ISSN 1678-0701
Número 66, Ano XVII.
Dezembro/2018-Fevereiro/2019.
Números  
Início      Cadastre-se!      Procurar      Submeter artigo      Fazer doação      Contato     Apresentação     Normas de Publicação     Artigos     Dicas e Curiosidades     Reflexão     Para sensibilizar     Dinâmicas e recursos pedagógicos     Entrevistas     Culinária     Arte e ambiente     O que fazer para melhorar o meio ambiente     Sugestões bibliográficas     Educação     Plantas medicinais     Práticas de Educação Ambiental     Educação e temas emergentes     Ações e projetos inspiradores     Gestão Ambiental     Cidadania Ambiental     Relatos de Experiências     Notícias
Artigos

06/12/2018ANÁLISE SUSTENTÁVEL DA SUBSTITUIÇÃO DA AREIA NATURAL POR RESÍDUOS DE PEDREIRA NOS CONCRETOS DE CIMENTO PORTLAND
A construção civil assume importante contribuição no reaproveitamento de resíduos para sustentabilidade. Efetuou-se um estudo sobre a substituição da areia natural pela areia de brita nos concretos, avaliando a resistência à compressão. Os resultados observados possibilitarão menor exploração da areia natural.

04/12/2018PERFIL ETNOBOTÂNICO DE PLANTAS UTILIZADAS COMO MEDICINAIS NA COMUNIDADE DE BOM JESUS, MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ-MA
A pesquisa objetiva traçar um perfil etnobotânico e as maneiras de utilização de plantas medicinais. Realizou-se levantamento das plantas medicinais utilizadas por moradores da Comunidade Bom Jesus em Imperatriz-Ma. Os entrevistados utilizam as plantas medicinais para o tratamento de diversas enfermidades.

04/12/2018PROBLEMAS AMBIENTAIS NO BRASIL
A consciência em torno dos problemas ambientais no Brasil é ainda pequena. Este artigo apresenta uma abordagem sobre alguns desses problemas e em que regiões alguns são mais recorrentes que em outras.

04/12/2018EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM SAÚDE: ESTUDO DOS CASOS DE LEPTOSPIROSE NOTIFICADOS NA PARAÍBA (2015 A 2017)
Analisar os casos de Leptospirose notificados no estado da Paraíba no período de 2015 a 2017. Foi possível verificar que a Leptospirose continua sendo uma doença bastante presente na Paraíba, salientando assim, a relevância da educação ambiental em saúde e da melhoria das condições sanitárias locais.

04/12/2018JOGOS ON-LINE NA EDUCAÇÃO? A UTILIZAÇÃO DOS NÍVEIS HIERÁRQUICOS (LEVELS-BADGES) CONTIDOS NOS GAMES PARA AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA
O objetivo dessa pesquisa é propor um projeto integrado de ações ambientais pautadas nas metodologias contidas nos jogos e no escotismo, que possam promover melhorias para o ensino das Ciências Ambientais no que tange à compreensão de conceitos, reflexão, consciência e uso da prática como ferramenta educativa.

04/12/2018AQUECIMENTO SOLAR TÉRMICO COMO ALTERNATIVA DE ENERGIA PARA COMUNIDADES DE BAIXA RENDA
A matriz energética brasileira mostrou vulnerabilidade em 2001, o que desencadeou a necessidade de pesquisa por fontes sustentáveis de energia. Neste estudo analisa-se a viabilidade de sistema de aquecimento solar térmico, de baixo custo, com capacidade para a utilização em residência unifamiliar, em favelas.

04/12/2018A INGENUIDADE POR TRÁS DA RECICLAGEM: O CONSUMISMO SENDO QUESTIONADO POR MEIO DE UMA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O trabalho de Educação Ambiental é voltado para a sensibilização da comunidade sobre o consumo/desperdício e o descarte correto de resíduos.Enfatizando que apenas reciclar não é o suficiente para diminuir a questão dos problemas ocasionados no/ao ambiente pelo acúmulo de resíduos em lixões e aterros sanitários.

04/12/2018O CENÁRIO DO SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL
O Brasil é um país classificado emergente, mas ao se tratar de saneamento básico ocupa a 112ª posição em um conjunto de 200 países. As regiões brasileiras mais escassas de alguns serviços de saneamento é o Norte e o Nordeste, porém, o Sul e Sudeste apresentam bons índices na oferta do sistema de saneamento.

