ISSN 1678-0701
Número 64, Ano XVII.
Junho-Agosto/2018.
Números anteriores 
Início      Cadastre-se!      Procurar      Submeter artigo      Fazer doação      Contato     Apresentação     Normas de Publicação     Artigos     Dicas e Curiosidades     Reflexão     Para sensibilizar     Entrevistas     Culinária     Arte e ambiente     Divulgação de Eventos     O que fazer para melhorar o meio ambiente     Educação     Você sabia que...     Plantas medicinais     Práticas de Educação Ambiental     Ações e projetos inspiradores     Cidadania Ambiental     Relatos de Experiências     Notícias
Artigos

14/06/2018PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL –PPGEA-FURG: UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS
Este artigo tem a pretensão de apresentar o Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental – PPGEA-FURG como um espaço permanente de Formação de Educadores Ambientais. Para tanto se vale de uma contextualização e trajetória do Programa e do seu alcance nos últimos 24 anos em diferentes e importantes espaços em defesa de uma Educação Ambiental crítica e transformadora.

14/06/2018ALTERAÇÕES NO CICLO DO N, RISCOS E CONSEQUÊNCIAS PARA HUMANIDADE
Este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão de literatura para alertar sobre impactos e consequências de questões socioeconômicas e ambientais do nitrogênio reativo, que tem aumentado sua geração devido a ações antrópicas, principalmente pela síntese do nitrogênio molecular atmosférico para produção de fertilizantes nitrogenados

14/06/2018A PARTICIPAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS PROGRAMAS HABITACIONAIS DE INTERESSE SOCIAL
Conforme legislação nacional vigente, todo programa habitacional de interesse social que utiliza recursos federais deve desenvolver e executar projetos de trabalho técnico social (PTTS), a fim de qualificar e preparar as populações atendidas para a nova realidade que irão vivenciar.

14/06/2018PRODUÇÃO DE CAL E IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS: DESAFIOS À SUSTENTABILIDADE
Este artigo objetiva demonstrar os impactos socioambientais causados pela indústria da cal no município de Acarape, Macrorregião do Maciço de Baturité, Estado do Ceará. Trata-se de um estudo de caso com pesquisa descritiva e abordagem qualitativa.

14/06/2018ANÁLISE DE SOLO EMPOBRECIDO DEVIDO À EFEITOS DE AGROTÓXICOS E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A POPULAÇÃO CONSUMIDORA DE SEUS MEIOS
É sabido que, a manutenção de um solo que está sempre em processo de preparação para receber resíduos e maquinarias, é de suma importância pois, sua parte biológica é afetada e está manutenção auxilia para a melhoria das características químicas (teor de matéria orgânica), físicas e biológicas desta área.

14/06/2018GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE DE ARACAJU: AÇÕES DE GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O município de Aracaju foi considerado a capital da qualidade de vida e a disposição inadequada dos resíduos sólidos surge como um dos problemas para a promoção da qualidade de vida. Daí a necessidade de ações efetivas de gestão e de educação ambiental no campo do gerenciamento de resíduos sólidos.

14/06/2018PERCEPÇÕES DE RIBEIRINHOS SOBRE A DISSEMINAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO RIO PIRACURUCA – PI
Para compreender a percepção dos ribeirinhos do Rio Piracuruca – PI sobre a destinação dos resíduos sólidos e educação ambiental, foram realizadas pesquisas bibliográficas e de campo. Com isto foi possível destacar que o lixo tem um descarte errôneo e que o nível de educação ambiental é superficial.

14/06/2018VIDA E ÁGUA: UM FILME DE ANIMAÇÃO PARA REFLETIR CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
presente artigo tem como finalidade apresentar uma proposta de discussão sobre ciência, tecnologia e sociedade (CTS) articuladas ao meio ambiente, com uso de filme de animação. O filme escolhido foi “Rango”, basicamente uma história relacionada à escassez de água.

14/06/2018EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRÁTICA DE INTERVENÇÃO SOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO BAIRRO JARDIM FELICIDADE – BH/MG.
Este artigo tem como objetivo descrever a experiência da participação da comunidade do Conjunto Jardim Felicidade, região Norte de Belo Horizonte, na transformação do lixão em um jardim, a partir das práticas da Educação Ambiental

14/06/2018A TEMÁTICA AMBIENTAL NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
Analisou a inserção da temática ambiental nas licenciaturas da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA. Pode-se inferir que há diferenças qualiquantitativas nestas inserções e que a UNIPAMPA deverá orientar os colegiados dos cursos para que realizem os ajustes necessários e assim atendam a legislação vigente.

