A educação ambiental é decisiva. Ela mostra que há outros modos de viver. (Washington Novaes)
ISSN 1678-0701 · Volume XVI, Número 61 · Setembro-Novembro/2017
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) I Prêmio Educação Ambiental em Ação(3) Normas de Publicação(1) Artigos(61) Arte e Ambiente(1) Entrevistas(1) Educação(1) Saber do Fazer(2) Reflexão(5) Para Sensibilizar(1) Cidadania Ambiental(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(2) Culinária(4) Sugestões bibliográficas(1) Contribuições de Convidados/as(1) Folclore(2) Práticas de Educação Ambiental(1) Dicas e Curiosidades(2) Sementes(1) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(4) Logística Reversa(1) Gestão Ambiental(1) Notícias(9) Relatos de Experiências(16) Doações(1)   |  Números  
Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção da revista. Ajude-nos a continuar transformando vidas. Muito obrigada!
     
Dicas e Curiosidades
10/09/2018 (Nº 61) A VIDA DESCONHECIDA DA AMAZÔNIA
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2831 
  

A VIDA DESCONHECIDA DA AMAZÔNIA

Dal Marcondes

 

 

 

São 216 novas espécies de plantas, 93 de peixes, 32 de anfíbios, 19 de répteis, uma ave, 18 mamíferos e dois mamíferos fósseis relatados entre 2014 e 2015 na Amazônia brasileira. Esse é o resultado apresentado nesta quarta-feira (30) pelo Instituto Mamirauá e pelo World Wide Fund (WWF-Brasil).

 

O relatório Atualização e Composição da lista Novas Espécies de Vertebrados e Plantas na Amazônia (2014-2015) registra a descoberta de mais de mais de 300 espécies na Amazônia. Essa é a terceira edição do relatório que traz o levantamento das espécies da Amazônia descritas por pesquisadores de várias partes do Brasil e do exterior.

 

Apesar da excelente notícia, o relatório aponta para uma preocupação. O texto destaca que existe uma lacuna de conhecimento sobre a real diversidade da Amazônia. O documento revela também a carência de especialistas e taxonomistas, profissional que classifica os seres vivos e que é preciso investimento na área. (Envolverde)

 

Fonte: http://envolverde.cartacapital.com.br/ods15-vida-desconhecida-da-amazonia/

 

Ilustrações: Silvana Santos