04/12/2018EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO FUNDAMENTAL I NAS ESCOLAS PÚBLICAS
O objetivo foi refletir acerca dos desafios para se trabalhar a Educação Ambiental no Ensino Fundamental I. Os desafios são a falta de conhecimento dos próprios educadores acerca do tema e a insistência em métodos tradicionais de ensino relacionados a uma perspectiva puramente contemplativa da natureza.

04/12/2018O USO DE PLANTAS MEDICINAIS EM UMA UNIDADE DE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA CIDADE DE URUGUAIANA
Os conhecimentos sobre os usos de ervas medicinais na comunidade são importantes para planejar a promoção do seu uso racional e o desenvolvimento de ações de Educação Ambiental. O trabalho avaliou perfil de usuários de plantas medicinais em uma unidade de Estratégia Saúde da Família no município de Uruguaiana.

04/12/2018O JOGO DA MEMÓRIA AJUDANDO O ENSINO/APRENDIZAGEM DO TEMA ÁGUA.
A pesquisa apresenta metodologia para sala de aula, que utiliza jogo com a temática água. A proposta foi aplicada e avaliada por 30 professores do programa Reinventando o Ensino Médio. Os resultados mostraram que a atividade proposta contribui no processo de ensino aprendizagem e na formação social dos alunos

04/12/2018DIAGNÓSTICO E ANÁLISE DO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS PERFUROCORTANTES EM ESTÚDIOS DE TATUAGENS
O presente trabalho teve como objetivo verificar o gerenciamento dos resíduos perfurocortantes em 5 estúdios de tatuagens localizados em São Luís, MA. Para tal aplicou-se um questionário estruturado nos estabelecimentos, a fim de observar se seguem as normas vigentes e notou-se que nenhum estúdio possuía PGRSS.

04/12/2018MANEJO DE ÁGUAS URBANAS COM PAVIMENTO DE CONCRETO PERMEÁVEL: MÉTODOS DE DOSAGEM E TÉCNICAS DE MANUTENÇÃO
O uso do concreto permeável é uma estratégia para o manejo do escoamento superficial das águas urbanas, que tem importância ambiental, econômica e social. Por meio de um estudo de revisão, este artigo apresenta métodos de dosagem e discute parâmetros intervenientes estudados na análise e técnicas de manutenção.

04/12/2018ANÁLISE AMBIENTAL DE TRATAMENTO DOS RESÍDUOS OLEOSOS DE UMA OFICINA MECÂNICA NO MUNICÍPIO DE NOVA VENÉCIA-ES
Este trabalho fez uma análise ambiental do sistema separador água e óleo utilizado em uma oficina na cidade de Nova Venécia-ES. O resultado demonstrou que a empresa atende as exigência legal, a qualidade da água ao final do processo está dentro dos padrões mas, não quer dizer que a eficiência seja satisfatória.

04/12/2018DAS TEMÁTICAS ÀS CONCEPÇÕES: AS PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL
O presente artigo tem como objetivo analisar as pesquisas sobre educação ambiental no Brasil em seis periódicos indexados pela CAPES, descrevendo as temáticas encontradas nos artigos, assim como verificar que concepções de educação ambiental estão presentes nos mesmos.

04/12/2018A INFLUÊNCIA DO DESEQUILÍBRIO AMBIENTAL SOBRE AS DOENÇAS TRANSMITIDAS POR AEDES AEGYPTI
O desequilíbrio ambiental, favorece o crescimento desordenado de mosquitos. Pela relevância do tema, este artigo discute aspectos socioambientais e a influência sobre doenças veiculadas por Aedes aegypti, bem como as consequências para gestantes, de forma a contribuir para um maior esclarecimento sobre o tema.

04/12/2018CORREDOR ECOLÓGICO URBANO DO MINDU: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O objetivo é destacar a importância de trabalhar a Educação Ambiental num Corredor Ecológico. O local pesquisado se configura como um ambiente importante para a realização de práticas pedagógicas, onde podemos aprender sobre a problemática do lixo, animais e plantas invasoras e a riqueza da biodiversidade.

04/12/2018QUINTAIS AGROFLORESTAIS URBANOS: REFÚGIO DE RESILIÊNCIA?
Os quintais agroflorestais são espaços no entorno da casa, mantidos pela unidade familiar. O objetivo do trabalho foi avaliar a resiliência de dois quintais utilizando indicadores de capacidade de resposta e a percepção de estudantes de pós-graduação sobre as atividades realizadas nestes ambientes.