14/06/2018O ESTADO E A GESTÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA
Este trabalho tem como objetivo compreender como uma instituição superior pública tem contribuído com o desenvolvimento e práticas sustentáveis na região onde está localizada

14/06/2018RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES: O CASO DO BAIRRO SANTO ANDRÉ NA CIDADE DE SANTARÉM, ESTADO DO PARÁ, BRASIL
O presente artigo tem como principal objetivo investigar e discutir a questão dos resíduos sólidos domiciliares dos moradores do Bairro Santo André, no município de Santarém, estado do Pará, Brasil.

14/06/2018ESTUDO DE CASO SOBRE COLETA SELETIVA EM LABORATÓRIOS DE ELETROMECÂNICA: PRIMEIRAS INICIATIVAS COM BASE EM UM MODELO AVALIATIVO.
O objetivo desta pesquisa é verificar os benefícios da coleta seletiva em laboratórios de eletromecânica em uma instituição de ensino que oferta cursos técnicos.

14/06/2018PERCEPÇÃO AMBIENTAL, ETNOBOTÂNICA E ETNOFARMACOLÓGICA DE UM FRAGMENTO COMUNITÁRIO DO POVOADO SÃO JORGE, EM CIDELÂNDIA, MA, BRASIL
Nesta investigação, realizou-se uma pesquisa de campo em um fragmento comunitário localizado no município de Cidelândia, MA. Com o intuito de coletar informações ambientais acerca do conhecimento tradicional sobre as espécies vegetais nativas da comunidade e suas eventuais propriedades medicinais.

14/06/2018UM PARALELO SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL E NA ESPANHA
Esse presente artigo realizou um paralelo sobre a Educação Ambiental no Brasil e na Espanha. Outro ponto em destaque diz respeito à formação do corpo docente para lidar com essa temática. Palavras-chaves: Brasil. Espanha. Educação. Meio Ambiente. Educação Ambiental.

14/06/2018EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS COMO UM INSTRUMENTO PARA A PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA
Esse presente estudo analisou a Educação Ambiental nas escolas como um instrumento para a preservação da Amazônia. Educação Ambiental ajuda na compreensão das diferenças. Palavras-chaves: Educação Ambiental. Preservação. Amazônia.

14/06/2018ESCOLA SUSTENTÁVEL – TRATAMENTO DE ESGOTO ALTERNATIVO
A política para escolas sustentáveis está amparada na Agenda 21 Escolar Assim, desenvolveu-se um projeto de tratamento de esgoto alternativo–tipo zona de raízes. O projeto Piloto foi construído na Escola Pequeno Mundo em Paranaguá-PR.Foi possível garantir a reflexão sobre espaços educadores sustentáveis.

14/06/2018EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: ESTUDO DE CASO NA APA PEDRA DO ELEFANTE – NOVA VENÉCIA ES, BRASIL.
O presente artigo fez um levantamento das atividades de Educação Ambiental e Sustentabilidade na área da APA Pedra do Elefante em de Nova Venécia-ES. Conclui-se que os órgãos competentes, não tem conseguido aplicar a educação ambiental e os conceitos de sustentabilidade e suas diversas abordagnes na APA.

14/06/2018QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS: O QUE DIZEM LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS NATURAIS?
O cenário socioambiental exige a realização de reflexões sobre os impactos provocados nos ecossistemas pelas ações antrópicas. Consideramos que a educação só poderá proporcionar essas reflexões se os professores estiverem preparados para discutir questões socioambientais.

14/06/2018EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DO TEATRO DE FANTOCHES: CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Com o objetivo de sensibilizar os alunos de uma escola pública de Belém- PA (EMEIF Edson Luís), sobre os problemas ambientais existentes na comunidade, realizamos atividades sequenciadas na escola. O Prof. Bruno Sales afirmou que o teatro de fantoches foi o ponto chave deste trabalho.

14/06/2018VEGETAÇÃO HERBÁCEA COMO INSTRUMENTO DE MITIGAÇÃO DE PROCESSOS EROSIVOS EM TALUDES DE CORTE
Objetivou-se apontar os benefícios a serem considerados na escolha de espécies herbáceas de gramíneas e leguminosas para a recuperação ambiental de taludes, como forma de mitigação à erosão de áreas que foram degradadas por movimentação de solos e retirada de vegetação.

