Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Em junho completará 23 anos, e este convite é uma oportunidade para você participar ativamente desta ação, doando qualquer quantia. Assim, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção. Ajude-nos a continuar transformando vidas! Sua contribuição hoje é essencial para garantir os próximos 23 anos desse projeto! Muito obrigada!
     
Rico é aquele que sabe ter o suficiente. Lao Tze
ISSN 1678-0701 · Volume XXII, Número 90 · Março-Maio/2025
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(3) Podcast(1) Dicas e Curiosidades(1) Reflexão(2) Iniciativas Empresariais Sustentáveis(7) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(5) Entrevistas(2) Culinária(2) Divulgação de Eventos(16) O que fazer para melhorar o meio ambiente(1) Sugestões bibliográficas(2) Educação(1) Breves Comunicações(1) Reportagem(3) Soluções e Inovações(2) Educação e temas emergentes(3) Ações e projetos inspiradores(17) Cidadania Ambiental(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(20) Relatos de Experiências(7)   |  Números  
Relatos de Experiências
11/03/2017 (Nº 59) A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM SALA DE AULA
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2646 
  

A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM SALA DE AULA

 

 

A aplicação de projetos nas escolas tem se tornado uma estratégia importante no contexto escolar, por despertar nos alunos o interesse de aprender. Os projetos de Ciências/Biologia normalmente são voltados para temas e problemas da atualidade, para aproximar o aluno da sua realidade e tem caráter interdisciplinar. Nos últimos tempos, a produção de lixo se tornou muito intensa, sobrecarregando o Planeta Terra e a reciclagem é vista como a solução para redução do lixo. Por isso, foi realizado um projeto de reciclagem com alunos do ensino fundamental da Escola Estadual José Fernandes de Souza, no Município de Varzelândia-MG com ênfase na educação ambiental.

 

Figura 1. Mural confeccionado pelos alunos, todo com papel reciclável.

 

Figura 2. Alunos conhecendo o destino do lixo de sua casa.

 

O projeto contribuiu para maior conscientização da comunidade escolar, com maior reciclagem no ambiente educacional e fora dele. Os alunos se tornaram mais criativos, mostrando seu talento através da exposição de objetos confeccionados por eles. Perceberam ainda que muitos dos objetos confeccionados tem utilidade no seu cotidiano. Compreenderam que a decomposição de alguns materiais, como alumínio, é demorada e acumula lixo no meio ambiente, o que polui as águas e o solo. Por isso aprendizado através da aplicação de projetos de educação ambiental é uma estratégia pedagógica eficiente.

 

 

 

 

Ilustrações: Silvana Santos