Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Educação Ambiental e Comunicação
28/05/2009 (Nº 28) Educomunicação: educando pela comunicação
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=702 
  
Educação Ambiental em Ação

Educomunicação: educando pela comunicação

Por: Audrey Fernandes

 

Sentada em frente ao computador penso em como escrever este texto de maneira que o leitor, você ai, sinta-se, de alguma forma, apropriado pelo que ele representa. O que interessa nele não é o número de pessoas que irá lê-lo, o que interessa, de fato, é a curiosidade que irá despertar pelo assunto em você.

 

Quantas pessoas moram com você? Quantos interferem diretamente na sua vida? Um filho, uma irmã, um padrasto... Esqueceu de contar a TV e o rádio, não? A TV e o rádio são parte das nossas famílias, nos contam histórias e estórias, fazem a gente sonhar, chorar, e fazem pensar? Cada dia, a comunicação se torna mais presente em nossas vidas. O rádio, a televisão, a grande mídia do nosso país, fazem parte do nosso meio ambiente, em casa, no carro, no trabalho... digamos que são tão presentes que fazem parte de nossa família.

 

Mas, será que estes meios de comunicação, esses fazedores de opinião, realmente nos mantém informados? Que tipo de informação querem nos “vender”? Até onde somos influenciados por eles? No modo de nos vestirmos, ídolos que admiramos, comportamentos que imitamos. Eles também são os “ensinadores” ou educadores que todos temos dentro de casa.

 

Neste ínterim, a educação pela comunicação se torna mais do que importante. Afinal, se a comunicação é tão presente na vida das crianças, jovens e adultos, porque não usá-la a favor do saber? Do conhecer? Do Aprender e do Educar?

 

Não seria esta uma das formas de se fazer, mas a única forma de se fazer?

 

Educomunicação? Uma palavra nova, formada da fusão entre as palavras Educação e Comunicação, que começa a fazer parte do nosso cotidiano.

 

A educomunicação tem como principal objetivo o empoderamento das pessoas e da comunidade. Estimulando a criatividade, a construção de opiniões críticas em relação ao contexto social em que vivem e enraizando a cidadania, a educomunicação, que ainda desenvolvida na maioria das vezes, dentro da sala de aula, contribui para que todos sejam capazes de criar comunicação e que sejam mais críticos à mídia, distinguindo o que é bom ou ruim, levando em conta a sua realidade e a da comunidade onde se esta inserido.

 

Os meios de comunicação, entre outras ferramentas, devem se tornar produções educomunicativas: televisão, rádio, jornal mural, jornal escola, fanzines, vídeos, blogs, entre outros. Basta sabermos usá-los, como inseri-los de acordo com a realidade dos futuros educomunicadores, que pode ser qualquer um, e todos nós.

 

Uma Experiência Educomunicativa em São Carlos

 

A Ramudá, ONG atuante na cidade de São Carlos desde 2001, realizou pela primeira vez na cidade, uma Cobertura (Jornalística) Educomunicativa, realizada durante o Encontro de Educação Ambiental - EA 2009. Os educomunicadores (que envolvem profissionais das áreas de comunicação, biologia e educação ambiental) capacitaram alunos da Escola CAASO, através de oficinas educomunicativas para promoverem a educação pela comunicação, realizando uma educobertura jornalística, por meio da educomunicação, e a disseminação da informação, da democratização da comunicação e do aprimoramento de suas ferramentas. Os alunos, no papel de eco-jornalistas, realizaram a cobertura do evento e produziram textos, entrevistas, programas de áudio e vídeo. Quem quiser saber mais sobre o Projeto Educação pela Comunicação e acompanhar o material produzido pelos jovens poderá acessar o blog www.educarcomunicando.blogspot.com

Ilustrações: Silvana Santos