14/06/2018LOGÍSTICA REVERSA APLICADA ÀS EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS: UM ESTUDO SOBRE COMPORTAMENTO E CONSCIENTIZAÇÃO DOS USUÁRIOS DE UMA COOPERATIVA DO SUL DE MINAS
O objetivo é verificar a adoção da logística reversa envolvendo as embalagens de agrotóxicos. O estudo apresenta os resultados de uma pesquisa com produtores rurais ligados a uma cooperativa, demonstrando que a maior parte adota os procedimentos corretos, porém sem compreensão avançada da sua importância.

14/06/2018O USO DE TRILHAS ECOLÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ESTRATÉGIAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Esse artigo discorre sobre a importância em trilhas ecológicas quando utilizadas como ferramentas para os processos de ensino e aprendizagem, dentro de um contexto de Educação Ambiental. A pesquisa analisou as percepções de alunos do sexto ano de uma Escola Estadual, tangendo o aspecto ecológico vivenciado.

14/06/2018CONSCIENTIZAÇÃO E PRÁXIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA CIDADE DE MACAÉ
O presente artigo busca trazer uma reflexão crítica sobre os conceitos de conscientização e práxis no tocante à Educação Ambiental. A partir de literatura citada e entrevistas, fez uma discussão crítica sobre os conceitos temas, com foco na cidade de Macaé.

14/06/2018A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO SUPERIOR
A sustentabilidade ambiental nos estabelecimentos de ensino superior no Brasil é pouco debatida, mas há grande quantidade de bibliografia que menciona sua importância para a conscientização de todos que frequentam seus espaços, sejam professores, funcionários ou alunos.

14/06/2018DIAGNÓSTICOS E PROPOSIÇÕES SOBRE A QUESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO CONJUNTO CATALINA, BAIRRO DO MANGUEIRÃO, BELÉM-PA
A pesquisa tem por objetivo investigar qual a destinação dada pela comunidade do Conjunto Catalina, Belém/PA aos resíduos produzidos por estes, além de registrar a opinião dos mesmos sobre a coleta seletiva no conjunto

14/06/2018EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA DOCENTE: UM DESAFIO A SER ALCANÇADO
Este artigo tem como objetivo discutir a relevância e os desafios para a inserção de propostas em Educação para o Desenvolvimento Sustentável no espaço escolar. Trata-se de uma análise documental baseada em literatura especializada e diretrizes propostas pelo Ministério da Educação brasileira.

14/06/2018CLASSIFICAÇÃO QUALITATIVA DAS ÁREAS VERDES URBANAS DE PALOTINA (PR) EM RELAÇÃO ÀS FUNÇÕES SOCIAIS E ECOLÓGICAS
O presente estudo objetivou classificar as áreas verdes urbanas do município de Palotina, localizado na região oeste do Paraná, em relação às funções ecológicas e sociais. Outros estudos mais aprofundados e com outras metodologias são necessários para compor dados mais aprofundados.

14/06/2018SECA E GESTÃO DA ÁGUA: ANÁLISE SOBRE O PROGRAMA EMERGENCIAL DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA NA ZONA RURAL DE ITAINÓPOLIS-PI
O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção de moradores e de um representante do 3° BEC (Batalhão de Engenharia de Construção) sobre a gestão do abastecimento operação carro pipa, na Zona Rural de Itainópolis-PI.

14/06/2018PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES EM MEIO AMBIENTE SOBRE OS PROBLEMAS AMBIENTAIS, ALCÂNTARA-MA
Este trabalho teve como objetivo analisar a percepção de estudantes em Meio Ambiente sobre os problemas ambientais em Alcântara-MA. Pesquisa qualitativa com 76 alunos, entrevistas semiestruturada. Constatou-se que 60% dos pesquisados veem o meio ambiente como lugar ou espaço onde o ser humano vive.

14/06/2018EVIDENCIAÇÃO DOS INDICADORES AMBIENTAIS DIVULGADOS NO BALANÇO SOCIAL DAS EMPRESAS COM CERTIFICAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DO ESTADO DE MATO GROSSO
O presente estudo tem por objetivo evidenciar índices de investimentos em meio ambiente e relacioná-lo com a receita líquida, demonstrados por indicadores ambientais extraídos dos Balanços Sociais, publicados no site da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, no período compreendido entre 2010 e 2015.

14/06/2018INCRUSTAÇÃO DE ARTRÓPODES EM RESINA POLIÉSTER: KIT DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Os problemas relacionados ao ensino de artrópodes nas escolas regulares originam-se em função dos métodos de abordagem atuais (figuras e fotografias). Emblocar os animais em resina poliéster proporciona uma melhor visualização dos mesmos e não os degrada, diminuindo a necessidade de novas coletas.

