ISSN 1678-0701
Número 65, Ano XVII.
Setembro-Novembro/2018.
Números  
Início      Cadastre-se!      Procurar      Submeter artigo      Fazer doação      Contato     Apresentação     Normas de Publicação     Artigos     Dicas e Curiosidades     Reflexão     Para sensibilizar     Dinâmicas e recursos pedagógicos     Entrevistas     Culinária     Arte e ambiente     Divulgação de Eventos     O que fazer para melhorar o meio ambiente     Sugestões bibliográficas     Educação     Você sabia que...     Plantas medicinais     Contribuições de Convidados/as     Folclore     Práticas de Educação Ambiental     Soluções e Inovações     Ações e projetos inspiradores     Gestão Ambiental     Relatos de Experiências     Notícias
Relatos de Experiências

18/09/2018OBSERVAÇÃO COMPORTAMENTAL DE ELASMOBRÂNQUIOS (GINGLYMOSTOMA CIRRATUM) NO AQUÁRIO PARAÍBA, NORDESTE DO BRASIL
Objetivou-se neste estudo registrar os comportamentos dos elasmobrânquios Ginglymostoma cirratum, em um aquário marinho. O acompanhamento e coleta de dados comportamentais foram realizadas no Aquário Paraíba. A observação comportamental proporciona uma fonte de conhecimentos do processo adaptativo.

18/09/2018EXPOSIÇÃO E OBSERVAÇÕES COMPORTAMENTAIS DE CAVALOS-MARINHOS NO AQUÁRIO PARAÍBA, REGIÃO NORDESTE DO BRASIL
Os cavalos-marinhos propiciando descobertas importantes de seu comportamento. Diante disso, o presente trabalho objetiva analisar a observação comportamental das duas espécies presentes em um ambiente confinado. As alterações comportamentais ocorreram devido à competição interespecífica.

18/09/2018PROJETOS DAS IV E V CONFERÊNCIAS INFANTO JUVENIL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESCOLA ESTADUAL DR. EWERTON DANTAS CORTEZ SOB A QUESTÃO DO LIXO E DA ÁGUA.
A IV CONFERENCIA INFANTO JUVENIL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: teve o foco como lixo (2013), e V Conferência Nacional , tem como tema: Cuidando das Águas.O Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Dr. Ewerton Dantas Cortez, caminha junto à sociedade para a busca de conscientização e defesa do planeta ÁGUA.

18/09/2018ABORDAGEM AMBIENTAL NAS ATIVIDADES EDUCATIVO-PREVENTIVAS DESENVOLVIDAS PELO PROJETO DE EXTENSÃO “APRENDER BRINCANDO”: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Descrevemos a experiência com crianças que aguardam atendimento odontológico na Clínica de Odontologia do Centro Universitário Tiradentes a partir da realização de atividades educativo-preventivas para transmitir aos pacientes ensinamentos relacionados à saúde bucal, com foco na responsabilidade socioambiental.

18/09/2018AURICULOTERAPIA CHINESA COM O USO DE SEMENTES COLZA NA DISMENORREIA PRIMÁRIA: RELATO DE CASO
Dismenorreia é uma das queixas mais comum entre as mulheres, podendo prejudicar alguns aspectos da rotina. Devido ao impacto na qualidade de vida dessas mulheres se faz necessário o uso de terapias, alopáticas ou não, para reduzir dores e incômodos durante esse período.

18/09/2018HUMANIZA ILPI: AÇÃO MULTIPROFISSIONAL PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE DE RESIDENTES DA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS JUVINO BARRETO
As Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s) são alternativas importantes de cuidados e carecem de maior atenção na Saúde Pública.

18/09/2018HORTA ESCOLAR CONTRIBUINDO PARA A SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL
Trabalho objetiva descrever o desenvolvimento de uma horta escolar a fim de possibilitar os impactos gerados nos educandos e comunidade de uma escola municipal de Russas/CE, quanto à reflexão e sensibilização para com o meio ambiente, assim como utilizá-la como recurso didático para ensino interdisciplinar.

