Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Prêmio: Selecionados
05/03/2018 (Nº 63) MOBILIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL EM PROL DA EVOLUÇÃO DA SOCIEDADE
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3074 
  
Revista Educação ambiental em Ação 33

MOBILIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL EM PROL DA EVOLUÇÃO DA SOCIEDADE

Fernanda Marin Campachi1, Edson Bilche Girotto2

1Pedagoga do Centro de Educação Ambiental do Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis - DAEP

2Presidente do Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis – DAEP


Resumo:

O trabalho realizado no município de Penápolis-SP, prioriza um modelo de Educação Ambiental constituído a partir do diálogo e da relação estabelecida com os sujeitos com os quais ele se relaciona utilizando-se de atividades como visitas monitoradas e campanhas educativas.


Abstract:

The work carried out in the city of Penápolis-SP prioritizes a model of Environmental Education constituted from the dialogue and established relationship with the subjects with whom it relates using activities such as monitored visits and educational campaigns.


Introdução

O Centro de Educação Ambiental (CEA) foi criado no dia 22/10/1993, sendo um projeto de iniciativa do Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis (DAEP), autarquia municipal responsável pelo saneamento básico do município (água, esgoto, resíduos sólidos e educação ambiental). O CEA vem realizando um trabalho de Educação Ambiental no município em parceria com o Consórcio Ribeirão Lajeado, tendo em vista a necessidade de ações ambientais voltadas para preservação e recuperação do Ribeirão Lajeado, manancial de abastecimento hídrico do município. Os trabalhos desenvolvidos têm o objetivo de conscientizar a comunidade para a importância e a necessidade da preservação e a conservação da natureza, especificamente, do Ribeirão Lajeado, manancial hídrico responsável pelo abastecimento de água na cidade, bem como cultivar o respeito e o amor pela natureza. O Centro de Educação Ambiental de Penápolis-SP fica localizado na Rua Altino Vaz de Melo, 3200 - Bairro Santa Terezinha, atendendo de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Os canais de comunicação do CEA são: telefones 3652-5309 e 3654-6100, email cea@daep.com.br e o site http://www.daep.com.br/cea/.

Competências do CEA:

  • Realizar palestras nas escolas, bem como a comunidade em geral referentes ao meio ambiente e ao saneamento, de forma que se entenda a natureza como uma totalidade dinâmica e interdependente;

  • Elaborar uma metodologia de trabalho com a comunidade local de forma a despertar o espírito crítico sobre as questões do meio ambiente e do saneamento;

  • Organizar exposições permanentes e itinerantes sobre o meio ambiente;

  • Realizar relatórios e estatísticas anuais sobre as atividades do CEA;

  • Utilizar o Centro de Educação Ambiental para pesquisas extraclasse;

  • Efetuar visitas e excursões seguindo o itinerário do saneamento básico e o percurso ao longo do Ribeirão Lajeado, bem como outros roteiros que incentivem a atuação ao meio ambiente;

  • Seguir o cronograma anual de eventos (Dia da Água e Dia do Ribeirão Lajeado - março; Dia da Conservação do Solo - abril; Dia do Meio Ambiente – Junho; Dia da Agricultura Natural e Dia de Combate a Poluição – agosto; Dia da Árvore e Dia da Criança Ecológica – setembro; Aniversario da Cidade - outubro);

  • Realizar o monitoramento da qualidade da água com alunos, professores e comunidade em geral;

  • Auxiliar os alunos e professores na elaboração de pesquisas, material didático sobre meio ambiente e saneamento;

  • Apoiar as iniciativas de coleta reciclável realizadas nas escolas e nos bairros, fornecendo material didático aos interessados;

  • Organizar gincanas e passeios ecológicos que ampliem a conscientização da comunidade sobre a natureza;

  • Capacitação de dirigentes e professores Municipal/Estadual/Particular.


Em 2017 o CEA realizou diversas atividades e foi dado continuidade a diversos projetos em toda a rede escolar do município. Durante o ano foram efetuadas ações a públicos formais e não formais, sendo que para melhor exemplificação será exposto duas sensibilizações efetuadas na Escola Estadual João Teixeira Sampaio, sendo uma realizada em abril e outra em agosto. Na primeira ação o CEA orientou os alunos a fazer uma pesquisa com os moradores do entorno da escola abordando questões relacionadas ao descarte de lixo orgânico e reciclável. A segunda ação tratou-se de uma mobilização dos alunos para que os mesmos recolhessem resíduos recicláveis descartados incorretamente em um trecho da estrada rural próximo ao Ribeirão Lajeado que é usado no abastecimento público.


