ISSN 1678-0701
Número 70, Ano XVIII.
Março-Maio/2020.
Números  
Início      Cadastre-se!      Procurar      Área de autores      Contato     Apresentação     Normas de Publicação     Artigos     Dicas e Curiosidades     Reflexão     Para sensibilizar     Entrevistas     Saber do Fazer     Culinária     Arte e ambiente     Educação     Ações e projetos inspiradores     Relatos de Experiências     Notícias
 
Artigos

20/03/2020A AULA DE CAMPO NA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS CULTURAIS, DE TOPOFILIA E DO ETHOS SOCIOAMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA DE PERCEPÇÃO EM ALDEIA VELHA-RJ.
Este artigo investiga o papel da percepção ambiental em uma aula de campo realizada com estudantes da educação básica, em Aldeia Velha, RJ. Em linhas gerais, investiga a construção de valores e significados topoafetivos e a relação sujeito e mundo, a partir da noção de espaço vivido e experienciado.

20/03/2020COMO A DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO SÃO ABORDADAS NOS LIVROS DIDÁTICOS
O presente artigo foi feito a partir de um levantamento de como a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão vem sido abordada nos livros didáticos utilizados nas escolas públicas, do município de Vitória, ES, para obtermos um termômetro da adequação das editoras quanto a legislação de Direitos Humanos.

20/03/2020CORREDOR ECOLÓGICO DO MINDU E SEU POTENCIAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Trata-se de uma pesquisa realizada com os alunos do Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia-UEA/AM. O objetivo foi analisar o potencial pedagógico dos espaços não formais e não institucionalizados para o Ensino de Ciências, a partir das experiências vivenciadas no Corredor Ecológico do Mindu.

20/03/2020PERCEPÇÕES DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS ACERCA DE ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM JARDINS BOTÂNICOS
Percepções de alunos universitários acerca de atividades de interpretação e educação ambiental em jardins botânicos

20/03/2020A AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO AUXÍLIO NO ENSINO DA BIOLOGIA PARA A PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS
Dessa maneira o objetivo geral do trabalho é definir a integração de temas transversais como a agroecologia e a educação ambiental no auxílio das práxis educacionais dos docentes de biologia em uma perspectiva de formação crítica dos discentes. Selecionaremos técnicas agroecológicas que sejam úteis no ensino.

20/03/2020PLANTAS AQUÁTICAS NA FITORREMEDIAÇÃO DA ÁGUA CONTAMINADA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO PIAUÍ
A poluição da água pelos efluentes domésticos são um dos principais agentes contaminantes desses recursos. Na presente pesquisa foi realizado um experimento para analisar a utilização de plantas aquáticas no processo de descontaminação da água.

20/03/2020EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTEXTUALIZADA COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE POÇO JOSÉ DE MOURA-PB: UMA PROPOSTA DE DESCOLONIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO NO SEMIÁRIDO
Objetivou-se analisar a percepção ambiental de alunos do 8º ano de uma escola pública em Poço de José de Moura–PB. Dados obtidos por observação, questionários, atividade interventiva. Resultados indicam uma visão limitada dos alunos sobre o SAB, mas com a educação contextualizada apresentaram melhorias.

20/03/2020MANEJO E USO DE PLANTAS MEDICINAIS NA COMUNIDADE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO, AMAZONAS, BRASIL
O presente estudo teve como objetivo realizar um levantamento das espécies vegetais com usos terapêuticos na comunidade Nossa Senhora do Livramento

20/03/2020EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O PROTAGONISMO DA INTERDISCIPLINARIDADE OU MERA COADJUVÂNCIA DE DISCIPLINAS
A escola, responsável pela formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade,tem se preocupado com a Educação Ambiental? Como tem sido o trabalho dos professores diante desta temática: COADJUVANTES ou PROTAGONISTAS? Uma proposta de ação significativa, com uso da tecnologia e da motivação.

20/03/2020A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE ILHA SOLTEIRA (SP): A VISÃO DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS
O objetivo foi compreender a visão de coordenadores pedagógicos em relação à EA no Ensino Médio de Ilha Solteira (SP). Elaborou-se um questionário contendo 26 questões. Os resultados apontaram que há necessidade de diálogo entre os atores escolares, e melhor entendimento do processo de EA na escola.

20/03/2020CONTROLE POPULACIONAL DE GATOS EM ESPAÇOS URBANOS: REVISÃO DA LITERATURA
O convívio de gatos com humanos forma um círculo de relação entre saúde humana, saúde animal e meio ambiente que permite benefícios psicológicos, fisiológicos e sociais. Objetivou-se buscar estudos que abordassem o controle populacional de gatos através de experiências realizadas em território brasileiro.

20/03/2020OS POTENCIAIS DE EDUCABILIDADE ECOLÓGICA E SOCIOAMBIENTAL DA PRAÇA DA INDEPEDÊNCIA EM JOÃO PESSOA-PB – ESTUDO DE CASO
A Praça da Independência, na cidade de Joao Pessoa (PB) é um espaço verde urbano com potencial educativo. Foram estudados aspectos ecológicos, socioambiental e cultural da Praça. O estudo envolveu 59 estudantes da UFPB. Conhecimentos foram ressignificados em relação ao espaço verde em foco.

