ISSN 1678-0701
Número 62, Ano XVI.
Dezembro/2017-Fevereiro/2018.
Números anteriores 
Início      Cadastre-se!      Procurar      Submeter artigo      Fazer doação      Contato     Apresentação     Normas de Publicação     Artigos     Dicas e Curiosidades     Reflexão     Para sensibilizar     Dinâmicas e recursos pedagógicos     Entrevistas     Culinária     Arte e ambiente     Sugestões bibliográficas     Educação     Você sabia que...     Contribuições de Convidados/as     Práticas de Educação Ambiental     Sementes     Ações e projetos inspiradores     Gestão Ambiental     Cidadania Ambiental     Relatos de Experiências     Notícias
Artigos

02/02/2018EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FORMAL: ESTUDO DE CASO NA REDE MUNICIPAL DE SOBRAL, CE
O objetivo do trabalho é identificar práticas e recursos utilizados em educação ambiental nas escolas da rede municipal de Sobral- Ceará. A metodologia aplicada foi pesquisa bibliográfica e de campo. Embora, as escolas possuam atividades de educação ambiental, ainda existem algumas lacunas a serem preenchidas.

02/02/2018A PERCEPÇÃO DAS MULHERES EM RELAÇÃO AO PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GERENCIAMENTO INTEGRADO DO LIXO UM ESTUDO EM UMA COMUNIDADE RURAL
O projeto de Educação Ambiental e Gerenciamento Integrado do Lixo motivou a mudança de comportamento da comunidade rural em relação à forma de tratar o lixo, quanto à produção, separação, deposição e destino dos materiais descartados.

02/02/2018O USO DE SIG PARA A GESTÃO DO CONTROLE DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA – MG
A vigilância ambiental em saúde de Ituiutaba-MG age sobre os focos de dengue através do monitoramento, Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti, onde, os dados coletados podem dar origem a um SIG utilizando softwares e aplicativos livres. Palavras-chave: dengue, softwares, SIG.

02/02/2018HORTA VERTICAL COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR
A horta representa uma ferramenta para a inserção da Educação Ambiental no contexto escolar, uma vez que oferece a oportunidade de abordar conteúdos de diferentes áreas.

02/02/2018DESAFIOS DA GESTÃO AMBIENTAL ESCOLAR (GAE): INVESTIGAÇÃO SOBRE PERCEPÇÕES AMBIENTAIS DE PROFESSORES
O trabalho objetivou analisar percepções ambientais de professores de escola de Ensino Médio e investigar a viabilidade de implantação de Projeto de Gestão Ambiental Escolar visando estabelecer relação entre Educação Ambiental e Gestão Ambiental Escolar como meios pedagógicos para enfrentar a crise ambiental.

02/02/2018ASPECTOS AMBIENTAIS E PERCEPÇÃO SOBRE O AÇUDE CABECEIRAS, MUNICIPIO DE CABECEIRAS DO PIAUÍ, NORDESTE BRASILEIRO
No Nordeste brasileiro existem pequenos, médios e grandes açudes e é sabido que muitos destes sofrem com impactos de ordem antrópica e em função do processo de urbanização.

02/02/2018ANÁLISE FINANCEIRA DO EQUILÍBRIO ENTRE AS RECEITAS E DESPESAS DO SAMAE EM RELAÇÃO À COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS
O objetivo é realizar análise financeira entre as receitas e despesas do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Tangará da Serra – MT (SAMAE) com o manejo de resíduos sólidos.

02/02/2018O PARQUE ESTADUAL DO TURVO/RS COMO ESTRATÉGIA PARA A DISSEMINAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O presente trabalho buscou abordar como a existência de Unidades de Conservação, como o Parque Estadual do Turvo, localizado no município de Derrubadas/RS, pode proporcionar e auxiliar em uma maior disseminação de Educação Ambiental à população que o visita.