18/09/2018DESENVOLVIMENTO DE UMA PEÇA MUSICAL EDUCATIVA SOBRE PROFILAXIA DE PARASITOSES PARA CRIANÇAS DA ESCOLA ESTADUAL DEUS UNIVERSO E VIRTUDE EM PASSOS – MG.
Com o intuito de orientar e esclarecer crianças sobre a importância de bons hábitos de higiene;alimentação; vestuário e também papéis que elas podem exercer, o projeto visou de forma lúdica, transmitir, as principais manifestações das parasitoses bem como as medidas profiláticas que cabem à elas exercer.

18/09/2018BIODIVERSIDADE NA ESCOLA: UMA PERSPECTIVA DE ENSINO, ORIENTAÇÃO E DIFUSÃO AMBIENTAL
É mister observar que a Biodiversidade há muito tempo vem sendo despercebida e é importante para o conhecimento nas diversas áreas. Destarte, o nosso projeto traz seu estudo e propagação, com situações e intervenções difusoras de práticas inovadoras em educação, comunicação e divulgação sobre biodiversidade

18/09/2018EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESPAÇO ESCOLAR: PERCEPÇÃO E PERSPECTIVAS NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR GERALDO BASÍLIO RAMOS, CONTAGEM- MG
A educação ambiental (EA) é importante no espaço escolar, devido à potencial formação de cidadãos mais conscientes e atuantes diante dos desafios ambientais. Este artigo analisou a percepção de alunos de uma escola pública de Contagem/MG em relação a aspectos associadas ao processo de educação ambiental.

18/09/2018EDUCAÇÃO AMBIENTAL AO AR LIVRE: EXPERIÊNCIAS COM A CONSTRUÇÃO DE APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS (APPS)
Este trabalho relata a experiência de desenvolvimento do conteúdo Educação Ambiental ao ar livre através da construção de aplicativos para dispositivos moveis (Apps).

18/09/2018CARACTERIZAÇÃO LIMNOLÓGICA DO RIO BUCATU, NO MUNICÍPIO DO CONDE, PARAÍBA, NORDESTE DO BRASIL
O objetivo deste trabalho foi avaliar os níveis de impactos ambientais em uma nascente da micro-bacia do rio Bucatu, litoral sul do estado da Paraíba, utilizando parâmetros físico-químicos e paisagísticos.

18/09/2018DIAGNOSTICO AMBIENTAL DAS CONDIÇÕES BIOLOGICAS DE AMBIENTES AQUÁTICOS PROXIMOS DA BR 316 NO ESTADO DE ALAGOAS.
Este estudo tem como objetivo realizar um diagnóstico das condições biologicas de diversos ambientes aquáticos que margeiam a BR-316-AL. O diagnóstico ambiental se refere ao trecho da BR-316 AL, subtrecho situado entre o entroncamento com a BR – 423(Carié)

18/09/2018WORKSHOP DE CONSCIENTIZAÇÃO NÃO DEIXE RASTRO: OITO ANOS DE EXPERIENCIAS
Este trabalho relata os oito anos de experiências da realização de Workshops de Conscientização Não Deixe Rastro. As avaliações indicaram o desenvolvimento de competências, a transferência de comportamentos e a ampliação da percepção de relevância da Educação Ambiental, das atividades ao ar livre, entre outros.

18/09/2018PROPOSTA DE MINI COMPOSTEIRAS COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA VIABILIZAR A VIVÊNCIA SOBRE O REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS
Este artigo visa propor uma forma de disseminar a técnica de compostagem de resíduos orgânicos em locais de pequena geração, apresentando a utilização de reatores como instrumento proposto para conscientização da população acerca da gestão de resíduos sólidos.

