Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dicas e Curiosidades
13/03/2023 (Nº 82) COMO REDUZIR O IMPACTO AMBIENTAL NA SUA ROTINA DIÁRIA
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=4457 
  

COMO REDUZIR O IMPACTO AMBIENTAL NA SUA ROTINA DIÁRIA

Nova forma de pensar o uso de recursos naturais precisa ser posta em prática

21/02/2023 -

Pensar em preservar meio ambiente ainda é importanteMinistério da Infraestrutura / Divulgação

Economizar água, separar o lixo corretamente, evitar o consumo de plástico. Essas são algumas formas de reduzir o impacto ambiental na rotina diária e que são ensinadas desde o Ensino Básico, porém, raramente colocadas em prática por grande parte da população. 

Um exemplo é observado em dado divulgado pelo Ministério do Meio Ambiente, em que é estimado que 80% do lixo do mar seja composto por plásticos, filtros de cigarro, borrachas, metais, vidros, produtos têxteis e papéis.

Maneiras de reduzir o impacto ambiental 

Informar sobre sustentabilidade, um tema que para muitos pode parecer repetitivo, ainda é falar da sobrevivência da próxima geração de seres humanos. Para a professora da Escola de Negócios da PUCRS, Maira Petrini, coordenadora do Grupo de Pesquisa sobre Sustentabilidade e Negócios com Impacto Social, dicas de cuidados com o planeta no dia a dia ainda são importantes, mas não são suficientes.

É mudança no comportamento de consumo de cada um. A provocação principal é colocar as pessoas a repensarem a maneira como elas consomem, pensar duas vezes se precisam fazer determinada compra — aponta.

Algumas pessoas se veem desacreditadas em realizar ações pessoais para preservação dos recursos naturais. As condutas podem parecer pequenas perto da responsabilidade ambiental que carregam grandes indústrias e o agronegócio. São nessas ocasiões, que a professora entende a necessidade de mudar o comportamento e enxergar a realidade com um novo olhar.

Se eu sei que o agro produz toneladas de água, posso fazer a escolha de não consumir o agro. Não precisa ser vegetariano, mas sabemos o quanto a carne pode usar áreas extensivas e água excessiva – explica sua visão.

Entre as dicas propostas por Petrini, está reavaliar em necessidade de comprar uma versão mais nova de um produto, se a que o consumidor tem já supre as necessidades. Exemplos são a troca constante de celulares e carros, que são produtos que utilizam muito plástico para suas produções.

Outra prática comentada pela pesquisadora pode ser um diferencial para pensar diferente: a necessidade que os consumidores têm de pressionar. Ou seja, o papel de exigir uma resposta dos órgãos estatais e empresas para que se atentem à preservação ambiental.

As gerações mais novas conseguem ter mais consciência, mas ainda geram pouca pressão — esclarece.

Por que falar de sustentabilidade é sempre necessário

O Dia de Sobrecarga da Terra é entendido pelos especialistas como o momento em que a demanda utilizada pela população humana é maior do que o próprio globo consegue produzir durante um ano. Este é um dos principais indicativos de que cenários como do filme Interestelar (2014), em que os recursos naturais da terra estão escassos, estão cada vez mais próximos de acontecer.

O dia de sobrecargas da terra cada ano vem se antecipando, ano passado [2022] foi no final de julho — comenta Maira Petrini. 

Vale destacar que o dia de sobrecarga da Terra em 2020 foi em agosto, e, no ano 2000, em setembro.

Dicas para reduzir o impacto ambiental

Reduzir o tempo no banho

Separar lixo

Utilizar menos sacolas

Usar embalagens orgânicas

Optar por bicicleta em viagens curtas

Não jogar lixo em locais públicos

Reduza o uso de energia elétrica

Fonte: Como reduzir o impacto ambiental na sua rotina diária | GZH (clicrbs.com.br)

Ilustrações: Silvana Santos