Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Sugestões bibliográficas
06/12/2018 (Nº 66) SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3470 
  

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

Morcegos: além dos mitos

Os morcegos são mamíferos voadores envoltos em vários mitos, sendo o mais conhecido o vampirismo. Neste livro, tratamos dos mitos e buscamos ir além, pois são animais que têm papéis importantes nos ecossistemas, tanto naturais, quanto urbanos. (...).

Entre os serviços ecossistêmicos que os morcegos desempenham estão: o consumo de insetos e o consequente controle de pragas; a dispersão de sementes, relacionada ao consumo de frutos; e a polinização, decorrente do hábito de consumo do néctar em flores de algumas espécies vegetais.

O nosso objetivo foi o de organizar uma obra que contribuísse para dar visibilidade à diversidade e importância ecológica dos morcegos, assim como abordar os mitos, como o vampirismo, e riscos à saúde. Além disto, queremos que os textos e propostas didáticas aqui apresentados cheguem até professores de educação básica para serem usadas durantes suas aulas. Através deste livro, buscamos aproximar pesquisadores e um público mais amplo, por meio de textos simples, didáticos e interessantes.

Os capítulos deste livro tratam da diversidade de espécies de morcegos na natureza e em áreas urbanas, seus hábitos alimentares, sua importância de reservas ecológicas para a conservação das espécies, bioindicação e o que as pessoas pensam destes animais, incluindo os diversos mitos sobre que transitam em nossa cultura.

Ao todo, são 19 capítulos de 38 autores pertencentes a 19 diferentes instituições de todas as regiões do país. Deste esforço coletivo, nasceu Morcegos: além dos mitos, o qual esperamos que seja de agradável leitura e útil para ações educativas.

Trecho da apresentação do livro por Valdir Lamim-Guedes e Luciana M. Costa.

Conheça a obra completa e faça o download gratuitamente através da aba livros.



O que temos a dizer sobre educação para sustentabilidade

Este livro é o resultado de quatro oferecimentos, na modalidade à distância, do curso Educação para a sustentabilidade: teoria e prática. O curso trata de conceitos fundamentais da área de sustentabilidade e educação ambiental com uma abordagem introdutória. Entretanto, não deixa de ser uma excelente fonte de conhecimento para professores com interesse na temática socioambiental e que visam a elaboração de aulas práticas sobre o tema.

O primeiro oferecimento do curso foi através do Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (CECEMCA) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Rio Claro, nos anos de 2013 e 2014, e através da plataforma educacional Google Classroom, no primeiro semestre de 2018.

Este livro possui dois objetivos: (1) apresentar a concepção e estruturação de um curso oferecido à distância que, no caso, teve como público-alvo os educadores em temas ambientais e (2) relatar as experiências obtidas na aplicação do curso, aqui incluindo textos produzidos pelos estudantes. Com relação aos materiais didáticos desenvolvidos para o curso, estes serão abordados em uma publicação futura.

Esperamos que o livro sirva de inspiração para o desenvolvimento e oferecimento de outros cursos voltados à área ambiental e que o material, aqui apresentado, também contribua para a reflexão das práticas de ensino em educação ambiental.

Apresentação do livro

Conheça a obra completa e faça o download gratuitamente através da aba livros.


Ilustrações: Silvana Santos