ISSN 1678-0701
Número 72, Ano XIX.
Setembro-Novembro/2020.
Números  
Início      Cadastre-se!      Procurar      Área de autores      Contato     Apresentação     Normas de Publicação     Artigos     Notícias     Dicas e Curiosidades     Para sensibilizar     Entrevistas     Saber do Fazer     Arte e ambiente     Divulgação de Eventos     O que fazer para melhorar o meio ambiente     Educação     Sementes     Ações e projetos inspiradores     Gestão Ambiental     Cidadania Ambiental     O Eco das Vozes     Relatos de Experiências
 
Relatos de Experiências

03/09/2020SUGESTÕES DE ATIVIDADES SOBRE O LIXO ELETRÔNICO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Este relato de experiência apresenta um produto de mestrado realizado no ano de 2019, intitulado “apostila com sugestões de atividades sobre o lixo eletrônico no contexto da Educação Ambiental voltada para estudantes do Ensino Médio”.

03/09/2020CONHECENDO ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA MATA ATLÂNTICA/PERNAMBUCO AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO - AÇÕES EDUCATIVAS COM ALUNOS DE UMA ESCOLA PUBLICA
Ações educativas sobre espécies de anfíbios e répteis da mata atlântica ameaçadas de extinção em Pernambuco foram realizadas numa escola próximo ao Refúgio de Vida Silvestre Matas de Siriji em 2019. O objetivo foi sensibilizar e contribuir com a conservação da natureza, um total de 200 discentes participaram.

03/09/2020AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS MORADORES DO BAIRRO MONTESE, REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM-PA
Este é um relato de experiência de uma prática de campo do curso de graduação em Engenharia Ambiental e de Energias Renováveis que teve como objetivo identificar as ações de educação ambiental dos moradores do bairro Montese.

03/09/2020SISTEMA DE COMPOSTAGEM EXPERIMENTAL COM CONTROLE DA MATURAÇÃO E QUALIDADE DO COMPOSTO
Atualmente são produzidos resíduos orgânicos em grande quantidade, sendo a maior parte descartada de forma inadequada, principalmente em áreas urbanas. Diante desta problemática, a compostagem pode ser uma alternativa simples, eficiente e de baixo custo para o tratamento dos resíduos orgânicos.

03/09/2020DO SOLO À BIOCONSTRUÇÃO: UMA AÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ALDEIA INDÍGENA ITAPOÃ TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA, ILHÉUS, BA
Apresenta-se o relato da ação de educação ambiental na aldeia indígena Itapoã Tupinambá de Olivença em Ilhéus, BA, relacionada ao tema solo. Ação voltada aos discentes EJA. Etapas: 1 o que aprendemos na aldeia; 2 o que a literatura técnico-científica tem as nos ensinar, e 3 Seminário de Biogeografia.

03/09/2020PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DA ALDEIA CANUANÃ/ETNIA JAVAÉ SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA AÇÃO MUTIRÃO DA LIMPEZA
Trata-se de uma pesquisa-ação que objetivou identificar a percepção sobre educação ambiental de estudantes indígenas sobre a ação Mutirão da Limpeza. Essa ação possibilitou a identificação da quantidade de lixo descartada inadequadamente, assim como uma intervenção em conjunto para minimizar essa problemática.

03/09/2020RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA ECOLÓGICA: UM OLHAR SOBRE O PROJETO TRILHAS ECOLÓGICAS NO CAMPUS DA UFPA - ANANINDEUA
Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato das experiências vivenciadas durante a participação no Projeto Trilhas Ecológicas no Campus da UFPA em Ananindeua: educação ambiental e convivência.

03/09/2020PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS NA ZONA RURAL DE RUSSAS-CE
Trata-se da investigação sobre o conhecimento dos problemas ambientais na região estudada, bem como a aplicação de ações de educação ambiental no contexto escolar.

03/09/2020ATIVIDADES EM ÁREAS NATURAIS: EXPERIÊNCIAS NO PARQUE ECOLÓGICO ÁGUAS DO LAJEADO
O presente trabalho trata-se de uma ação contínua de educação ambiental do projeto “Ser Natureza” iniciado em 2018 no Centro de Educação Ambiental (CEA), Polo Educa Verde do Parque Ecológico Águas do Lajeado no município de Dois Córregos, São Paulo.