02/02/2018PERCEPÇÃO AMBIENTAL EM AÇÕES COM VISTAS À RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES EM COMUNIDADES RURAIS
O presente estudo teve o objetivo de avaliar a percepção socioambiental de estudantes de uma comunidade rural, no tocante às ações de recuperação de matas ciliares. O cenário elucidado aponta a necessidade de práticas de recuperação de matas ciliares que resgatem saberes e sentidos transformadores.

02/02/2018RESÍDUOS SÓLIDOS INDUSTRIAIS E SEU POTENCIAL PARA A PRODUÇÃO DE COMPÓSITOS – UMA REVISÃO DE LITERATURA
O objetivo desse artigo foi fazer uma revisão sobre resíduos sólidos industriais e os benefícios ambientais e econômicos associados com a produção de compósitos, empregando materiais da reciclagem industrial como os resíduos de papel cartão SBS, o politereftalato de etileno e polietileno de baixa densidade.

01/02/2018PERCEPÇÃO DE “INSETOS” POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR EM DIVINÓPOLIS – MG
O estudo visou analisar as percepções da etnocategoria “inseto” pelos discentes dos cursos de graduação de uma instituição particular de ensino superior. A etnocategoria “inseto” mostrou-se como uma construção não somente do conhecimento científico, mas também resultado dos saberes populares e culturais.

01/02/2018APROXIMAÇÃO ENTRE PESSOAS E SABERES SOBRE O MEIO AMBIENTE NO CONTEXTO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Dos três pilares da Universidade (ensino, pesquisa e extensão) a extensão é a que apresenta maior dificuldade em se estabelecer. O artigo aborda ações extensionistas nas áreas de Biologia e Saúde que estão em andamento na Universidade do Estado da Bahia – Campus VII.

01/02/2018EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE AS FORMAS DE ABORDAGEM DO TEMA EM SALA DE AULA
A Educação Ambiental é um tema bastante relevante, que vem sendo discutido cada vez mais, devido a urgente necessidade de melhorias na qualidade de vida. Nas escolas, atualmente configura como um tema transversal.

31/01/2018CONCEPÇÕES PRÉVIAS DOS ALUNOS DO OITAVO E NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DOS ANFÍBIOS E RÉPTEIS
Os conhecimentos gerados por meio da Educação Ambiental no ensino formal consistem em uma das principais ferramentas que gera uma mudança efetiva, permitindo aos discentes terem um olhar crítico e, consequentemente, atitudes mais conscientes para com os organismos que compõem a herpetofauna.

31/01/2018OFICINAS TEMÁTICAS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE URUGUAIANA – RS
O estudo objetivou verificar a efetividade do uso de oficinas pedagógicas com professores da educação pública, como forma de fomentar a formação continuada desses docentes com a temática ambiental. Participaram do estudo 40 professores de 3 escolas públicas do município de Uruguaiana/RS.

31/01/2018ANÁLISE SOCIOAMBIENTAL DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS DA ATIVIDADE AVÍCOLA E SUCROENERGÉTICA
Este artigo de revisão objetivou discutir a problemática dos resíduos gerados na agropecuária, com ênfase na cama de frango e torta de filtro e suas possíveis aplicações na agricultura de forma a promover a sensibilização dos agricultores para alternativas que visem uma prática da agricultura sustentável.

31/01/2018A MOBILIZAÇÃO DA JUVENTUDE AO REDOR DAS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS: CONSTRUINDO UMA COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SOBRE MEIO AMBIENTE
Este artigo discute a mobilização da juventude ao redor das questões socioambientais com base no processo de construção de uma comunidade virtual de aprendizagem sobre meio ambiente realizado no contexto de uma pesquisa-ação.

