ISSN 1678-0701
Número 63, Ano XVI.
Março-Junho/2018.
Números anteriores 
Início      Cadastre-se!      Procurar      Submeter artigo      Fazer doação      Contato     Apresentação     Normas de Publicação     Resultado do prêmio     Prêmio: Destaques     Prêmio: Selecionados     Artigos     Dicas e Curiosidades     Reflexão     Para sensibilizar     Entrevistas     Culinária     Arte e ambiente     Divulgação de Eventos     Sugestões bibliográficas     Educação     Plantas medicinais     Práticas de Educação Ambiental     Educação e temas emergentes     Ações e projetos inspiradores     Gestão Ambiental     Cidadania Ambiental     Relatos de Experiências     Notícias
Relatos de Experiências

13/03/2018ENTRE A MÚSICA ELETRÔNICA E A PERMACULTURA: A CONTRIBUIÇÃO DO EUBIOSE ECOFESTIVAL PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS DA GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM EVENTOS  
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3167 
" data-layout="standard" data-action="like" data-show-faces="true" data-share="true">

Template for Electronic Submission of Organic Letters


ENTRE A MÚSICA ELETRÔNICA E A PERMACULTURA: A CONTRIBUIÇÃO DO EUBIOSE ECOFESTIVAL PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS DA GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM EVENTOS



Marília Sepúlveda Vivanco

Aluna da Graduação Tecnológica em Eventos – Universidade de Fortaleza

Mônica Menezes Bruno de Carvalho

Aluna da Graduação Tecnológica em Eventos – Universidade de Fortaleza


Michelle Galvão de Souza
Aluna do Mestrado em Administração – PPGA – Universidade de Fortaleza
Professora na Graduação Tecnológica em Eventos – Universidade de Fortaleza
Graduada em Gestão de Turismo pelo CEFET – CE



Resumo

Este trabalho é um relato de experiência, cujo objetivo é descrever uma atividade promovida pelo Grupo de Estudo Dirigido (GED) da disciplina Gestão Ambiental e Sustentabilidade em Eventos. A referida matéria é ofertada durante o primeiro semestre da Graduação Tecnológica em Eventos da Universidade de Fortaleza. Como forma de apresentar um caso prático de aplicação do conteúdo teórico, convidou-se o promotor do evento do Eubiose Ecofestival para uma conversa com os alunos. O evento foi escolhido por introduzir princípios de sustentabilidade no processo de gestão do evento. Após a exposição dialogada, em que foi evidenciada a trajetória profissional do promotor, tais como as etapas de planejamento e execução, as formas de mitigação dos impactos socioambientais e os resultados alcançados pelo ecofestival, foi enviado aos alunos um formulário eletrônico utilizando os recursos do Google Forms para avaliação da experiência. O recurso, além de avaliar a compreensão sobre alguns aspectos apresentados na palestra, também ajudou a validar a experiência pedagógica como significativa para os alunos.

Palavras-chave: Gestão ambiental. Sustentabilidade. Permacultura. Ecofestival



Introdução


Tendo em vista a atual importância econômica do setor do eventos e considerando o impacto ambiental que decorre dessas realizações, é importante às instituições de ensino, sensibilizar os futuros profissionais para a preservação dos recursos naturais evidenciando medidas que contribuam para o desenvolvimento sustentável.

Nesse sentido, o Curso Superior de Graduação Tecnológica em Eventos, da Universidade de Fortaleza (Unifor), criado no ano 2012, oferta durante o primeiro semestre, a disciplina Gestão Ambiental e Sustentabilidade em Eventos. A carga horária equivale a 36 horas/aula e propõe-se a desenvolver no aluno a capacidade de “conscientizar, compreender e aplicar a relação socioambiental, frente à gestão de negócios em turismo e eventos visando à sustentabilidade.” (UNIFOR, 2017)

A referida disciplina vinculou-se ao Programa de Monitoria Acadêmica da Universidade de Fortaleza em 2016. Desta forma, a docente conta anualmente com o apoio de duas monitoras para condução de atividades complementares de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, as monitoras conduzem o Grupo de Estudo Dirigido (GED) e tem condições de desenvolver competências de iniciação à docência: a) tiram dúvidas dos conteúdos aplicados em sala de aula; b) dão suporte a vida acadêmica esclarecendo sobre o curso e demais programas institucionais c) contribuem para aproximação dos colegas junto ao mercado, sobretudo motivando e evidenciando oportunidades ofertadas pelo curso.

A crescente internacionalização de normas e boas práticas relativas a sustentabilidade em eventos, trazem para a sala de aula um cenário em que diferentes referenciais teóricos e metodologias de ensino são cada vez mais necessários para promover a compreensão dos conteúdos apresentados.

A GRI – Global Report Iniciative (2012), por exemplo, estabelece diretrizes específicas dirigidas aos organizadores de eventos, que permitem que os mesmos, antes ou depois do evento, comuniquem informação qualitativa e quantitativamente acerca do seu desempenho face à sustentabilidade.


Benefícios internos e externos na adoção das diretrizes do GRI

Fonte: GRI (2012)



Além de referencial teórico técnico, vinculado a normas e padrões internacionais, a disciplina também recorre a autores que exponham o tema de outras maneiras.








Quadro 1: Práticas a serem adotadas na realização de eventos sustentáveis

Adaptado de Santos (2011)


Ainda assim, o estudo de casos práticos é cada vez mais necessário para que os alunos compreendam os obstáculos, os benefícios e as práticas viáveis considerando o mercado local como ambiente real de atuação.

Dentro dessa proposta, convidou-se um profissional especializado para um diálogo direto com os alunos mostrando o caso do Eubiose Ecofestival.


A Construção da Experiência


Para a construção desse relato de experiência, fez-se o seguinte percurso metodológico:


1 Busca por “ecofestival” em buscadores e redes sociais

Para encontrar um evento de entretenimento realizado em Fortaleza que pudesse servir como caso prático para a disciplina, buscou-se por “evento sustentável Fortaleza” e “evento verde Fortaleza”, contudo, o resultado não foi satisfatório. Ao procurar por “ecofestival Fortaleza”, o Eubiose apareceu entre os primeiros resultados. Procedeu-se a visita ao site e redes sociais (Facebook) para conhecer melhor o conceito do evento.




2 Pesquisa no site do Eubiose Ecofestival

Eubiose Ecofestival, um evento holístico e alternativo, criado como forma de oferecer ao público algo diferente aos grandes shows apresentados hoje no Brasil. A primeira edição do evento aconteceu em 2015. Tem como princípio fundamental a unificação de corpo, alma e espírito, além de despertar a preocupação com a integração homem-natureza a partir dos princípios da permacultura.

Figura 01: Capa do site do Eubiose Ecofestival