03/09/2020A IMPORTÂNCIA DA HORTA COLETIVA EM UMA ESCOLA PÚBLICA COMO PRÁTICA DE DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL
Trata-se de um relato de experiência sobre a importância da implantação de uma horta coletiva, vivenciado uma escola pública localizada no município de Santa Bárbara.Foi proporcionado aos alunos uma formação crítica e reflexiva, melhorando suas percepções em relação ao meio ambiente e a saúde alimentar.

03/09/2020A BIODIVERSIDADE AMAZÔNICA EM UM ESPAÇO NÃO-FORMAL: O CASO DO CENTRO DE CIÊNCIAS E PLANETÁRIO DO PARÁ
A educação em ciências demanda diversas metodologias didáticas para corroborar o processo de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa é de caráter descritivo-qualitativo, e objetivou demonstrar as estratégias didáticas, através do relato das experiências vivenciadas nos roteiros da aprendizagem,

03/09/2020ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NAS PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA
Esse estudo objetivou elaborar estratégias para o ensino de resíduos sólidos, na perspectiva da Educação Ambiental Crítica, para promoção de uma aprendizagem significativa. Após estruturação a aplicação das atividades para estudantes do Ensino Médio, a aprendizagem deles foi analisada via mapas conceituais.

03/09/2020RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS AÇÕES ANTRÓPICAS NAS NASCENTES DO CÓRREGO AGUÃO EM CALDAS NOVAS-GO
Trata-se de um relato de experiência extraído da visita in locu em três nascentes do Córrego Aguão, situado em Caldas Novas-GO. O objetivo principal foi descrever as ações antrópicas nas nascentes visitadas.

03/09/2020O ESTADO DE HUMOR DOS ESTUDANTES DE UM CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM NO INTERIOR DA BAHIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relato sobre estudo para detectar o estado de humor de estudantes de um Curso Técnico em enfermagem durante o distanciamento social diante pandemia.Foi utilizada a Escala de Humor de Brunel entre o dia 8 a 20 de abril.Os estudantes tiveram níveis altos de humor negativo e baixo nível do humor positivo

03/09/2020ESTÁGIO PEDAGÓGICO SUPERVISIONADO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A legislação explicita que a questão ambiental deve ser trabalhada de forma transversal no currículo. Desta forma, o estágio apresenta-se como vivência de práticas escolares organizadas e participativas, sendo uma boa alternativa para inserir a EA promovendo o envolvimento e a conscientização dos estudantes.

03/09/2020EDUCAÇÃO AMBIENTAL, RESÍDUOS SÓLIDOS E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ITAJUBÁ- MG
o presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência de uma atividade de extensão desenvolvida em uma escola rural do município de Itajubá, MG. Como resultados, tem-se a participação ativa dos alunos envolvidos, além disso, foram construídas composteiras e hortas verticais na escola.

03/09/2020UTILIZAÇÃO DOS DADOS DO LEVANTAMENTO DE MAMÍFEROS DA MATA ATLÂNTICA NO SUL DE MINAS GERAIS COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
O presente trabalho teve como objetivo geral, utilizar dados de mamíferos da Mata Atlântica como instrumentos de Educação Ambiental, através de atividades pontuais na educação Infantil visando garantir a formação de multiplicadores do conhecimento de forma sensibilizada na área de meio ambiente.

03/09/2020PLANTIO DE ÁRVORES COMO INSTRUMENTO DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLA MUNICIPAL DE INCONFIDENTES/MG
Esta pesquisa teve como objetivo a busca da sensibilização ambiental de alunos do ensino infantil. As atividades foram desenvolvidas no Centro de Educação Infantil Municipal Reino Encantado "Irineu Doná". No período entre 22 e 23 de março do ano de 2017 e 2018 e 22 e 25 de março de 2019.

 
  Início      Cadastre-se!      Procurar      Área de autores      Contato     Apresentação     Normas de Publicação     Artigos     Notícias     Dicas e Curiosidades     Para sensibilizar     Entrevistas     Saber do Fazer     Arte e ambiente     Divulgação de Eventos     O que fazer para melhorar o meio ambiente     Educação     Sementes     Ações e projetos inspiradores     Gestão Ambiental     Cidadania Ambiental     O Eco das Vozes     Relatos de Experiências