31/01/2018EDUCAÇÃO AMBIENTAL E LUDICIDADE: MEIOS DE TRANSMISSÃO PREVENÇÃO DA TOXOPLASMOSE NO ENSINO FUNDAMENTAL
Esta pesquisa trata sobre a “Educação Ambiental na orientação dos meios de transmissão e prevenção da toxoplasmose”. Tendo como finalidade disseminar informações sobre a toxoplasmose entre alunos do 2º ano do fundamental menor da rede pública do município de Aldeias Altas/MA

31/01/2018ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DE ESCOLAS ESTADUAIS LOCALIZADAS NA MESORREGIÃO NORTE DO CEARÁ, BRASIL
As unidades de alimentação e nutrição são estabelecimentos que fornecem refeições e diante disso, objetivou-se identificar as atividades que podem gerar impactos ambientais durante a produção de refeições nas unidades localizadas em cinco escolas, onde foram identificados 11 aspectos com efeito adverso.

30/01/2018EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PERSPECTIVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA O MUNICÍPIO BELÉM, PARÁ, BRASIL
Este trabalho teve por objetivo verificar os procedimentos mais adequados que podem ser adotados por pessoas, empresas e entidades públicas no município de Belém, derivando ao crescimento econômico local sem trazer impactos irreversíveis ao meio ambiente.

30/01/2018A EDUCAÇÃO INFORMAL NO ENTENDIMENTO AMBIENTALISTA DE MORADORES DA ILHA DO BISPO, EM JOÃO PESSOA - PB
O trabalho trata da importância da educação ambiental no espaço informal, partindo da comparação de ações realizadas nas escolas e pelas entidades comunitárias do bairro da Ilha do Bispo, João Pessoa – PB. Foi avaliada a participação dos moradores nas ações comunitárias e a percepção que tinham sobre o bairro.

30/01/2018INTER-RELAÇÕES ENTRE SANEAMENTO BÁSICO E EDUCAÇÃO
O presente estudo analisa as inter-relações entre o saneamento básico e o Ideb, assim como o olhar de docentes do Ensino Fundamental. Os saberes docentes estavam associados ao “esgoto” e à “água”. Foi observada ainda, uma associação favorável entre o tratamento de esgoto e o Ideb médio dos estados brasileiros.

30/01/2018CERTIFICAÇÃO ISO 14001: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA DO SETOR SUCROALCOOLEIRO DE MATO GROSSO
Diante das diversas questões ambientais e necessidade de expansão das atividades industriais para o crescimento econômico e tecnológico, aliado ao desenvolvimento sustentável, objetivou-se conhecer o processo de certificação da ISO 14001 em uma empresa do setor sucroalcooleiro do município de Nova Olímpia-MT.

30/01/2018A ESCOLA PREPARANDO A SUSTENTABILIDADE. ESTUDO SOBRE A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL NO MUNICÍPIO DE NOVA MAMORÉ
O artigo visa a compreensão de como está a atuação da escola na Educação Ambiental, partindo da visão (visão de desenvolvimento) dos gestores da Escola e como interferem na atuação na Escola. Para se chegar aos resultados foram aplicados questionários com os gestores de uma escola na cidade de Nova Mamoré.

30/01/2018BREJAL E ECOPEDAGOGIA DAS ATIVIDADES HUMANAS – O CASO DA AGRICULTURA ORGÂNICA EM PETRÓPOLIS – RJ
O tema geral deste estudo compreende representações e imaginários de uma família de agricultores orgânicos da microbacia do Brejal, Petrópolis, sobre sua migração da agricultura convencional para a orgânica.

30/01/2018AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DO RISCO EM UMA POPULAÇÃO DO SEMIÁRIDO EXPOSTA A TÓXICOS AMBIENTAIS.
O artigo buscou avaliar a percepção do risco de uma população exposta naturalmente a radiação natural, a fim de entender o saber/agir desses indivíduos frente a contaminantes ambientais. Com isso, esse estudo poderá corroborar no gerenciamento de áreas que apresentam radioatividade natural.