20/03/2020ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS E COGNITIVOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM SANEAMENTO NA BAHIA
Este artigo permite refletir criticamente sobre a questão ambiental e a política pública do Programa de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento da Bahia. Os resultados indicam uma evolução no pensamento ambiental e discute o conhecimento como propulsor de mudanças de atitudes.

20/03/2020A PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE POR MEIO DO DIREITO PENAL E A APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA INSIGNIFICÂNCIA AOS CRIMES AMBIENTAIS.
Versa sobre aspectos que norteiam a aplicação das sanções penais aos crimes ambientais.Conclui o direito penal não ser suficiente para a proteção do meio ambiente e aponta: para que essa se efetive é preciso que se faça por meio da conscientização da necessidade de se desenvolver a responsabilidade individual.

20/03/2020PERCEBENDO EFEITOS DA CEGUEIRA BOTÂNICA ENTRE PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NA AMAZÔNIA OCIDENTAL, BRASIL
Cegueira Botânica é a falta de habilidade em perceber as plantas no cotidiano. Nesse trabalho investigamos a percepção de educadores sobre as plantas e concluímos que a cegueira botânica é um fator de educação ambiental a ser considerado entre os professores do ensino médio e fundamental no Alto Juruá.

20/03/2020TRATAMENTO DE EFLUENTE DE LAVANDERIA INDUSTRIAL POR ELETROFLOUCLAÇÃO
A água é um dos maiores bens da humanidade. Contudo, com o desenvolvimento dos povos o seu uso intensificou-se, e com ele, o aumento da poluição da água por despejo de efluentes e materiais sólidos. Com isso, a eletrofloculação usada como tratamento alternativo de efluentes é um meio eficiente de ser utilizado.

20/03/2020EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA: MUDANÇA CULTURAL E PARTICIPAÇÃO POPULAR
A participação social para melhorar a efetividade das políticas públicas depende da mudança de atitudes, advinda da governança compartilhada e aprendizagem com outros países. Para tanto é proposto um modelo de Participação Popular e Mudança Cultural para construir um novo paradigma para a Educação Ambiental.

20/03/2020SOS MACACO-PREGO-GALEGO: UM INSTRUMENTO EDUCATIVO PARA SENSIBILIZAÇÃO DA CONSERVAÇÃO DE POPULAÇÕES SAPAJUS FLAVIUS
Este trabalho apresenta o desenvolvimento da ferramenta SOS Macaco-prego-galego, cujo propósito é subsidiar ações de Educação ambiental nas escolas públicas, visando a sensibilização de alunos para conservação das populações de macaco-prego-galego (Sapajus flavius) que se encontra em risco de extinção.

20/03/2020NA ‘TRILHA DA NATUREZA’: UM JOGO DIDÁTICO COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Foi confeccionado o jogo didático de tabuleiro intitulado ‘Trilha da Natureza’, o qual foi aplicado em turmas dos anos finais do Ensino Fundamental (sextos e sétimos anos), em Londrina/PR, Brasil. A utilização deste jogo se mostrou uma ferramenta eficiente de aprendizado e sensibilização ambiental.

20/03/2020CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL E COMUNITÁRIA: OBTENÇÃO DE COMPÓSITOS ALTERNATIVOS A PARTIR DE RESÍDUOS DE PET E VIDRO RECICLADO
Nos últimos anos, foram registrados elevados índices de impactos ambientais negativos devido ao descarte irregular de resíduos sólidos urbanos, tais como o PET e o vidro. Assim, este trabalho buscou obter um compósito com esses resíduos para dar origem a um material similar aos azulejos convencionais.

20/03/2020ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICA SOBRE A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO: CONTRIBUIÇÕES DE LACEY E LEFF
Por meio de revisão de bibliográfica, objetivou-se nesse artigo pensar sobre os valores e a racionalidade da ciência a partir dos pressupostos de Lacey e as reconexões das relações sociedade-natureza de Leff.

20/03/2020HORTA ESCOLAR COMO LABORATÓRIO PARA ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO INTERIOR DE AIMORÉS-MG
Este artigo abordará a horta escolar como laboratório para o ensino-aprendizagem da disciplina de ciências, onde será enfatizada a criação das diversas possibilidades de pensar e fazer a educação ambiental, com o objetivo de avaliar o potencial dessa horta como meio para explorar o espaço escolar.

20/03/2020EDUCAÇÃO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR: PROPOSIÇÃO DE PRÁTICAS DA VERMICOMPOSTAGEM NA RECICLAGEM DA MATÉRIA ORGÂNICA
A proposição da atividade com a vermicompostagem pode ser aliada ao destacar a experimentação com as práticas no gerenciamento dos resíduos orgânicos, atividades que estão em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), desafio global para a desenvolvimento sustentável.

 
  Início      Cadastre-se!      Procurar      Área de autores      Contato     Apresentação     Normas de Publicação     Artigos     Dicas e Curiosidades     Reflexão     Para sensibilizar     Entrevistas     Saber do Fazer     Culinária     Arte e ambiente     Educação     Ações e projetos inspiradores     Relatos de Experiências     Notícias