04/12/2018AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM SUA ESCOLA
Nesse artigo descreve-se o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo investigar como os docentes percebem a Educação Ambiental na escola. Os resultados mostraram que a percepção varia de reflexiva/crítica a comportamental e tradicional e essa variação deve-se ao tempo de docência.

04/12/2018ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS PARA A SUSTENTABILIDADE: O CASO DA FUNDAÇÃO PROJETO PESCAR
Identifica elementos que orientam à educação de jovens para a sustentabilidade, apontando maior aproximação dos participantes com o ambiente natural e sensações de formas variadas; revisão de atitudes na busca de equilíbrio entre o ambiente construído e o natural e integração de processos cognitivos e afetivos.

04/12/2018IMPORTÂNCIA DO MUSEU DE MINERAIS E ROCHAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO ENQUANTO ESPAÇO DE ENSINO, PESQUISA E POPULARIZAÇÃO DE GEOCIÊNCIAS
O presente trabalho almeja refletir sobre as ações empreendidas pelo Museu de Minerais e Rochas da UFES, no que toca aos processos de ensino-aprendizagem, pesquisa e popularização científica em Geociências. Desse modo, avaliando a eficácia das atuações vigentes e vislumbrando novas possibilidades futuras.

04/12/2018MARKETING VERDE: AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS CLIENTES DE UMA FRANQUIA DE O BOTICÁRIO, LOCALIZADA EM SÃO LUÍS – MA, QUANTO AO PROJETO BIOCONSCIÊNCIA
O objetivo foi avaliar a eficiência do marketing verde de uma franquia O Boticário, localizada na Rua Grande, em São Luís – MA, aplicado ao projeto ambiental “Bioconsciência”. Os resultados obtidos a partir de questionários evidenciaram que não há divulgação eficiente do projeto por parte da franquia.

04/12/2018PLANTIO E PODA DE ÁRVORES EM CALÇADAS PELA REPRESENTAÇÃO DE MORADORES DO SEMIÁRIDO DO NORDESTE BRASILEIRO
O trabalho teve como objetivo mostrar a percepção dos moradores sobre a arborização urbana. Foram aplicados 126 formulários aos residentes da zona urbana da cidade de Crateús-CE. Ao final da pesquisa foi possível concluir que a arborização e seus aspectos estão intrinsecamente relacionados à cultura da região.

04/12/2018EXPOSIÇÕES ITINERANTES COMO METODOLOGIA DE CONSERVAÇÃO DE QUELÔNIOS AMAZÔNICOS
Atividades com temática ambiental garantem a formação de cidadãos conscientes e implantação de ações que possibilitem o uso sustentável dos recursos naturais. Desenvolveu-se exposições sobre os quelônios para sensibilizar os participantes sobre a importância e impactos negativos do consumo destes animais.

04/12/2018AS ABORDAGENS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS A PARTIR DA PROBLEMÁTICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
Buscou-se entender as diferentes abordagens da EA nos livros didáticos a partir da problemática dos resíduos sólidos. Os resultados apontaram que reduz-se a problemática da produção, consumo e descarte de resíduos a práticas de separação para coleta, mas não quanto ao porque, como e a que custo socioambiental.

04/12/2018INTERATIVIDADE DE CRIANÇAS AUTISTA EM RELAÇÃO AO COMPORTAMENTO AMBIENTAL
A pesquisa visa avaliar a interatividade das crianças autistas por meio do comportamento ambiental, com o objetivo de observar as atitudes e comportamentos durante a aplicação de atividades lúdicas. Os ambientes tematizados para as atividades favoreceram as atitudes de interação das crianças autistas.

04/12/2018AÇÃO CONJUNTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA, PROGRAMA NASCENTES E A COMUNIDADE
Foi realizado um reflorestamento com espécies nativas em duas áreas naturais próximas a uma escola. As etapas compreenderam a sensibilização dos estudantes em relação à problemática, coleta de sementes, repicagem de plântulas e por fim o plantio das mudas com participação de estudantes e da comunidade local.

04/12/2018EDUCAÇÃO AMBIENTAL: HISTÓRICO, PANORAMA ATUAL E PERSPECTIVAS FUTURAS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO
Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema Educação Ambiental (EA) com o intuito de conhecer a situação da EA nas instituições de ensino brasileiras, abordando a legislação e o panorama atual dentro das instituições, considerando alternativas para aproveitamento do tema na comunidade acadêmica.

