A revista precisa do seu apoio!
Desde seu nascimento em 2002, a revista tem crescido em importância e conteúdo (59 exemplares trimestrais, + de 9 milhões os acessos, avaliação QUALIS-B1 na área de Ensino), requisitando mais dedicação dos membros da equipe, que a mantém de forma independente (sem apoio financeiro externo). Para continuarmos a desenvolver este trabalho, viemos pedir o apoio da comunidade através de doações.
Às pessoas que contribuírem enviaremos um brinde-surpresa! - Editores da revistaea.org
ISSN 1678-0701
Número 59, Ano XV.
Março-Maio/2017.
Números anteriores 
Início      Cadastre-se!      Procurar      Submeter artigo      Contato     Apresentação     Normas de Publicação     Artigos     Dicas e Curiosidades     Reflexão     Para sensibilizar     Dinâmicas     Entrevistas     Culinária     Arte e ambiente     Divulgação de Eventos     O que fazer para melhorar o meio ambiente     Sugestões bibliográficas     Educação     Plantas medicinais     Práticas de Educação Ambiental     Educação e temas emergentes     Ações e projetos inspiradores     Relatos de Experiências     Notícias
Relatos de Experiências

11/03/2017PAPAGAIOS COMO FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: MATERIAIS DIDÁTICOS E RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ste artigo tem como objetivos a divulgação de materiais didáticos e o relato de uma experiência em Educação Ambiental sobre Papagaios ameaçados de extinção realizada no município de Matinhos, Paraná. O material divulgado neste artigo inclui práticas didáticas lúdicas informativas sobre alimentação, reprodução e tráfico de cinco espécies de papagaios que ocorrem no Brasil.

10/03/2017A HORTA NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Objetivou-se construir uma horta na escola Júlio Monteles, em Santana do Maranhão-MA, para facilitar o entendimento dos alunos sobre os nutrientes. Assim, a atividade permitiu discutir a importância dos alimentos dentre outros temas, incentivando à curiosidade dos educandos com práticas interdisciplinares.

10/03/2017WORKSHOP DE CONSCIENTIZAÇÃO NÃO DEIXE RASTRO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ATIVIDADES AO AR LIVRE
Este trabalho relata a experiência de Workshops de Conscientização Não Deixe Rastro. Durante os 12 semestres de realização dessa proposta de Educação Ambiental, as avaliações indicaram o desenvolvimento de competências, a valorização de espaços naturais e a transferência de comportamentos.

10/03/2017PROPOSTA DE UMA INTERVENÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM FOCO EM RESÍDUOS SÓLIDOS
Este trabalho buscou realizar um levantamento de dados, com aplicação de questionários, buscando entender a percepção dos moradores de uma colônia sobre a destinação dos resíduos sólidos com enfoque de despertar uma nova visão perante o meio ambiente e a relação com o mesmo.

10/03/2017O PROTAGONISMO DOS EDUCANDOS A PARTIR DAS DEMANDAS SOCIOAMBIENTAIS DA ESCOLA: A EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA EMEF MARIA QUITÉRIA EM NOVO HAMBURGO/RS
O presente artigo relata a experiência do Projeto de Ação em Educação Ambiental, vivenciado na EMEF Maria Quitéria, em Novo Hamburgo/RS, que permitiu a presença da Educação Ambiental Transformadora no ambiente escolar através da metodologia de ensino-aprendizagem pela pesquisa.

10/03/2017PERCEPÇÃO AMBIENTAL E USOS DE UMA LAGOA TEMPORÁRIA EM UMA CIDADE NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO
Este estudo investigou a percepção ambiental de uma população amostral na cidade de Paquetá-PI, Brasil, a respeito de uma lagoa temporária, inserida às margens da cidade com o objetivo de conhecer as relações existentes entre ela e a população. A população mostra-se de visão utilitarista dos recursos da lagoa.

10/03/2017A PALESTRA COMO FERRAMENTA PARA SENSIBILIZAÇÃO DE ALUNOS SOBRE REUTILIZAÇÃO E RECICLAGEM DE PAPEL EM DUAS ESCOLAS NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO
O papel é um dos recursos mais utilizados nas escolas para auxílio das atividades no processo de ensino aprendizagem. Objetivou-se saber se a palestra poderia ser uma ferramenta para sensibilizar alunos de duas escolas públicas da cidade de Picos-PI, durante o ano de 2013, para reutilizar e reciclar papel.

10/03/2017EXPERIÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS URBANAS NO CORREDOR ECOLÓGICO URBANO DO IGARAPÉ DO MINDÚ, MANAUS, AM
Neste trabalho é relatado uma experiência de ensino aprendizagem relacionado às questões ambientais urbanas no Corredor Ecológico do Mindú, Manaus, AM. Os Espaços Não Formais são uma possibilidade real de promoção de aprendizagem, pois oportunizam a pesquisa e a reflexão.

10/03/2017RELATO DESCRITIVO DE UMA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA CLÍNICA
O trabalho discorre sobre um relato de uma intervenção psicopedagógica clínica, realizado com um aluno de quinto ano do ensino fundamental. O aluno “X” apresentava dificuldades na aprendizagem e no relacionamento com as pessoas. Por meio da Anamnese, constatou-se o problema e foi proposto a forma de tratá-lo.

10/03/2017EDUCAÇÃO AMBIENTAL ASSOCIADA À ATIVIDADE FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE GOIÂNIA-GO: REUTILIZAR BRINCANDO
O objetivo foi incentivar e despertar a consciência ambiental por meio da reutilização de materiais recicláveis associado à atividade física em alunos de uma turma do 6º ano. Participaram do projeto 43 alunos. Os resultados encontrados constataram a melhora de rendimento no conhecimento dos alunos sobre o tema.

