Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Culinária
05/03/2018 (Nº 63) PÃO DE BATATA DOCE, SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3135 
  

PÃO DE BATATA DOCE, SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE


Uma delícia e com todas as vantagens da batata doce.


Ingredientes:

 3 colheres de sopa de polvilho doce * 

1 batata doce cozida e amassada com garfo (+/- 1 xícara)

1 colher de sopa de água

1 colher de sopa de azeite extra virgem

sal a gosto

linhaça a gosto, pode ser chia também.

*Se gostar mais com a textura do pão de queijo, (esburacadinho por dentro) coloque 1 colher de polvilho doce e 2 de polvilho azedo)

Modo de Preparar:

Misture tudo até formar uma massa tipo de pão mesmo. Se necessário coloque bem aos pouquinhos um pouco mais de água ou de polvilho. 

Faça bolinhas e leve em assadeira untada para assar em forno pré aquecido.


A receita original pedia 2 colheres de sopa de polvilho doce e 1 colher de sopa de polvilho azedo, mas como não encontrei o azedo, fiz só com o doce. Cada um faz conforme a textura que mais gosta, o doce deixa mais borrachudo, o azedo mais esburacadinho. Pode congelar sem assar em uma assadeira. Depois de congelado coloque em um saquinho e asse quando quiser.

Esse da foto eu passei gema de ovo em cima,mas não precisa , pode assar normalmente.


Propriedades da Batata doce: Em relação a batata inglesa, apresenta um índice glicêmico menor. Fontes de vitaminas, como A e B e altos índices de sais minerais, como fósforo, ferro, cálcio e potássio. Retarda o envelhecimento,tem poder anti-inflamatório em partes do cérebro e no sistema nervoso.

Apresenta  beta-caroteno, que é precursor da vitamina A e atua diretamente no nosso sistema imunológico, além de melhorar a pele.
Fortalece a memória, diminui os níveis de açúcar na corrente sanguínea.

Tem Vitamina B6 que aumenta a produção de anticorpos, que são os principais responsáveis pelo combate à várias doenças.

Regula nosso sistema nervoso e acelera a produção de hemoglobina, que é responsável pelo transporte de oxigênio no nosso corpo.

E mais é baratinha!


Fonte: http://bioculinaria.blogspot.com.br/2014/03/pao-de-batata-doce-sem-gluten-e-sem.html


Ilustrações: Silvana Santos