04/12/2018REUSO DOMICILIAR DE ÁGUA: USO DE CARTILHA COMO FERRAMENTA DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL
A água potável é o bem que se torna cada vez mais valioso devido à sua escassez. Como forma de minimizar os impactos ambientais decorrentes de atividades antrópicas, o reuso de água é uma solução eficiente. O presente trabalho teve como objetivo elaborar uma cartilha ambiental sobre reuso domiciliar de água.

04/12/2018AUTOMAÇÃO COMO SUPORTE AO MANEJO SUSTENTADO DA IRRIGAÇÃO
O presente trabalho teve como objetivo projetar e criar um controle automatizado de um sistema de irrigação por gotejamento que permitisse os pequenos produtores um maior ganho econômico, melhoria dos indicadores socioeconômicos e a sensibilização do uso sustentável dos recursos hídricos.

04/12/2018PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE PROFESSORES EM ESCOLAS VIZINHAS A UMA ÁREA NATURAL PROTEGIDA: CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O presente trabalho buscou investigar a percepção e o conhecimento sobre áreas naturais protegidas por parte de professores que atuam em três escolas situadas no entorno do Parque Estadual do Aguapeí (PEA), localizado na Região Oeste do Estado de São Paulo.

04/12/2018EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A HORTA ESCOLAR: UM DIAGNÓSTICO DE PROJETOS DESENVOLVIDOS E DAS POSSIBILIDADES DE AÇÃO
O objetivo do estudo é avaliar as práticas e as necessidades das escolas em relação ao desenvolvimento de projetos de educação ambiental. A maioria das escolas desenvolve projetos de educação ambiental e a temática mais abordada são questões relacionadas ao lixo. Apenas três escolas apresentam horta escola.

04/12/2018A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E AS TRANSFORMAÇÕES ECONÔMICAS NO CERRADO GOIANO
Este trabalho apresenta uma síntese do panorama econômico do Cerrado a partir da Revolução Industrial. A mecanização da agricultura na região transformou Goiás em um grande celeiro agrícola. No entanto isso custou ao estado enormes perdas ambientais.

04/12/2018PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO 7º ANO EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA – PA
A educação ambiental é fundamental para que as crianças percebam e estabeleçam relações de afetividade, contribuindo para modificação de valores e atitudes. Este trabalho, tem como objetivo averiguar a percepção ambiental de alunos do 7º ano de uma escola estadual pública na cidade de Bragança, Estado do Pará.

04/12/2018DIAGNÓSTICO DA UTILIZAÇÃO DE MANGUEIRAS PARA USO NA ARBORIZAÇÃO DE VIAS NA CIDADE DE BELÉM, PARÁ
Os paraenses têm forte relação com as mangueiras na cidade. Para isso, realizou-se uma avaliação qualitativa da utilização da espécie (Mangifera indica L.) em três importantes vias arborizadas de Belém. Como resultados, as mangueiras são muito importante na vida da população, proporcionando muitos benefícios.

04/12/2018HORTA VERTICAL: UM INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E SUSTENTABILIDADE EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO SERTÃO PARAIBANO
O presente estudo teve por objetivo montar uma Horta Vertical, por meio da reutilização de garrafas PET, possibilitando ao estudante repensar sua relação com o ambiente, hábitos de alimentação saudável e uso de plantas medicinais numa abordagem interdisciplinar.

04/12/2018LIXO ELETRÔNICO: UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL FRENTE A AMBIENTES ANTRÓPICOS
A contribuição deste trabalho refere ao fato de oportunizar professores, alunos, catadores de lixo e a comunidade em geral no desenvolvimento de práticas educativas na construção do conhecimento em busca de preparar a comunidade para o seu papel quanto à preservação do meio ambiente.

04/12/2018RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL
Este artigo de revisão explanou sobre a responsabilidade social e ambiental dos resíduos sólidos, apoiando-se na Carta Magna e na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Conclui-se que somente com ações compartilhadas será alcançada uma gestão dos resíduos que resulte em benefícios sociais e ambientais.

