ISSN 1678-0701
Número 63, Ano XVI.
Março-Junho/2018.
Números anteriores 
Início      Cadastre-se!      Procurar      Submeter artigo      Fazer doação      Contato     Apresentação     Normas de Publicação     Resultado do prêmio     Prêmio: Destaques     Prêmio: Selecionados     Artigos     Dicas e Curiosidades     Reflexão     Para sensibilizar     Entrevistas     Culinária     Arte e ambiente     Divulgação de Eventos     Sugestões bibliográficas     Educação     Plantas medicinais     Práticas de Educação Ambiental     Educação e temas emergentes     Ações e projetos inspiradores     Gestão Ambiental     Cidadania Ambiental     Relatos de Experiências     Notícias
Prêmio: Destaques

10/03/2018INSTITUTO FELINOS DO AGUAÍ – PESQUISANDO PARA EDUCAR
Parecer dos editores - O projeto cumpriu os requisitos expostos no regulamento e se revela como uma importante referência para o desenvolvimento de projetos de Educação Ambiental em reservas biológicas e ecológicas. O projeto aponta a importância da criação de um banco de dados com informações sobre as reservas, para fundamentar projetos de educação ambiental. Tem aspecto interdisciplinar, entrelaçando diversas temáticas ambientais. Alcança diferentes faixas etárias, e é desenvolvido com uma diversidade de grupos. Trata-se de um projeto que pode ser adaptado e replicado em outras reservas ecológicas e biológicas. A sensibilização e a percepção ambiental estão presentes nos diferentes processos educacionais e tecnológicos deste projeto. Envolveu um total aproximado de 40.000 pessoas

10/03/2018EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL: DIALOGANDO COM AS CRIANÇAS SOBRE OS IMPACTOS AMBIENTAIS DO CONSUMISMO
Parecer dos editores - O projeto cumpriu os requisitos expostos e se configura em uma prática de Educação Ambiental desafiadora: tratar sobre um tema bastante abstrato para crianças da Educação Infantil que é “consumismo”. O projeto aponta que os valores trabalhados foram de valorização de uma vida sustentável e de uma vida participativa, a partir de uma sequência didática desenvolvida com as crianças da Educação Infantil. Trata-se de um projeto que pode ser adaptado e replicado em outras escolas de Educação Infantil oportunizando a conscientização ambiental desde tenra idade.

10/03/2018EDUCAÇÃO AMBIENTAL AO AR LIVRE: UM OLHAR SOBRE O SLACKLINE
Parecer dos editores - O projeto cumpriu os requisitos expostos e se caracteriza pela realização de atividades de Educação Ambiental associadas às práticas esportivas de Slackline, que é “um esporte de equilíbrio sobre uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos, que permite ao praticante andar e fazer manobras por cima”. Aborda a conscientização e sensibilização sobre os impactos que atividades realizadas ao ar livre provocam no meio ambiente. A Educação Ambiental configura-se como uma importante ferramenta de conscientização para os praticantes, no que tange a minimização dos impactos que este esporte (e outros) pode provocar. Trata-se de um projeto que pode ser adaptado e replicado em outras atividades esportivas desenvolvidas ao ar livre.

10/03/2018EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO POLÍTICA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: EXEMPLO DO SUCESSO NOS 23 ANOS DE COLETA SELETIVA DE PORTA EM PORTA!
Parecer dos editores - O projeto cumpriu os requisitos expostos e se caracteriza pela realização de atividades de Educação Ambiental na busca de conscientizar os moradores da cidade sobre o comprometimento da coleta seletiva e os benefícios deste programa a todos. Este projeto atinge todo o município de Dois Irmãos/RS e poderá ser replicado em outros municípios, sendo um exemplo de planejamento para implantação deste modelo de coleta porta a porta.

10/03/2018PROJETO JARDIM VERTICAL – UMA ARTICULAÇÃO ESCOLA COMUNIDADE PROTAGONIZADA PELOS ESTUDANTES
Parecer dos editores – O projeto cumpriu os requisitos expostos. Tem com objetivo aplicar os referenciais teóricos de EA em uma perspectiva crítica e freirena. Os autores apresentam as múltiplas escolas da EA e suas tendências. O projeto traz o aproveitamento de resíduos para a elaboração de jardins ou hortas, envolvendo a comunidade escolar, podendo ser aplicado também em outros grupos de trabalhos sociais e outras instituições.

10/03/2018A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESENVOLVIDA PELO PROGRAMA A ESCOLA VAI À MATA
Parecer dos editores - O projeto cumpriu os requisitos expostos e prioriza a reaproximação dos educandos aos espaços naturais, propondo um novo sentir da vida, através de atividades práticas de Educação Ambiental, promovendo o estabelecimento de conexões dos aspectos naturais com aspectos sociais, culturais e históricos. Trata-se de um projeto que pode ser adaptado e replicado em outras escolas e instituições. As atividades desenvolvidas ocorrem em espaços pedagógicos, que promovem sensibilização. Em torno de 21.000 pessoas já participaram do projeto.

