Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dicas e Curiosidades
26/01/2018 (Nº 62) PÉ NO CHÃO, PESSOAL! CIENTISTAS COMPROVAM QUE ANDAR DESCALÇO PODE CURAR DOENÇAS INFLAMATÓRIAS
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2948 
  

PÉ NO CHÃO, PESSOAL! CIENTISTAS COMPROVAM QUE ANDAR DESCALÇO PODE CURAR DOENÇAS INFLAMATÓRIAS


Por Karlla Patrícia - Bióloga


Se você é cheio de frescuras para andar descalço, pode ir mudando seus pensamentos. No texto “Está estressado? Vai para o mato!”, mostramos alguns estudos científicos que comprovam que um passeio na mata pode curar doenças. Agora, um estudo publicado no site científico NCBI, andar descalço pode curar doenças, melhorar nossa saúde e garantir o bem-estar.


A explicação é simples: de acordo com o autor do estudo, Dr. James Oschman, biólogo especialista em medicina energética, a carga rica em elétrons presentes no solo, pode fazer milagres com nossa saúde. Ele diz que ao andarmos descalços, esses elétrons entram em nosso corpo e funcionam como importantes antioxidantes, varrendo os radicais livres.


ANDAR DESCALÇO PODE MESMO CURAR DOENÇAS


Para chegarem a essa conclusão, acompanharam lesões experimentais muscular. Essas lesões foram usadas para monitorar a resposta imune sob condições de ter contato dos pés ou não com o solo. A ligação à terra reduz ou mesmo impede a inflamação após lesão. Este contato, segundo o estudo, reduz a vermelhidão, o calor, o inchaço, a dor e a perda de função. A cura de inflamações crônicas dolorosas foi confirmada em 20 estudos de caso.


O estudo diz que o contato dos pés com a terra pode reduzir a dor e alterar o sistema imunológico. “O número de neutrófilos e linfócitos circulantes é aumentado e afeta vários fatores químicos relacionados à inflamação”, diz um trecho do artigo.


Além deste, outro estudo, doenças como estresse crônico, disfunção no Sistema Nervoso Autônomo podem se curar. Além disso, inflamações, dores, sono fraco e insônia, sangue hiper-coagulável e disritmia foram comprovadamente atenuados. Isso significa que o simples ato de caminhar descalço sobre a terra pode funcionar como um potente tratamento.


Tente, a partir de agora, passar alguns minutos do dia com os pés no chão. De qualquer forma, segundo especialistas, não precisa necessariamente ficar descalço na terra. Pisar na grama, areia, concreto e até telhas de cerâmica também funciona.


Fonte: http://diariodebiologia.com/2017/11/andar-descalco-pode-curar-doencas/


Ilustrações: Silvana Santos