ISSN 1678-0701
Número 71, Ano XIX.
Junho-Agosto/2020.
Números  
Início      Cadastre-se!      Procurar      Área de autores      Contato     Apresentação     Normas de Publicação     Artigos     Dicas e Curiosidades     Reflexão     Notícias     Para sensibilizar     Entrevistas     Arte e ambiente     Divulgação de Eventos     Sugestões bibliográficas     Educação     Sementes     Gestão Ambiental     O Eco das Vozes     Relatos de Experiências
 
Reflexão

09/06/2020NÓS VAMOS MUDAR E O PLANETA AGRADECE
O Dia da Terra é comemorado em 22 de abril e foi criado, em 1970, pelo então senador americano Gaylord Nelson. Naquela data, o senador convocou um grande protesto, nos Estados Unidos, que tinha como pauta a poluição. O evento foi um grande sucesso e contou com cerca de 20 milhões de pessoas preocupadas com os impactos negativos que o ser humano provoca no meio ambiente. Coincidência ou não, além de ser o ano em que aconteceu uma redução considerável nas taxas de poluição, 2020 também é o ano do 50º Dia da Terra.

09/06/2020CRÔNICA | 8 LIXOS QUE EU PRODUZIA E HOJE ME PERGUNTO O PORQUÊ
Quanto mais eu vejo, leio, me informo, aprendo – o que acontece diariamente - me pergunto como eu produzia tanto lixo. Me lembro quando na adolescência minha mãe reclamava muito de tanta coisa jogada no quarto: “E esse papel? Tira a sacola da lixeira! Arrume o quarto que seus primos estão chegando”, dizia d. Ligia. Nossa, eu teria poupado para o planeta, para mim, e também a fala dela se pensasse em tudo isso antes. Mas agora vamos ao passado que me assombra, talvez seja apenas o seu presente e não mais o seu futuro.

09/06/2020O QUE É A VIDA?
O que é vida? Mais precisamente, o que é a vida de um ser humano? O que e quem a define? Já tive medo da morte. Hoje não tenho mais. O que sinto é uma enorme tristeza. Concordo com Mário Quintana: “Morrer, que me importa? (…) O diabo é deixar de viver”. A vida é tão boa! Não quero ir embora… Eram 6h. Minha filha me acordou. Ela tinha três anos. Fez-me então a pergunta que eu nunca imaginara: “Papai, quando você morrer, você vai sentir saudades?”. Emudeci. Não sabia o que dizer. Ela entendeu e veio em meu socorro: “Não chore, que eu vou te abraçar…” Ela, menina de três anos, sabia que a morte é onde mora a saudade [...]

09/06/2020CAÍ DO MUNDO E NÃO SEI COMO VOLTAR
Texto instigante, cuja autoria é atribuída a Eduardo Galeano, que trata sobre a descartabilidade dos dias de hoje, e nos remete a uma ótima reflexão.

09/06/2020POR UMA ÉTICA ECOLÓGICA
"Nestes últimos anos a espécie humana tem andado muito empolgada com assim chamada 'conquista do espaço'. Muita gente chega a pensar inclusive, que o espaço vai resolver nossos problemas terrestres, o problema de explosão demográfica, por exemplo"[...] Este discurso de Lutzenberger também parece ter sido escrito nos dias de hoje, só que não!

09/06/2020QUEM FOI HENRIQUE LUIZ ROESSLER?
“O homem moderno não tem mais tempo de meditar. Seu interesse máximo é enriquecer o mais rapidamente possível. Não tem mais tempo para procurar contato com a natureza que cura todos os males”. (Henrique Luiz Roessler, 13/10/61) Esta frase, que poderia ter sido escrita neste exato instante, é uma das muitas do pioneiro dos pioneiros da ecologia brasileira e patrono da Fepam.

09/06/2020VIDAS NEGRAS IMPORTAM?
No Brasil, todos os dias, a cada 23 minutos um jovem negro é assassinado. De acordo com o Atlas da Violência de 2019, ocorreram 65.602 homicídios em 2017 no país, sendo que 75,5% das vítimas eram negras. Para cada indivíduo não negro vítima de homicídio, houve 2,7 corpos negros mortos.

 
  Início      Cadastre-se!      Procurar      Área de autores      Contato     Apresentação     Normas de Publicação     Artigos     Dicas e Curiosidades     Reflexão     Notícias     Para sensibilizar     Entrevistas     Arte e ambiente     Divulgação de Eventos     Sugestões bibliográficas     Educação     Sementes     Gestão Ambiental     O Eco das Vozes     Relatos de Experiências