18/09/2018A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO MEIO DE PROMOÇÃO DE SAÚDE
O trabalho trata de uma reflexão teórica sobre a concepção da educação ambiental como um dos meios de promoção da saúde humana. Aborda em primazia o conceito de saúde humana e a crise do modelo biomédico, apontando a necessidade de uma abordagem mais ampla e interdisciplinar sobre a saúde. T

16/09/2018VIVEIRO ESCOLAR: EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM QUALIFICAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR.
No presente trabalho relatamos a experiência de implantação de um Viveiro Escolar envolvendo 35 alunos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental e alunos das séries iniciais ao longo de 6 meses. A implantação do Viveiro proporcionou uma ressignificação do espaço escolar promovendo a Educação Ambiental.

16/09/2018POLUIÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EXPERIÊNCIA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA AMAZÔNIA ORIENTAL
Este relato de experiência é sobre a temática de poluição ambiental desenvolvida com alunos do 8º ano, durante estágio docente da graduação de ciências biológicas. Percebeu-se que a questão da poluição é naturalizada pelos alunos.

16/09/2018RELATO DE EXPERIÊNCIA: JARDIM SUSPENSO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O objetivo geral é o de desenvolver ações para a melhoria do ambiente escolar com a implantação de um jardim suspenso.Os resultado alcançados foram a participação dos alunos,possibilitando a observação do aproveitamento de resíduos sólidos e também evidenciando a relevância de um jardim suspenso na escola.

16/09/2018MUSEU CHARLES DARWIN REORGANIZAÇÃO E AMPLIAÇÃO DE COLEÇÕES DE INVERTEBRADOS.
Os Museus de Zoologia têm como prioridade manter as coleções de pesquisa e coleções didáticas, possibilitando o enriquecimento cultural, visando estimular a curiosidade, a reconstrução de conhecimentos e a preservação ambiental, através da experiência com objetos que, podem gerar motivação e questionamento.

16/09/2018PERCEPÇÃO: ARTICULAÇÃO DO PEIXE PIRARUCU (ARAIPAIMA GIGAS) À DISCUSSÃO AMBIENTAL E AO ENSINO DE CIÊNCIAS
O objetivo foi realizar um exercício perceptivo no mercado Adolpho Lisboa em Manaus-AM, considerando a fenomenologia de Merleau-Ponty (1999). Concluímos que o peixe pirarucu (Araipaima gigas), possibilita relacioná-lo às discussões sobre Educação Ambiental e Ensino de Ciências.

16/09/2018A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: UM OLHAR SOBRE PROJETOS DESENVOLVIDOS EM ALGUMAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ARAGUARI/MINAS GERAIS
O objetivo desse estudo foi perceber a ocorrência de projetos de Educação Ambiental desenvolvidos de janeiro de 2016 até junho de 2017 em cinco escolas públicas da cidade de Araguari/MG bem como as tendências da Educação Ambiental neles presente.As investigações foram desenvolvidas por pesquisa documental.

16/09/2018EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA TERCEIRA IDADE: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO COM UM GRUPO DE IDOSOS HIPERTENSOS E DIABÉTICOS NA CIDADE DE SÃO GABRIEL, RS
Este artigo tem por objetivo apresentar resultados da palestra aplicada ao grupo de Hipertensos e Diabébitos (HIPERDIA), organizado pela prefeitura Municipal de São Gabriel/RS, desenvolvida na Universidade da Região da Campanha (URCAMP), Campus São Gabriel/RS.

16/09/2018A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE ESTRATEGIAS AMBIENTALMENTE MAIS SEGURAS NO CONTROLE DA DENGUE
O conhecimento popular sobre o uso e a eficácia das plantas vem despertando o interesse de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. Sendo assim o estudo tem como objetivo avaliar a percepção de alunos com relação ao uso de plantas no controle de vetores da Dengue e no cotidiano.

16/09/2018AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FISICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA SUPERFICIAL DO LAGO ARTIFICIAL DA CIDADE DE JOÃO PINHEIRO MG
Objetivou-se analisar a qualidade da água superficial do lago Dda cidade de João Pinheiro, através de análises físico-químicas e microbiológicas padronizadas pela portaria 2.914/2011. Atesta-se que a água da Lagoa Urbana de João Pinheiro encontra-se imprópria para consumo.