14/06/2018DIVERSIDADE DE ANFÍBIOS ANUROS DA MATA ATLÂNTICA DE UMA LOCALIDADE NA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO
A Mata Atlântica tornou-se reconhecida mundialmente por sua elevada riqueza de espécies. O município do Rio de Janeiro detém uma fauna de anfíbios significativa. Na localidade do Rio da Prata de forma preliminar relacionamos neste estudo nove espécies de anfíbios anuros, seis famílias e oito gêneros.

14/06/2018EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM SAÚDE: ANÁLISE DOS CASOS DE ESQUISTOSSOMOSE NOTIFICADOS NA PARAÍBA NO PERÍODO DE 2015 A 2017
O estudo objetivou analisar os casos de esquistossomose notificados no estado da Paraíba durante o período de 2015 a 2017 notificados no SINAN. Os dados encontrados mostraram 351 registros. Ressalta-se a importância de Saneamento básico e Educação Ambiental para minimizar os casos de esquistossomose na Paraíba.

14/06/2018IRRIGAPOTE: APRENDIZAGEM COLETIVA NA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA DE IRRIGAÇÃO SUSTENTÁVEL
Objetiva-se com este estudo apresentar informações sobre como uma tecnologia de reposição de água no solo, denominada Irrigapote, pode ser utilizada enquanto ferramenta sustentável a agricultores de base familiar. Participaram das atividades 150 agricultores do município de Altônia no Noroeste do Paraná.

14/06/2018REATIVAR AMBIENTAL - EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR INTERMÉDIO DA HORTA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DO RECIFE, PE
Este trabalho tem por objetivo principal socializar, via relato de experiência, os reflexos de um projeto de Educação Ambiental desenvolvido numa escola municipal do bairro de Jardim São Paulo (Recife, Pernambuco) por intermédio da confecção de uma horta com influências agroecológicas.

14/06/2018A COBRANÇA DE TAXA PELO MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Este artigo apresenta uma discussão sobre a cobrança de taxa pelo manejo de resíduos sólidos urbanos. Com base nos estudos analisados, a cobrança de taxa se apresenta vantajosa para uma gestão de resíduos sustentável, sendo mais eficiente mediante uma taxa variável, baseada na quantidade de resíduos produzidos.

14/06/2018EDUCAÇÃO AMBIENTAL E OS CONHECIMENTOS SOBRE AS SERPENTES NO CENTRO DE APOIO E REINTEGRAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (CARCA) DO MUNICÍPIO DE IVINHEMA (MS)
Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa de Iniciação Científica, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, que teve por objetivo trabalhar os conteúdos científicos relativos aos répteis como instrumentos de Educação Ambiental, com os estudantes do município de Ivinhema/MS.

14/06/2018SISTEMAS DE AQUAPONIA ACIONADOS POR ENERGIAS LIMPAS: UMA COMBINAÇÃO SUSTENTÁVEL
Este artigo de revisão objetivou discutir as contribuições de um sistema aquapônico acionado por fontes de energia limpa, de forma a promover a sensibilização dos produtores sobre sistemas de produção de alimentos mais sustentáveis.

14/06/2018EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EJA: UM RECORTE DO CURRÍCULO CAPIXABA
A EA está inserida nestes documentos como tema transversal, devido à importância de se trabalhar o tema em todas as disciplinas da matriz curricular. Com objetivo de analisar a EA no currículo da EJA da Rede Estadual do ES, indagando-se: Quais as expectativas de aprendizagem previstas para os estudantes?

14/06/2018EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE BORRACHA DE PNEUS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
A geração de resíduos causada por pneus inservíveis tem ocasionado um grave problema sócio ambiental. O presente trabalho objetiva a busca de uma solução viável para a correta destinação de pneus, incorporando-o como agregado miúdo ao concreto.

14/06/2018CRESCIMENTO INICIAL E ESTOQUE DE CARBONO DE HYMENAEA COURBARIL L. VAR. STILBOCARPA (HAYNE) LEE ET LANG
O estudo objetivou-se avaliar a biometria de frutos e sementes, potencial germinativo sob diferentes condições de temperatura, crescimento inicial e estoque de carbono de Hymenaea courbaril L. var. Stilbocarpa (Jatobá)em uma área de cerrado no estado do Piauí.

14/06/2018ASPECTOS SOCIOAMBIENTAIS RELACIONADOS AO TRABALHO E À SAÚDE DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DAS COOPERATIVAS DE NATAL-RN
Este trabalho vem mostrar alguns riscos ambientais e sociais e a repercussão destes na saúde dos catadores de materiais recicláveis inseridos em cooperativas de Natal-RN.