10/03/2018ANÁLISE DA APLICAÇÃO DE UM RECURSO EDUCACIONAL SOBRE A PEGADA ECOLÓGICA DO LIXO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Parecer dos editores - O projeto cumpriu os requisitos expostos. Tem como objetivo destacar a importância do recurso educacional “Pegada Ecológica do Lixo”, desenvolvido para a Alfabetização Científica na EA e estimular a divulgação de práticas em EA. Este trabalho atendeu alunos de 6ª série, o que oportunizou novas perspectivas aos alunos com a Alfabetização Científica dos mesmos. Este trabalho poderá ser disponibilizado para outras séries fazendo com que um número maior de estudantes perceba a sua pegada ecológica.

10/03/2018JOVENS MAPEADORES NA REDUÇÃO DE RISCOS DE DESASTRES AMBIENTAIS
Parecer dos editores – O projeto cumpriu os requisitos expostos e teve como objetivo formar jovens capazes de reconhecer fatores que implicam em risco ambiental e que sejam tomadores de ações preventivas em relação aos ambientes com risco de desastres ambientais. Os jovens foram iniciados no projeto através de oficinas, o que provocou o seu envolvimento maior com os propósitos do projeto. O projeto poderá ser replicado por instituições de diferentes instâncias, promovendo maiores possibilidades de sucesso no enfrentamento de situações de desastres ambientais.

10/03/2018JORNADA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO COLÉGIO ESTADUAL DOUTOR JOÃO MAIA: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA
Parecer dos editores - O projeto cumpriu os requisitos expostos no regulamento e efetivou-se a partir de atividades de sensibilização e atividades continuadas ao longo de mais de 10 anos, e alunos participaram ativamente na construção do evento. As saídas de campo envolviam Unidades de Conservação e Parques, desde municipais, estaduais e nacionais, estimulando a iniciação científica, com visitas a importantes centros de pesquisas. Trata-se de um projeto que pode ser adaptado e replicado em outras escolas e instituições. A iniciativa envolveu toda comunidade escolar, alcançando aproximadamente, de forma direta, 280 pessoas.

10/03/2018EDUCAÇÃO AMBIENTAL: COLETA SELETIVA, RECICLAGEM EREAPROVEITAMENTO DO ÓLEO DE COZINHA REALIZADO NO C. E. NASCIMENTO DE MORAIS, MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ-MA
Parecer dos editores - O projeto cumpriu os requisitos expostos e se caracteriza pela realização de atividades de Educação Ambiental com objetivo de despertar nos alunos a conscientização ambiental, levando - os a refletirem sobre hábitos de descartes de resíduos sólidos diariamente, especialmente mostrando alternativas para o descarte correto para o óleo de cozinha. O projeto atendeu no mínimo uma comunidade de 500 pessoas. Este projeto poderá ser replicado em outras escolas, associações e entidades parceiras que tenham autorização para armazenar o óleo comestível usado.

10/03/2018EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ARTE: UM OLHAR SOBRE A REALIDADE ESCOLAR E SUAS POSSIBILIDADES
Parecer dos editores - O projeto cumpriu os requisitos expostos e teve como objetivo buscar compreender a sensibilização ambiental infantil e seus desdobramentos no ambiente escolar. Foram propostas atividades com crianças. Os resultados destas atividades apontam a sensação de que as crianças que não vivenciam o meio ambiente natural possuem mais dificuldades de reconhecer o valor da natureza. Este projeto atende uma parcela das comunidades que trabalha com as artes nas mais diversas esferas, podendo ser replicado também na educação informal.

10/03/2018CARTOGRAFIA SOCIAL ESANEAMENTO AMBIENTAL EM OLHOS D’ÁGUA -TAQUARA/RS
Parecer dos editores - O projeto cumpriu os requisitos expostos e tem como objetivo formar uma sociedade participativa, com a construção de mapas, sendo esta uma ferramenta de EA e mobilização social para que haja maior comprometimento com o saneamento para alterar a realidade do município. Foram promovidas oficinas onde a técnica de Cartografia foi referência para a estratégia de soluções para o saneamento. O projeto poderá ser replicado e, outros municípios, com apoio de Secretarias e também de Universidades.

10/03/2018CONSERVAÇÃO DE SOLOS: SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ
Parecer dos editores: O projeto cumpriu os requisitos expostos e teve como objetivo trabalhar com os alunos de duas turmas de licenciatura em Pedagogia de uma escola de formação de professores localizada no município de Campos dos Goytacazes, o tema conservação do solo, sendo um município que possui um polo cerâmico, do qual o solo é a material prima. É importante cuidar e conhecer as formas de conservação do solo. O projeto trouxe uma condição particular, que são as aulas práticas, podendo ser replicado em outros espaços educacionais.