30/01/2018CARACTERIZAÇÃO ANATÔMICA COMPARADA DA FOLHA DE CENOSTIGMA MACROPHYLLUM TUL. (FABACEAE, CAESALPINIOIDEAE) EM ÁREAS ECOLOGICAMENTE DISTINTAS
Objetivou-se estudar a anatomia foliar de duas populações de Cenostigma macrophyllum Tul. conhecida vulgarmente como caneleiro, ocorrentes em áreas ecologicamente distintas. Excursões ao campo foram realizadas para coleta de material vegetativo.

30/01/2018UMA PROPOSTA DIFERENCIADA DE UM JOGO DIGITAL PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE CRIANÇAS
A aplicação de jogos eletrônicos como ferramentas de apoio à educação. Jogos pedagógicos com temática ambiental constituem uma opção motivadora e estimulante quando utilizados no cotidiano escolar, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e a construção de consciência ambiental.

30/01/2018CARACTERIZAÇÃO DE UMA DEHESA ECOLÓGICA NA ESPANHA: UM ESTUDO DE CASO NA ANDALUZIA
Este artigo busca identificar os principais elementos de uma dehesa ecológica, apresentando um estudo de caso na Andaluzia, Espanha. O enfoque é a produção animal extensiva de ovinos, criação de galinhas poedeiras e cultivo de olivais e seus componentes produtivos, biológicos, benefícios ambientais e sociais.

30/01/2018O ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO FAZER UM LEVANTAMENTO DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. OS DADOS APONTAM UMA NEGLIGÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DESSES PROFISSIONAIS E A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO UMA OPÇÃO PARA SUPERAR ESSA LACUNA.

29/01/2018ESTABELECENDO A CONEXÃO ENTRE OS GESTORES DAS UNIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA PREFEITURA DE SANTOS (SP)
O presente estudo refere-se a uma pesquisa social, que teve como objeto de estudo o cenário de cada uma das Unidades de Educação Ambiental da Prefeitura de Santos (SP). A pesquisa possibilitou investigar também, através das análises de conteúdo e descritiva, a implementação de políticas públicas de EA.

29/01/2018A QUESTÃO AMBIENTAL E A SUSTENTABILIDADE
Este artigo analisa o modo de exploração dos recursos naturais, com vistas a sustentabilidade. Os resultados mostram que a crise ambiental é uma crise do modo de produção capitalista e se apresenta como um limite devido a um desequilíbrio nos aspectos econômico, ecológico e social.

29/01/2018O ENSINO DE SUSTENTABILIDADE NO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO NO MUNICÍPIO DE JI- PARANÁ: ESTUDO DE CASO.
O presente artigo objetiva realizar uma análise do Ensino de Sustentabilidade no Curso de Arquitetura e Urbanismo do município de Ji-Paraná- RO, realizando um estudo exploratório com estudantes do 5º período do Curso, utilizando um questionário.

29/01/2018JOGO DIDÁTICO COMO ESTRATÉGIA NO COMBATE DO AEDES AEGYPTI COM ALUNOS DO 6º ANO NA UNIDADE INTEGRADA MUNICIPAL COELHO NETO NO MUNICÍPIO DE CAXIAS, MA
Objetivou aplicar e avaliar o jogo didático como estratégia de sensibilização no combate ao Aedes aegypti. Realizou-se uma palestra, aplicou-se o jogo e um questionário aos alunos. Os estudantes afirmaram que gostaram de participar do jogo, o mesmo facilitou a aprendizagem sobre as questões ligadas ao vetor.

29/01/2018LOGÍSTICA REVERSA DE RESÍDUOS ELETRÔNICOS DE PÓS-CONSUMO DE UMA LOJA DE INFORMÁTICA DE LINHARES-ES
A LR é um instrumento para a gestão dos resíduos, possibilita o descarte adequado dos componentes. Com objetivo de analisar a LR dos resíduos de uma Loja de Informática de Linhares/ES, concluiu que é realizada a LR e atende a legislações de forma simples e contribuindo para a sustentabilidade empresarial.

