Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo. José Ortega y Gasset
ISSN 1678-0701 · Volume XXIII, Número 92 · Setembro-Novembro/2025
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Arte e Ambiente(1) Entrevistas(1) Educação(1) O Eco das Vozes(1) Reflexão(1) Para Sensibilizar(1) Natureza em Imagem, Verso e Prosa(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(5) Divulgação de Eventos(14) O que fazer para melhorar o meio ambiente(2) Sugestões bibliográficas(2) Você sabia que...(2) Plantas medicinais(1) Reportagem(2) Dicas e Curiosidades(6) Soluções e Inovações(8) Educação e temas emergentes(3) Ações e projetos inspiradores(28) Notícias(30) Doações(1)   |  Números  
Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção da revista. Ajude-nos a continuar transformando vidas. Muito obrigada!
     
Soluções e Inovações
11/09/2025 ESTUDANTES CRIAM COLMEIA INTELIGENTE PARA PROTEGER ABELHAS E INCENTIVAR APICULTURA SUSTENTÁVEL
Os humanos estão constantemente procurando novas maneiras de usar a tecnologia para melhorar a qualidade de vida e de trabalho, certo? Então por que não fazer o mesmo com animais, como as abelhas, que são essenciais para a manutenção dos ecossistemas?
11/09/2025 ESTUDANTES DE ETEC CRIAM IOGURTE NATURAL COM RESÍDUOS DA VINIFICAÇÃO
Na Escola Técnica Estadual (Etec) Etec Benedito Storani, de Jundiaí, a produção de uva e de vinhos está presente em diversas formações técnicas e especializações. Tanto que os resíduos oriundos dessa produção chamaram atenção dos alunos do Ensino Médio integrado ao técnico em Alimentos.
11/09/2025 ESTUDANTES DA ESCOLA SESC DE ENSINO MÉDIO CRIAM LIXEIRA INTELIGENTE
Em um mundo que exige respostas urgentes para os desafios ambientais, a educação precisa ir além do ensino tradicional. Assim, um grupo de jovens da Escola Sesc de Ensino Médio, unidade do Polo Educacional Sesc, foi desafiado a ir além dos conceitos e colocar ideias sustentáveis em prática.
11/09/2025 ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL CRIAM PROJETO 'TETO VERDE' PARA AMENIZAR O CLIMA
Por meio do Projeto "Teto Verde", os estudantes vêm implementando soluções sustentáveis para reduzir a temperatura nas áreas externas da escola, em busca de um ambiente mais saudável e agradável para todos.
11/09/2025 ESTUDANTES DE FRANCA CRIAM ALTERNATIVA AO PLÁSTICO USANDO CASCAS DE BANANA
Estudantes da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Ângelo Scarabucci, na cidade de Franca, desenvolveram um protótipo de bioplástico feito com cascas de banana e outros materiais naturais encontrados na feira e no supermercado.
11/09/2025 ESTUDANTE BAIANO CRIA REVESTIMENTO SUSTENTÁVEL COM RESÍDUOS DE FRUTOS DO MAR EM SALVADOR
Um projeto inovador desenvolvido por um estudante do Colégio Central da Bahia está chamando atenção pela criatividade e impacto ambiental positivo. Guilherme de Jesus, orientado pelas professoras Fernanda Pereira e Valéria Danielly Bezerra, criou um tipo de revestimento para casas utilizando resíduos marinhos como conchas, lambretas e cascas de caranguejo – materiais comuns no descarte irregular em áreas litorâneas.
11/09/2025 ESTUDANTE BRASILEIRO CRIA PRODUTO BIODEGRADÁVEL PARA SUBSTITUIR ISOPOR COM RESÍDUOS DE MANDIOCA E ARAUCÁRIA
Uma mistura de casca de mandioca com grimpa de araucária, que são os galhos da tradicional árvore símbolo do Paraná, resultou na criação de bandejas biodegradáveis. O responsável pela invenção é Lucas Tadao Sugahara Wernick, estudante do nono ano do Colégio Bom Jesus Centro, em Curitiba
09/09/2025 COMO ANTONINA CRIOU UMA “FÁBRICA DE NATUREZA” E VEM TRANSFORMANDO A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA EM RECEITA PÚBLICA
No litoral do Paraná, o município de Antonina tem mostrado que conservar a natureza pode ser mais do que uma decisão ambiental: pode ser uma estratégia para movimentar a economia local. Desde 2023, a cidade implantou o Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais (PSAM), apelidado de “Fábrica de Natureza”, que remunera proprietários de áreas protegidas privadas a partir de metas de conservação.
Ilustrações: Silvana Santos