Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
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Dicas e Curiosidades
11/09/2016 (Nº 57) PATÓGENOS EM JOGO
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PATÓGENOS EM JOGO

 

A UNIFESP está com um projeto que visa elaborar jogos para o ensino de doenças infecciosas para alunos do Ensino Fundamental e Médio.

Estão precisando de professores para testar o jogo antes de aplicar nas escolas.

Para quem se interessar, acesse o site:


http://www.patogenosemjogo.com.br/leve-o-projeto-para-sua-escola

 

Sobre o projeto:

Projeto Patógenos em jogo

Somos a equipe executora do projeto Patógenos em Jogo, um projeto de extensão universitária da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Somos um grupo interdisciplinar e interinstitucional, agregando diferentes conhecimentos e experiências nas áreas de educação, saúde e jogos, aplicando o conceito de edutainment.

“Edu-o quê??”

EDUTAINMENT é a junção dos termos em inglês education (educação) e entertainment (entretenimento). A promoção de entretenimento educativo pode ser feita por meio de desenhos animados, filmes e videogames que, por sua vez, podem ser utilizados como ferramentas pedagógicas. Assim, este projeto tem como objetivo principal ensinar de forma lúdica os conceitos sobre patógenos  e as doenças que eles causam. Por meio de jogos educativos, crianças e adolescentes aprenderão os diferentes agentes infecciosos, os mecanismos de transmissão e como evitar estas doenças .

"Mas o que patógenos tem a ver com jogos?"

Igual a um Tamagotchi, o famoso bichinho eletrônico, febre entre as crianças dos anos 1990-2000, patógenos precisam de um "lar" (o organismo hospedeiro) com condições favoráveis (energia, nutrientes) para sobreviver. Tal qual um jogo de guerra, as células de defesa do hospedeiro lutam contra esses invasores, tentando impedir a dominação pelo agente infeccioso. Assim, dá até para imaginar os ciclos biológicos de alguns patógenos como se fossem as evoluções de um tipo de Pokémon! (ou como as digievoluções de um Digimon, se preferir).

 Desse modo, acreditamos que a união de conhecimentos sobre patógenos com a diversão gerada por jogos e brincadeiras pode ser uma forma efetiva e divertida de promoção da saúde, visando a fixação do conhecimento adquirido nas aulas de Ciências e Biologia nos Ensinos Fundamental e Médio. Acreditamos também que a transmissão desse aprendizado para os familiares e a comunidade resultará na prevenção contra as mais diversas doenças infecciosas.

Fiquem atentos às atividades do Projeto! Contamos com o seu apoio e divulgação!

http://www.patogenosemjogo.com.br/

 

Ilustrações: Silvana Santos