16/09/2018EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: “FORMANDO CIDADÃOS CONSCIENTES”
O presente artigo teve como finalidade apresentar os resultados obtidos a partir de práticas pedagógicas de educação ambiental, desenvolvidas em uma escola pública, e os trabalhos desenvolvidos criaram uma percepção de solidariedade entre os alunos, atitude fundamental para o trabalho em grupo.

16/09/2018PRODUÇÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NA REDE DE ENSINO EM TEMPO INTEGRAL DE JOÃO PESSOA, PARAÍBA: PERFIL E PERCEPÇÃO DOS MANIPULADORES DE ALIMENTO ESCOLAR QUANTO AO PROCESSO
O objetivo deste trabalho foi caracterizar a percepção dos manipuladores de alimentos quanto à produção de resíduos em escolas públicas de ensino integral na cidade de João Pessoa, Paraíba. O trabalho tem enfoque no desperdício de alimentos em ambiente escolar através de uma abordagem quali-quantitativa.

16/09/2018ÁGUA E RECICLAGEM COMO TEMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESCOLAS POTIGUARES.
A temática ambiental apresenta -se uma ferramenta importante conscientização de escolares sobre problemas da escassez de água e geração de resíduos sólidos. Neste contexto, o presente estudo objetiva apresentar um relato de experiência de extensão junto a escolas públicas sobre essas temáticas.

16/09/2018REUSO DAS ÁGUAS DO BEBEDOURO E AR CONDICIONADO PARA FINS NÃO POTÁVEIS EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE MACHADINHO D’OESTE- RO
Este estudo foi desenvolvido para descrever o processo de implantação de um sistema de drenagem nos aparelhos de ar condicionado e a filtragem de água do bebedouro na Escola Alberto Nepomuceno, no município de Machadinho do Oeste/RO.

16/09/2018ESTRUTURAÇÃO DE MODELO VERTICAL DE CADEIAS: UMA EXPERIÊNCIA NA AGRICULTURA FAMILIAR
Esse artigo,trata-se de um relato de experiência em Sergipe da Agricultura Familiar,como objeto de estudos da reestruturação da cadeia econômica Apresentando um novo conceito de aglomeração na estrutura das cadeias econômicas,com um olhar ambiental ,sustentável e economicamente viável.

16/09/2018PERCEPÇÃO DOS PESCADORES SOBRE A PESCA ARTESANAL DA PRAIA DA PENHA, BAIRRO DA PENHA, JOAO PESSOA-PB
O presente estudo foi realizado durante os meses de abril a agosto de 2006, na comunidade de pescadores do Bairro da Penha (A vila dos pescadores, Praça Osvaldo Pessoa e a Praia da Penha), que se situa no litoral Sul de João Pessoa, Estado da Paraíba.

16/09/2018EDUCAÇÃO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR - FILME WALL-E EM CIÊNCIAS, PORTUGUÊS E EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Com a inovação tecnologica e a vida atribulada dos pais, estudantes deixaram de brincar de maneira saudável, em troca de equipamentos eletroeletrônicos e se alimentar de comida pronta. A partir destas informações desenvolveu-se um método de ensino que abrange Educação Ambiental e Saúde através do Filme Wall-e.

 
Início      Cadastre-se!      Procurar      Submeter artigo      Fazer doação      Contato     Apresentação     Normas de Publicação     Artigos     Dicas e Curiosidades     Reflexão     Para sensibilizar     Dinâmicas e recursos pedagógicos     Entrevistas     Culinária     Arte e ambiente     Divulgação de Eventos     O que fazer para melhorar o meio ambiente     Sugestões bibliográficas     Educação     Você sabia que...     Plantas medicinais     Contribuições de Convidados/as     Folclore     Práticas de Educação Ambiental     Soluções e Inovações     Ações e projetos inspiradores     Gestão Ambiental     Relatos de Experiências     Notícias