10/03/2017RELATO DE EXPERIÊNCIA: A FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS NA DISCIPLINA ELEMENTOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM UM PROGRAMA DE MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS
Este estudo aborda a capacitação docente relativa à Educação ambiental por meio do Desenvolvimento Sustentável em um Mestrado em Ensino de Ciências. Os resultados confirmam que é conveniente haver uma matéria de Educação para o meio ambiente correlacionada aos conceitos de Desenvolvimento Sustentável

10/03/2017EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA REDUZIR IMPACTOS NO RIACHO LAMEGO: AÇÕES NA ESCOLA ARLINDO FERNANDES DE OLIVEIRA, RESIDENCIAL EUGÊNIO COUTINHO
O presente trabalho aborda a educação ambiental como um fator essencial em todos os níveis dos processos educativos e em especial nos anos iniciais da escolarização, tendo em vista que é mais fácil conscientizar as crianças do que os adultos.

10/03/2017MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
O presente artigo trata de reflexões pertinentes no âmbito da educação ambiental e da sociedade. O trabalho tem como objetivo fazer um estudo sobre a educação ambiental no cotidiano dos moradores e alunos que estudam e residem no bairro do centro da cidade de São Gabriel da Cachoeira, noroeste do Amazonas.

10/03/2017CONTEXTO HISTÓRICO-CULTURAL DO TERMO “DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL” E SUAS IMPLICAÇÕES NA RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS
O artigo examina a história conceitual do “Desenvolvimento Sustentável” desde o século XX até os dias atuais, como também as implicações deste na Responsabilidade Social das empresas. Sustentabilidade é uma filosofia que a empresa adota nas suas tomadas de decisões, baseadas no "ambiental, social e econômica".

10/03/2017CONSÓRCIOS PÚBLICOS INTERMUNICIPAIS - ARRANJOS PARA O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL NA PERSPECTIVA DO SANEAMENTO AMBIENTAL: EXPERIÊNCIA DO ESTADO DA PARAÍBA
O cenário do saneamento básico demonstra falência do modelo de gestão isolada dos municípios, sobretudo os de pequeno porte, em razão de problemas de ordem técnica, institucional e financeira. O estudo compartilha experiências exitosas na Paraíba, com foco nas soluções consorciadas.

10/03/2017VIABILIDADE DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO SETOR PÚBLICO: A PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO E RURAL DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA, PARAÍBA, BRASIL
Este estudo discute o envolvimento dos colaboradores da Caixa Econômica Federal da Gerência do Desenvolvimento Urbano e Rural do município de João Pessoa, com as políticas da empresa voltadas à sustentabilidade. É essencial a percepção positiva dos colaboradores para o desenvolvimento de políticas sustentáveis.

10/03/2017ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DOS FELINOS DO PARQUE ZOOBOTÂNICO ARRUDA CÂMARA (“BICA”), JOÃO PESSOA, PARAÍBA, BRASIL
Este estudo analisou o comportamento dos felinos no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, município de João Pessoa. Os animais apresentaram comportamentos alterados devido à presença dos visitantes. Além disso, o recinto destes animais deveria ser maior, o que lhes proporcionaria um melhor bem-estar.

10/03/2017O REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA NA ESCOLA COMO FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO ECOLÓGICO
O foco de uma educação dentro do novo paradigma ambiental tende a compreender, para além de um ecossistema natural, um espaço de relações socioambientais. Nesse contexto, as práticas educativas devem apontar para propostas pedagógicas centradas na mudança de hábitos, atitudes e práticas sociais.

10/03/2017OFICINA DE RECICLAGEM: UMA SOLUÇÃO PARA O APROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NA ESCOLA
O presente artigo além de contribuir para a preservação dos bens naturais, também auxilia na mudança de consciência e perspectiva sobre o lixo, que deixa de ser algo sem valor na comunidade escolar, e se tornar matéria-prima de novos produtos, que poderão ser utilizados.

10/03/2017A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM SALA DE AULA
A aplicação de projetos nas escolas tem se tornado uma estratégia pedagógica importante por despertar nos alunos o interesse de aprender. Por isso, foi realizado um projeto de reciclagem com alunos do ensino fundamental com ênfase na educação ambiental com resultados satisfatórios.

10/03/2017DIVERSIDADE DE FORMIGAS ENCONTRADAS NO PARQUE MUNICIPAL JOAQUIM TEODORO DE OLIVEIRA, E EM UMA ÁREA AGRÍCOLA (MONOCULTURA DE SOJA) EM CAMPO MOURÃO – PARANÁ.
O conhecimento da diversidade da fauna e flora é subsídio basilar para a compreensão das dinâmicas ambientais e da efetiva preservação do mesmo. Atentando-se a isso, o presente estudo objetivou conhecer a diversidade de formigas em duas áreas ecologicamente distintas no município de Campo Mourão.

10/03/2017AULA TEÓRICO-PRÁTICA, UMA ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MORFOLOGIA FLORAL
Este trabalho trata-se de um relato de experiência de uma atividade realizada em uma escola pública em Teresina – Piauí, onde foi feita uma prática de botânica aliada à aula expositiva, que através de testes, conclui-se que o ensino pode ser feito de forma simples e efetiva aliando aulas teóricas e práticas.

 
Início      Cadastre-se!      Procurar      Submeter artigo      Contato     Apresentação     Normas de Publicação     Artigos     Dicas e Curiosidades     Reflexão     Para sensibilizar     Dinâmicas     Entrevistas     Culinária     Arte e ambiente     Divulgação de Eventos     O que fazer para melhorar o meio ambiente     Sugestões bibliográficas     Educação     Plantas medicinais     Práticas de Educação Ambiental     Educação e temas emergentes     Ações e projetos inspiradores     Relatos de Experiências     Notícias