“No final, nossa sociedade será definida, não pelo que criamos, mas pelo que nos recusamos a destruir” (John C. Sawhill).
ISSN 1678-0701 · Volume XV, Número 57 · Setembro-Novembro/2016
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(57) Arte e Ambiente(1) Entrevistas(1) Educação(1) Saber do Fazer(2) Reflexão(1) Para Sensibilizar(2) Sementes(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(1) Culinária(3) Divulgação de Eventos(3) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Plantas medicinais(3) Contribuições de Convidados/as(1) Folclore(2) Breves Comunicações(1) Práticas de Educação Ambiental(1) Dicas e Curiosidades(2) Uma crônica, um artigo e algumas histórias!(2) Educação e temas emergentes(2) Notícias(5) Relatos de Experiências(16) Doações(1)   |  Números  
Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção da revista. Ajude-nos a continuar transformando vidas. Muito obrigada!
Notícias
11/09/2016 (Nº 57) ESCOLA ESTADUAL ENVOLVE COMUNIDADE ESCOLAR EM CULTIVO DE HORTALIÇAS
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2498 
  

ESCOLA ESTADUAL ENVOLVE COMUNIDADE ESCOLAR EM CULTIVO DE HORTALIÇAS

 

Segundo estudantes, agora a merenda escolar está “mais ecológica”, fazendo menção ao verde das hortaliças nos pratos.

Iniciado há dois anos, o projeto de uma horta, na Escola Estadual Professora Neyder Suelly Costa Vieira, localizada no Bairro Aero Rancho, na Capital, ultrapassou os limites do simples acompanhamento do desenvolvimento das plantas e sua utilização na merenda, para fazer parte da rotina de sala de aula envolvendo quase todas as disciplinas.

Os estudantes observaram que o tempo entre o plantio e a colheita de um mesmo tipo de cultura pode apresentar diferentes graus de desenvolvimento. Este questionamento fez com que nas aulas de Ciências as turmas procurassem explicação para este resultado, analisando o solo, adubagem, irrigação e incidência solar.

Na medida em que perguntas foram surgindo, diferentes áreas do conhecimento passaram a ter participação no projeto. Quando a escola se deu conta, toda a comunidade escolar estava envolvida no projeto, inclusive os familiares dos estudantes que, no dia do encontro Família na Escola, receberam verduras plantadas e colhidas na horta.

Os estudantes elogiam a iniciativa e dizem que agora a merenda escolar está “mais ecológica”, fazendo menção ao verde das hortaliças nos pratos, colhidos na própria escola. O próximo passo serão as atividades que incentivem a experimentação científica na análise dos resultados obtidos em cada cultura desenvolvida na horta, bem como a inclusão do tema “alimentação saudável, vida saudável” nas comemorações da Semana da Primavera.

Fonte: http://migre.me/uXh4a

 

Ilustrações: Silvana Santos