29/01/2018PROJETO JOVEM DE FUTURO NUMA PESPERCTIVA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO NUMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE VILA VELHA/ES
O estudo investigou se os Resultados de Aprendizagem contribuiram para o fortalecimento da educação ambiental na E.E.E.F.M.Adolfina Zamprogno,V.V E.S.Desenvolvido pelo Instituto Unibanco contribuindo com uma educação pública de qualidade voltado ao E.M. com foco no aprimoramento na Educçaõ Ambiental.

29/01/2018ESTIMATIVA DE GANHO ECONÔMICO COM MATERIAL RECICLÁVEL A PARTIR DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES
Este estudo objetivou estimar o ganho econômico com material reciclável a partir de resíduos sólidos domiciliares urbanos em Juazeiro do Norte, CE, Nordeste do Brasil. O reaproveitamento do material com potencial reciclável proporciona ganho econômico e contribui para o prolongamento da vida útil dos aterros.

28/01/2018CONTRIBUIÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITARIA PARA A MOBILIDADE SUSTENTÁVEL - O PROGRAMA CICLOVIDA DA UFPR
Engarrafamento, desastres e poluição são problemas resultantes da atual cultura de mobilidade que prioriza o transporte automotivo individual. Boas práticas para mitigar esse impacto têm sido desenvolvidas na Universidade Federal do Paraná pelo Programa de Extensão Universitária Ciclovida.

28/01/2018OS DESCAMINHOS DA SUSTENTABILIDADE ATRAVANCANDO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
No atual cenário de urgência referente às questões ambientais do planeta, a sustentabilidade tornou-se algo imprescindível. Porém, pelo destaque obtido, transformou-se também em modismo, fazendo surgir distorções e oportunismos inconcebíveis, que só servem para contaminar seu verdadeiro objetivo.

28/01/2018EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA HORTA ESCOLAR: ALGUMAS POSSIBILIDADES
Este artigo apresenta a Educação Ambiental através da horta escolar e como esta contribui para desenvolver nos alunos o respeito à natureza; melhorar a alimentação; mudar hábitos e atitudes; desenvolver a criatividade, a solidariedade, o respeito. Além do senso de responsabilidade e formar cidadãos críticos.

28/01/2018TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA LIMPA: VALORES, COMPETÊNCIAS E ATITUDE PARA UM MUNDO DA SUSTENTABILIDADE QUE DEVE SER ENSINADO NAS ESCOLAS.
Este artigo traz uma abordagem dos problemas ambientais, desde quando e como foram surgindo, como eles se constituem e quais as principais consequências advindas dos mesmos. Em três tópicos a pesquisa é bibliográfica, traz as impressões autorais advindas da vivência e da experiência docente do ensino básico.

28/01/2018LIXO ELETRÔNICO: UMA ANÁLISE DO DESCARTE NAS ORGANIZAÇÕES PRIVADAS DO MUNICÍPIO DE SÃO GABRIEL, RIO GRANDE DO SUL
Devido ao exponencial aumento das inovações, as tecnologias têm ficado obsoletas em menores espaços de tempo, ocasionando assim um excesso de lixo eletrônico. Partindo desta problemática, o objetivo do trabalho é analisar o descarte de lixo eletrônico em organizações privadas da cidade de São Gabriel, RS.

28/01/2018SABERES FITOTERÁPICOS NA COMUNIDADE DE REMANESCENTES DE QUILOMBO DE PEDRAS NEGRAS- SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ – RONDÔNIA – BRASIL
O objetivo deste trabalho foi diagnosticar as principais propriedades terapêuticas das plantas medicinais na comunidade de remanescentes de quilombo de Pedras. Utilizou-se de entrevistas e questionários com questões abertas e fechadas para coleta de dados, sendo citadas 110 espécies de uso terapêutico.

