Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Culinária
16/09/2018 (Nº 65) COMO INCENTIVAR OS PEQUENOS A COMEREM ALIMENTOS SAUDÁVEIS
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3314 
  

COMO INCENTIVAR OS PEQUENOS A COMEREM ALIMENTOS SAUDÁVEIS

Dicas para uma comidinha mais saudável para as crianças.

Uma alimentação saudável é fundamental para o desenvolvimento da criança, além de auxiliar na formação, previne doenças e colabora para o bom funcionamento do corpo. Por muitos anos a alimentação infantil foi estimulada por guloseimas, como se os pequenos não precisassem dos nutrientes e vitaminas contidos nos alimentos como frutas e vegetais, por exemplo.

Nesse ciclo fomos formando pessoas que se alimentam apenas de comidas industrializadas, não conhecem os alimentos naturais, não experimentam coisas novas e rejeitam tudo que é da família dos legumes, vegetais e frutas.

E como reverter esse quadro?

Estudos apontam que desde a gestação a alimentação da mãe pode influenciar na alimentação do bebê, será mais fácil a aceitação por comidas naturais e mais saudáveis se a gestante já tiver este hábito durante a gravidez.

Os adultos são exemplos e por isso é fundamental que todos tenham bons hábitos alimentares, não adianta esperar que a criança goste de alimentos saudáveis se os pais não gostam. É importante também ressaltar que a hora da refeição deve ser um momento de prazer, sem estresse, não se deve forçar a criança a comer mais do que quer ou algo que recusa.

Segundo a apresentadora e nutricionista, Gabriela Kapin, existem cinco mandamentos que toda criança precisa seguir para uma alimentação saudável:

  1. Fazer as refeições sentados à mesa – como falamos anteriormente, a refeição deve ser um momento de prazer em família, sentados à mesa, estimula a boa alimentação, constrói momentos de diálogo e interação, além de estar na melhor posição para se comer.

  2. Comer sem distração – Como dizem “a hora da refeição é uma hora sagrada”, não se deve comer assistindo televisão, mexendo no celular ou com brinquedos. É preciso concentração ao que está comendo, para melhor ingestão e digestão dos alimentos.

  3. Saber e conhecer o que está comendo – ensine desde cedo a criança o nome dos alimentos e a importância deles para nosso corpo, não tente enganá-la para comer algo que não conhece, é preciso ensinar a comer bem e não manipular a criança.

  4. Ter cinco cores no prato – São as vitaminas e nutrientes que dão cor aos alimentos, ter um prato colorido significa ingerir uma variedade destes nutrientes.

  5. Experimentar novos alimentos – Sempre! É bom comermos coisas novas, fazer disso um hábito amplia nosso repertório e evita aquele “não gosto” sem nunca ter comido. Faça disso um jogo e será muito divertido.

Uma boa dica também para estimular a boa alimentação dos pequenos é deixá-los participar dos processos. Leve-os ao supermercado, apresente as características dos grupos de alimentos, ensine onde e como escolher os melhores produtos.

Elabore receitas que eles possam participar, além de proporcionar momentos gostosos em família, a criança visualiza o preparo do prato e por ter confeccionado, desperta o interesse em experimentar.

 

Uma alimentação saudável começa em casa, incentive seus filhos desde cedo e não terá problemas no futuro.



  • Texto escrito por Carolina Peixoto da Equipe Eu Sem Fronteiras

Fonte: https://www.eusemfronteiras.com.br/como-incentivar-os-pequenos-a-comerem-alimentos-saudaveis/



Ilustrações: Silvana Santos