04/12/2018A DIMENSÃO AFETIVA NO JUÍZO ECOLÓGICO MORAL
Neste artigo defendemos uma abordagem holística e totalizante da vida, indicando que os aspectos afetivos sejam considerados na elaboração de propostas de intervenção pedagógica. Por fim, sugerimos que a experiência com a natureza é determinante para a emergência de uma moral ecológica.

04/12/2018EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA: REFLEXÕES ACERCA DO PROJETO “PLANTE UMA ÁRVORE, PRESERVE O FUTURO!"
Buscou-se promover a Educação Ambiental em escolas de Ensino Fundamental do município de Presidente Dutra-MA. Realizou-se o plantio de árvores, palestras e atividades corporais saudáveis. Os educandos aprenderam valores e práticas cidadãs reconhecendo a importância das árvores para qualidade de vida no planeta.

04/12/2018TRILHAS ECOLÓGICAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: AÇÕES PARA SENSIBILIZAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE SALVATERRA-PA
Neste estudo buscou-se avaliar a utilização de uma trilha ecológica como ferramenta pedagógica, visando promover sensibilização de 150 alunos de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental de duas escolas municipais, acerca das principais problemáticas ambientais existentes no município de Salvaterra-PA.

04/12/2018POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA, BRINCANDO E APRENDENDO COM MOVIMENTO E DINAMISMO.
Com o objetivo de ensinar Poluição Ambiental e estimular a atividade física criou-se um jogo de tabuleiro com as dimensões de 3,0 m X 2,30 m, onde as peças do jogo eram as próprias pessoas. Cem participantes foram testados e ao final relataram sua experiência por escrito. Ambos os objetivos foram atingidos.

04/12/2018UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL E DOS RECURSOS HÍDRICOS EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE NOVA VENÉCIA-ES
A escassez de água tornou-se um dos graves problemas ambientais da atualidade em especial nas regiões semiáridas do Brasil. Este trabalho avaliou a percepção ambiental de 824 alunos de 3 escolas públicas no município de Nova Venécia, quanto aos problemas de escassez hídrica na região.

04/12/2018RESÍDUOS SÓLIDOS DOMÉSTICOS: DISCURSO DISSOCIADO DA PRÁTICA, UMA REALIDADE DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
Este estudo analisa a incoerência entre o discurso e a prática quanto ao trato com os Resíduos Sólidos Domésticos. Trata-se de um estudo exploratório realizado a partir da coleta e da análise de dados da literatura referentes ao município do Rio de Janeiro.

04/12/2018ETANOL: ASPECTOS DE PRODUÇÃO E MERCADO NA MATRIZ ENERGÉTICA RENOVÁVEL
As novas tendências de sustentabilidade ambiental levam as fontes de energias renováveis a constar nas agendas e políticas públicas das nações. Diante desse cenário, o objetivo deste trabalho é destacar aspectos de produção e uma síntese do panorama de mercado para esse combustível renovável.

04/12/2018PANORAMA DA SUSTENTABILIDADE NAS UNIVERSIDADES – UMA VISÃO CRÍTICA
O objetivo do estudo foi verificar como as universidades estão envolvidas com a sustentabilidade na formação profissional e nas ações do campus. O resultado revelou que a sustentabilidade nas universidades ainda não estava sistematizada, embora houvesse esforços para sua implementação.

04/12/2018DESASTRES AMBIENTAIS NO BRASIL EM DEBATE ESCOLAR
O presente artigo aborda uma questão grave que afeta muitas pessoas pelo tempo afora no território brasileiro: os desastres ambientais. Destacando o rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana – MG.

04/12/2018A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL DOS ALUNOS NA ESCOLA JACARAÍPE
Descarte adequado de lixo é uma problemática que preocupa a quem se importa com o meio ambiente, uma vez que disso depende a possibilidade de reciclar como adubo restos orgânicos e reaproveitamento de materiais secos não contaminados como papel, plástico, vidro, entre outros.

 
Início      Cadastre-se!      Procurar      Submeter artigo      Fazer doação      Contato     Apresentação     Normas de Publicação     Artigos     Dicas e Curiosidades     Reflexão     Para sensibilizar     Dinâmicas e recursos pedagógicos     Entrevistas     Culinária     Arte e ambiente     O que fazer para melhorar o meio ambiente     Sugestões bibliográficas     Educação     Plantas medicinais     Práticas de Educação Ambiental     Educação e temas emergentes     Ações e projetos inspiradores     Gestão Ambiental     Cidadania Ambiental     Relatos de Experiências     Notícias