14/06/2018A CONSTRUÇÃO CIVIL E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS: UMA ANÁLISE SOBRE A POSSIBILIDADE DO USO DE TIJOLOS ECOLÓGICOS PARA REDUÇÃO DA PRODUÇÃO DE RESÍDUOS
Devido a grande geração de resíduos na construção civil, é fundamental buscar novas práticas para conferir real desenvolvimento sustentável ao setor. Este estudo objetiva analisar a viabilidade da utilização de tijolos ecológicos para redução dos impactos ambientais gerados pelos resíduos da construção civil.

14/06/2018REFLEXÕES ACERCA DA COMPLEXIDADE NO PROCESSO EDUCATIVO: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR EM QUESTÃO
Este artigo busca refletir sobre o Pensamento Complexo no contexto da educação básica bem como tratar das suas relações com a pesquisa em educação ambiental escolar.

14/06/2018A INFLUÊNCIA DA GRADUAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS CIVIS EM RELAÇÃO A PRÁTICA SUSTENTÁVEL AMBIENTAL
Este artigo objetivou compreender a influência exercida pelo processo de formação acadêmica, no nível de graduação, sobre o exercício da profissão de Engenharia Civil, no âmbito ambiental.

14/06/2018AS CIÊNCIAS AMBIENTAIS E A INTERDISCIPLINARIEDADE NO ÂMBITO DA PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL
O presente artigo objetiva refletir sobre as interfaces das ciências ambientais e da interdisciplinaridade no meio acadêmico brasileiro.

14/06/2018PRÁTICAS DE ENSINO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A VERMICOMPOSTAGEM EM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL EM CURITIBA-PR
Esta pesquisa evidencia através do ensino os conceitos ambientais que permeiam a construção de valores, saberes e conhecimentos necessários, sobretudo, a formação humana, configurando a Educação Ambiental como articuladora de práticas sustentáveis.

14/06/2018MOVIMENTOS A FAVOR DA AGRICULTURA URBANA EM CURITIBA – PARANÁ E A CONSTITUIÇÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO AMBIENTAIS/EDUCATIVAS
O presente estudo buscou identificar as origens de hortas na cidade de Curitiba-PR como movimento social de apropriação de espaços urbanos e sua contribuição com a Educação Ambiental para a sustentabilidade da cidade por meio dos mecanismos de participação e praticas de ensino de educação ambiental.

14/06/2018OS EQUÍVOCOS DOS INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE
O presente artigo teve como objetivo elaborar uma discussão teórica sobre os equívocos relacionados a indicadores de sustentabilidade. Para isto foi abordado o conceito de indicadores bem como sua abordagem sistêmica.

14/06/2018EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA: OS DESAFIOS DAS ESCOLAS INDÍGENAS
A proposta curricular de uma escola indígena deve atender todas as especificidades que a legislação recomenda. A SEDUC-AM tenta incentivar a construção do PPP para as escolas indígenas dentro dos critérios do Referencial Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI). Palavras-chave: Educação Indígena. Amazônia.

14/06/2018COMO AS ESCOLAS EM JOÃO PESSOA–PB TRABALHAM COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Baseado no programa criado pelo Ministério da Educação e Cultura(MEC) em 2007: ‘’O que Fazem as Escolas que Dizem que Fazem Educação Ambiental?’’ Este artigo realizou um diagnóstico de como as escolas na cidade de João Pessoa, no estado da Paraíba(PB), trabalham com a educação ambiental(EA).

14/06/2018OS ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II E A VISÃO SOBRE “MEIO AMBIENTE”
O Meio Ambiente no ensino básico tem sido visto como as relações existentes entre os seres vivos no local onde vivem. Não se comenta as ações socioambientais que o estruturam. Entrevistamos alunos de escolas públicas e identificamos a necessidade de ampliar discussões sobre meio ambiente e educação ambiental.

 
Início      Cadastre-se!      Procurar      Submeter artigo      Fazer doação      Contato     Apresentação     Normas de Publicação     Artigos     Dicas e Curiosidades     Reflexão     Para sensibilizar     Entrevistas     Culinária     Arte e ambiente     Divulgação de Eventos     O que fazer para melhorar o meio ambiente     Educação     Você sabia que...     Plantas medicinais     Práticas de Educação Ambiental     Ações e projetos inspiradores     Cidadania Ambiental     Relatos de Experiências     Notícias