulgação de Eventos     Sugestões bibliográficas     Educação     Plantas medicinais     Práticas de Educação Ambiental     Educação e temas emergentes     Ações e projetos inspiradores     Gestão Ambiental     Cidadania Ambiental     Relatos de Experiências     Notícias