Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Você sabia que...
16/09/2018 (Nº 65) BRINCAR COM FOGO NA INFÂNCIA É PRECISO
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3302 
  

BRINCAR COM FOGO NA INFÂNCIA É PRECISO



Ana Carolina Thomé e Rita Mendonça



Em dias frios, queremos logo nos esquentar. Para nós que adoramos brincar com a natureza, esta é a época do ano perfeita para brincar com fogo.



Como já falamos em outro post, aqui, neste blog, brincar com fogo na infância é muito importante para que as crianças aprendam sobre limitessegurançacuidar de si mesmas. Além de provocar a contemplação. O primeiro contato mais próximo com o fogo que uma criança tem, provavelmente acontece com sua vela de aniversário. Você já reparou no olhar dos bebês para a vela neste momento? É de encanto, de assombro, de curiosidade.



Mas como brincar com fogo sem se machucar?

Primeiro, é preciso que o adulto que vai propor a brincadeira para as crianças esteja tranquilo e seguro do que está fazendo. Esta é a melhor maneira de começar qualquer ação.



É sempre importante cuidar da segurança das crianças. Isso pode acontecer já a partir de uma conversa com elas, ao explicar o que vai acontecer de maneira direta, clara, contando apenas os fatos.



Fique atento ao espaço para identificar se não há nada nas proximidades que possa espalhar o fogo como tecido, papel ou plástico.



Observação de velas e sombras



O primeiro contato das crianças com o fogo podem feito por meio da observação de velas. Se estiver em um local fechado, apague todas as luzes, deixe o ambiente escuro e acenda as velas.

Faça isso de preferência sobre superfícies de metal ou cerâmica. Ao olhar a chama da vela as crianças podem perceber cores, movimentos, momentos em que a chama diminui e aumenta, a vela derretendo… Se tiver velas de cores diferentes, a parafina derretida cria formas impressionantes que também podem ser observadas.

Esse ambiente é propício para pesquisar sombras também. Ver as silhuetas na parede, inventar formas, usar a imaginação para criar personagens e histórias. A sombra produzida pela chama é diferente da produzida por uma lanterna. Faça um teste e veja as diferenças de luz e movimento.



Fogueira, uma construção coletiva



Imagine fazer uma fogueira junto com as crianças é uma ótima brincadeira! Mas é muito importante que as crianças participem dessa construção coletiva. Coletar folhas secas, gravetos, saber diferenciar quando está úmido e quando está seco, organizar os itens na estrutura da fogueira.

A estrutura está pronta? Então, é hora de sentar ao redor da fogueira para observarcontar histórias, conversar… Vale também propor uma bela sessão de cantoria, como mostra a imagem que ilustra este post e que foi feita na da Escola Arapoti, localizada em Santana do Parnaíba, em São Paulo.



Fogão a lenha: mutirão e alegria



Essa é outra possibilidade para convidar as crianças para lidar com fogo. E existem muitas formas de fazer isso. Desde empilhar tijolos e criar o formato do fogão, deixando entrada para a lenha e para o oxigênio, até construções mais elaboradas com barro.

Em Londrina, no Baobá Vivências pelo Brincar, as famílias se reuniram para construir um fogão a lenha com barro (veja as fotos no final deste post). Ana de Lucca, idealizadora do espaço educativo, contou como tudo aconteceu. Enquanto a massa era feita, as crianças transitavam pelo espaço. Algumas ajudavam a amassar o barro com os pés, outras simplesmente observavam. Ana relatou o sentimento que aflorou nesse movimento:



Durante o processo de construção do forno, surgiram muitas memórias dos tempos da infância, dos avós… Foi lindo de ver o mutirão e a alegria dos pais em construir com as mãos algo para compartilhar com suas crianças”.



Desde a pré-história, o fogo teve um papel fundamental na descoberta do quanto é gostoso estar ao seu redor com as pessoas que a gente gosta. Afinal, o fogo aquece a convivência, provoca o estar junto, a compartilhar histórias. E nos ajuda a lembrar que somos uma grande e única família!



Fonte: http://conexaoplaneta.com.br/blog/brincar-com-fogo-na-infancia-e-preciso/





Ilustrações: Silvana Santos