Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Apresentação
11/09/2016 (Nº 57) EDITORIAL DA 57ª EDIÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2480 
  

EDITORIAL DA 57ª EDIÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO

Setembro-Novembro 2016

É sempre uma enorme satisfação apresentar uma nova edição da revista virtual Educação Ambiental em Ação, que, a cada dia mais, amplia a sua abrangência e o número de visitas, que chega perto dos 9 milhões, um número expressivo, que muito incentiva a nossa trajetória que se iniciou lá em junho de 2002, de forma muito simples e despretensiosa, com o principal objetivo de divulgar e difundir a Educação Ambiental.

Ao longo destes anos, além de divulgar e difundir ações, eventos, artigos, notícias, e muito mais, através das suas diversas seções, fortalecemos laços pessoais e institucionais, que se entrelaçam pelo desejo profundo de renovar hábitos e atitudes que estejam mais conectados ao pulsar da vida no Planeta.

Vivemos uma cultura que, predominantemente, idolatra o faz de conta, que se alastra, deixando um rastro de impunidade que nem mais surpreende.

Envenenamos a terra, a água, o ar, a vida, e somos todos irresponsáveis...

Assistimos “de camarote” a perversidade com o meio ambiente. Lá em Minas Gerais a Terra ainda “sangra” veneno, e seguem aumentando a ferida. Quando serão tomadas as providências mínimas necessárias para que a vida possa viver? Quando haverá bom senso na política e na economia, que precisam levar em conta os aspectos ecológicos e ambientais implicados em todas as ações? Não percebem que todos perdem e sofrem? Nem a própria família quem domina essa cadeia predatória, respeita... Essa mentalidade já nasce morta de ética, e é daí que vem toda a insustentabilidade da vida. Do imediatismo, da ganância, da ignorância provocada pelas mais diversas manipulações que transformam os seres pensantes em patéticos marionetes.

Sensibilizados por essa realidade e motivados em transformá-la é que seguimos em frente, acreditando no poder das pequenas e transformadoras ações, da união de esforços, do compartilhamento de experiências que mostram que é possível sim, mudar para melhor!

Esta é a frase que nos inspirou:

 “No final, nossa sociedade será definida, não pelo que criamos, mas pelo que nos recusamos a destruir” (John C. Sawhill).

E o tema que permeou a edição e desafiou a equipe foi: “Educação Ambiental e criatividade”.

 

Desejamos a todos uma ótima leitura e um bom proveito do que apresentamos!

Bere Adams e Equipe da Educação Ambiental em Ação!

www.revistaea.org

 

Setembro/2016

 

Ilustrações: Silvana Santos