28/01/2018A HORTA ESCOLAR COMO RECURSO PROMOTOR PARA APROXIMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL COM O MEIO AMBIENTE
O nosso objetivo foi promover a aproximação dos estudantes com o meio ambiente a partir da construção de uma horta no espaço da escola e possibilitar processos de ensino aprendizagem sobre uma alimentação saudável. A horta ajudou as crianças no reconhecimento dos alimentos naturais e industrializados.

28/01/2018UM MODELO DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS COMO PROPOSTA DE APLICAÇÃO PARA UM PARQUE AQUÁTICO NO MUNICÍPIO DE PAÇO DO LUMIAR – MA
O estudo de caso abrange a análise da situação atual do parque quanto aos resíduos sólidos gerados, bem como quanto às operações de manejo e destinação desses resíduos. Com isso, o modelo forma-se por propostas de medidas elaboradas com base na realidade do parque aquático e nas alternativas disponíveis.

28/01/2018MODELAGEM HIDROLÓGICA COMO INSTRUMENTO DE MANEJO AMBIENTAL DE BACIAS HIDROGRÁFICAS
A modelagem hidrológica,é uma importante ferramenta na gestão e planejamento ambiental,seja no manejo de bacias hidrográficas o gestão de recursos hídricos.Esse artigo relata uma experiência em Sergipe,para gerar dados para fins de tomada de decisões pelos gestores públicos.

28/01/2018EDUCAÇÃO E INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL EM TRILHAS ECOLÓGICAS DE UMA ÁREA DE ECÓTONO NO NORDESTE BRASILEIRO
Esse trabalho teve como objetivos elaborar Pontos Interpretativos em trilhas ecológicas de uma zona de ecótono situada em Teresina, Piauí, no meio-norte do Brasil.

28/01/2018REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS EM TORNO DA INTERDISCIPLINARIDADE NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Serão abordados marcos teórico-metodológicos que permitiram o desenvolvimento dos discursos da interdisciplinaridade que estão nos espaços acadêmicos e extracientíficos. O objetivo é de apontar a necessidade de tratar as teorizações como discursos politicamente situados em contextos sociais de produção.

28/01/2018A EDUCAÇÃO FORMAL COM O AUXÍLIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL.
Esta proposta teve como objetivo ações que buscassem motivar professores entorno de ações de preservação e multiplicação de conhecimentos através da sensibilização e conscientização dos alunos na preservação do meio ambiente. Contribuindo para uma real mudança do indivíduo como ser transformador do meio.

28/01/2018UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS E QUÍMICA
O objetivo do projeto é aprimorar o ensino de Biologia e da Química no conhecimento científico sustentável de alunos que possuem dificuldade nessas disciplinas, devido à carência de materiais e a ausência de laboratórios na escola.Os métodos aplicados foram construção de materiais didáticos sustentáveis.

28/01/2018ELABORAÇÃO DE MATERIAL PARADIDÁTICO PARA O TREINAMENTO DE FUTUROS GUIAS A TRILHA DOS JEQUITIBÁS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (CAMPUS ARARAS - SP)
Este trabalho teve como objetivo a elaboração de um material para o treinamento de futuros guias a Trilha dos Jequitibás e a proposição de adaptações para o seu uso também no ambiente escolar, o que permitirá a escolas com maior dificuldade de acesso a trilhas, ter vivências de práticas de Educação Ambiental.

 
Início      Cadastre-se!      Procurar      Submeter artigo      Fazer doação      Contato     Apresentação     Normas de Publicação     Artigos     Dicas e Curiosidades     Reflexão     Para sensibilizar     Dinâmicas e recursos pedagógicos     Entrevistas     Culinária     Arte e ambiente     Sugestões bibliográficas     Educação     Você sabia que...     Contribuições de Convidados/as     Práticas de Educação Ambiental     Sementes     Ações e projetos inspiradores     Gestão Ambiental     Cidadania Ambiental     Relatos de Experiências     Notícias