Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Culinária
26/01/2018 (Nº 62) APRENDA A FAZER FALAFEL: O DELICIOSO BOLINHO ÁRABE VEGANO
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2963 
  

APRENDA A FAZER FALAFEL: O DELICIOSO BOLINHO ÁRABE VEGANO

Falafel é um bolinho de grão de bico processado e temperado com condimentos.

Falafel é um bolinho de grão de bico processado (sem cozinhar) e temperado com condimentos. É um prato originário do Oriente Médio e tradicionalmente frito. Pode ser servido como acompanhamento ou dentro de sanduíches feitos com pão folha e outros ingredientes, como homus, tahine e salada.

O primeiro ponto antes de começar a fazer a sua receita de falafel é demolhar o grão de bico por pelo menos 8 horas. O ideal é deixar de um dia para o outro em água e coberto. Secar os grãos em um pano de prato limpo para retirar o excesso de água e processar. Os temperos do falafel podem variar bastante. A receita abaixo é uma versão bem básica e tradicional. No entanto, nada impede de incluir os seus temperos favoritos, ou aqueles que você tem em casa. Mas faça as alterações com cuidado, sempre testando o sabor.

No momento de moldar seus bolinhos, teste o ponto da massa apertando uma pequena porção na mão. Ela deve ficar agregada, mas ainda estar bem úmida. Normalmente o falafel é moldado em bolinhas não muito grandes. Eu prefiro fazer bolinhos achatados (como os da foto abaixo) e fritá-los em um fio de azeite na frigideira. É mais difícil eles desmancharem dessa forma.

Se preferir, asse os seus bolinhos em forno aquecido e dentro de uma assadeira antiaderente ou untada. É importante virar no meio do tempo para que eles dourem por igual. Prove antes de retirar do forno: abra um dos bolinhos para verificar se estão assados por dentro!

Ingredientes

1 e 1/2 xícaras de grão de bico, demolhado de um dia para outro

1 cebola

2 dentes de alho

1 maço de salsa fresca (pequeno)

1 maço de coentro fresco (pequeno)

10 folhas de hortelã fresca

1 colher (sopa) de sementes de gergelim

1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1/2 colher (chá) de cominho em pó

1/4 colher (chá) de páprica

Sal e pimenta do reino

Modo de fazer

Coloque o grão de bico de molho na véspera em água. No dia seguinte drene bem a água e seque o grão de bico sobre um pano de prato limpo.

Coloque no processador até virar uma pasta. Junte a cebola e o alho e em seguida as folhas, sementes e os temperos.

Teste o ponto apertando uma pequena porção na mão. Ele deve ficar agregado, mas ainda molhadinho. Forme bolinhos não muito grandes para que o interior fique cozido por igual.

Asse em forno preaquecido (180°C) em uma forma untada (ou antiaderente) por 20 a 25 minutos, dependendo do tamanho dos bolinhos. Vire na metade do tempo.

Os bolinhos também podem ser fritos em frigideira antiaderente com um fio de azeite de oliva.



Fonte: http://ciclovivo.com.br/noticia/aprenda-a-fazer-falafel-o-delicioso-bolinho-arabe-vegano/



Ilustrações: Silvana Santos