Metodologia

Focado em ações educativas e preservacionistas o CEA vem mantendo suas atividades monitoradas por profissionais capacitados. Essas atividades são previamente agendadas de acordo com a faixa etária e grau de instrução dos visitantes, objetivando melhor aproveitamento de cada grupo específico. São realizadas atividades como projeção de filmes/documentários, atividades lúdico educativas, teatro de fantoches, trilha ecológica, debates, excursões com itinerários ligados à educação ambiental, e demais atividades relacionadas à preservação do meio ambiente.

No que se refere as ações realizadas em 2017 na Escola Estadual João Teixeira Sampaio segue:


  1. Ação de Educação Ambiental - Sensibilização da População

CATEGORIA: Campanha Educativa

TEMA: Resíduos Sólidos

ESCOLA: E.E. João Teixeira Sampaio

PÚBLICO ALVO: Alunos do ensino médio e comunidade

LOCAL DA AÇÃO: Bairro Silvia Covas

DATA: 19/04/2017

N° DE PARTICIPANTES: 85


A ação foi realizada com os alunos do ensino médio, da escola João Teixeira Sampaio, que junto com a equipe do Centro de Educação Ambiental, orientou a população casa a casa através de pesquisa (Figura 1), abordando questões relacionadas ao descarte de lixo orgânico e reciclável e os danos que o descarte incorreto destes materiais podem causar para a saúde da população e ao meio ambiente, sendo que neste dia também foram entregues panfletos informativos. A equipe da Vigilância Epidemiológica também participou da ação, orientando os munícipes quanto a questão da dengue e outros vetores.


Figura 1 – Pesquisa realizada no Bairro Silvia Covas.



  1. Ação de Educação Ambiental – Coleta de Resíduos em Área de Manancial

CATEGORIA: Campanha Educativa

TEMA: Resíduos Sólidos

ESCOLA: E.E. João Teixeira Sampaio

N° DE PARTICIPANTES: 83

PÚBLICO ALVO: Alunos do ensino médio e comunidade

LOCAL DA AÇÃO: Rua Augusto Pereira de Moraes, até a ponte do Ribeirão Lajeado / Rua Altino Vaz de Mello, até a ponte do Ribeirão Lajeado

DATA: 11/08/2017


A ação de educação ambiental foi realizada em duas estradas rurais (Figura 2), que levam até a ponte do Ribeirão Lajeado, manancial que abastece o município.

Foram divididos dois grupos de trabalho que fizeram a coleta de diversos resíduos que foram descartados de forma incorreta na estrada.

Ao todo foram coletados 220 quilos de materiais que poderiam poluir o rio. A ação também contou com a participação dos atiradores do Tiro de Guerra que apoiaram o trabalho de sensibilização.

Esta ação teve como objetivo alertar e sensibilizar a comunidade sobre a poluição, evitando que o lixo descartado pelas estradas chegue até o rio.


Figura 2 – Coleda de resíduos em área de manancial.



Resultados

Como resultado das duas ações realizadas em 2017 pelo CEA na Escola Estadual João Teixeira Sampaio, podemos dizer que a pretensão é gerar uma consciência ecológica, buscando sensibilizar os participantes quanto as questões ambientais, criando oportunidades para possíveis mudanças de comportamento em relação a proteção da natureza, respeito ao meio ambiente e a sustentabilidade. Busca-se também a mitigação dos impactos ambientais permitindo a construção de valores de cidadania e ambientais, assim como uma visão consciente sobre a natureza, numa aprendizagem contínua, onde cada um respeite a vida e compreenda que a conservação do meio ambiente e do planeta depende da mudança de atitude do cotidiano.


Discussão

Considerando que a Educação Ambiental tem como fim contribuir com a sustentabilidade do planeta e da vida, em um processo de aprendizagem permanente, onde necessitamos de um convívio respeitoso e articulado com todas as formas de vida no planeta, pois tal educação reafirma valores e ações que contribuem para a transformação humana. A crise ambiental é um dos grandes desafios da humanidade que além, de soluções técnicas, requer soluções educacionais que se configurem na construção de conhecimentos, desenvolvimento de mudanças de hábitos, internacionalização de novos valores e atitudes que contribuam para a superação dos problemas apresentados, portanto a realização de projetos como os citados é de suma importância, visando a sustentabilidade local. Nesse contexto a escola como instituição produtora de conhecimento, tem que firmar um compromisso que gere melhoria na qualidade de vida de todos.


Bibliografia

SÃO PAULO. Secretaria de Meio Ambiente. Conceitos para se fazer Educação Ambiental. São Paulo: COEA/SEMA, 1999, 112 p. (Cadernos de Educação Ambiental).

SATO, Michèle. Educação ambiental. São Carlos: EdUFSCar, 1996.

ZEPPONE, Rosimeire M.O. Educação Ambiental: teorias e práticas escolares. Araraquara: JM Ed., 1999. 150 p.

BERNA, Vilmar. Como fazer educação ambiental. São Paulo: Paulus, 2001. 142 p.


Ilustrações: Silvana Santos