10/03/2018A FARMÁCIA SOLIDÁRIA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURSO DE FARMÁCIA
Parecer dos editores - O projeto cumpriu os requisitos expostos e teve como objetivo arrecadar medicamentos que estão dentro do prazo de validade e sobram nos domicílios de usuários pacientes, para serem redirecionados a pacientes que, sob prescrição médica, podem utilizá-los. Este projeto poderá ser reproduzido por agentes de saúde, agentes comunitários, equipe de vigilância sanitária, e pode ser divulgado para as secretarias que integram o sistema de saúde e educação municipal.

10/03/2018CONCEPÇÕES E SENSIBILIZAÇÕES DE ACADÊMICOS DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL SOBRE A FRAGILIDADE DE UM CÓRREGO EM ÁREADE ECÓTONO
Parecer dos editores – O projeto cumpriu os requisitos expostos e teve como objetivo avaliar a percepção ambiental de acadêmicos sobre o compromisso de conservação de um ecossistema aquático em área de ecótono, localizada no Mato Grosso do Sul. Este trabalho também observou a necessidade de manter medidas de proteção para com este ambiente. A experiência poderá ser desenvolvida por acadêmicos de vários cursos, debatendo a necessidade de conhecer as fragilidades do ambiente natural.

10/03/2018COLETA SELETIVA E ESCOLAS MUNICIPAIS: UMA PARCERIA POSSÍVEL ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Parecer dos editores - O projeto cumpriu os requisitos expostos e se configura como uma ferramenta de conscientização, de apoio e de adesão à coleta seletiva. O projeto preocupa-se com a valorização das cooperativas de catadores de resíduos e se utiliza de atividades práticas de Educação Ambiental como instrumento de modificação cultural. Trata-se de um projeto que pode ser adaptado e replicado em outras escolas e instituições. O projeto que envolve, de forma direta, 601 educandos, evidenciou uma “expressiva mudança cultural e de hábito em toda a população olimpiense a partir de um ponto comum, a escola”.

10/03/2018PROMOVENDO A SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL EM ATIVIDADES EXTENSIONISTAS NA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA GATÉN, EM LAJEADO/RS, BRASIL
Parecer dos editores - O projeto cumpriu os requisitos expostos e configura-se pela valorização da cultura indígena, tão vilipendiada e esquecida nos contextos sociais, políticos, econômicos, ambientais. Presta apoio para as famílias indígenas da região, encaminha demandas colocadas pelos Kaigang e procuram revitalizar os traços culturais, sensibilizando para a preservação e valorização da cultura indígena.Trata-se de um projeto que pode ser adaptado e replicado em outras escolas e instituições.

10/03/2018EDUCAÇÃO AMBIENTAL: AÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESTUFA ECOLÓGICA
Parecer dos editores - O projeto cumpriu os requisitos expostos e se caracteriza pela realização de atividades de Educação Ambiental onde os alunos, através do programa PIBID, construíram uma estufa de garrafas PET estimulando o aproveitamento das garrafas e a produção de alimentos em uma estufa. Este projeto possui potencial para ser replicado para todos os Projetos PIBID.

10/03/2018POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA, BRINCANDO E APRENDENDO – UMA ESTRATÉGIA EDUCATIVA
Parecer dos editores - O projeto cumpriu os requisitos expostos e se configura em uma prática de Educação Ambiental. Utiliza a ludicidade para envolver alunos em uma temática pouco atrativa para eles, evidenciando que, através de jogos, o interesse pelo assunto se potencializa e os resultados demonstram o alcance dos objetivos. Trata-se de um projeto que pode ser adaptado e replicado em outras escolas e instituições. O projeto, portanto, conquistou a atenção dos educandos e sensibilizou jovens entre 14 e 25 anos.

10/03/2018EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AGROTÓXICOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA
Parecer dos editores - O projeto cumpriu os requisitos expostos e se revela como uma importante referência para a abordagem do tema “agrotóxicos” em atividades de Educação Ambiental na disciplina de Biologia, estendendo-se a outras disciplinas também. Envolve, não somente estudantes que atuam em diferentes setores, como também, estudantes agricultores. Trata-se de um projeto que pode ser adaptado e replicado em outras escolas e instituições. O projeto destaca-se pelo objetivo de informar e incentivar o cuidado com o meio ambiente e com a saúde, quanto a utilização de agrotóxicos na agricultura. Envolveu, de forma direta, 60 estudantes.

 
Início      Cadastre-se!      Procurar      Submeter artigo      Fazer doação      Contato     Apresentação     Normas de Publicação     Resultado do prêmio     Prêmio: Destaques     Prêmio: Selecionados     Artigos     Dicas e Curiosidades     Reflexão     Para sensibilizar     Entrevistas     Culinária     Arte e ambiente     Divulgação de Eventos     Sugestões bibliográficas     Educação     Plantas medicinais     Práticas de Educação Ambiental     Educação e temas emergentes     Ações e projetos inspiradores     Gestão Ambiental     Cidadania Ambiental     Relatos de Experiências     Notícias