Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Artigos
11/09/2016 (Nº 57) IMPACTOS AMBIENTAIS QUE AFETAM A VEGETAÇÃO CILIAR DA PRAIA DO CACAU EM IMPERATRIZ-MA
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2388 
  

IMPACTOS AMBIENTAIS QUE AFETAM A VEGETAÇÃO CILIAR DA PRAIA DO CACAU EM IMPERATRIZ-MA

 

Zilmar Timóteo de Soares

Célio Pereira Conceição da Silva

Joelson Gomes de Oliveira

Ray Sousa Alves Miranda

RESUMO

As degradações das matas ciliares encontram-se entre os mais frequentes e agravantes impactos ambientais do mundo. O presente artigo mostra o estudo de uma área de 40.000m² referente à mata ciliar da praia do cacau localizada em Imperatriz do Maranhão ressaltandoo descaso tanto da população quanto dos órgãos públicos com o comprimento das leis da preservação das matas ciliares. Vale colocar que no local estudado nem se quer existe o que podemos chamar de uma vegetação ciliar, pois observado de perto o local não apresenta vegetação nativa sendo comum a presença de áreas com plantações fazendo assim com que os assoreamentos aconteçam com frequência devido a não fixação do solo.

Palavras chaves: degradação, vegetação ciliar praia.

 

ABSTRACT

The degradation of riparian forests are among the most frequent and aggravating environmental impacts of the world. This article shows the study of an area of ​​40,000 m² on the riparian Cocoa Beach located in Maranhão Empress highlighting the neglect both population and public bodies with the length of the laws of conservation of riparian forests . Vale put in place that studied not even there we can call a riparian vegetation is closely watched because the site does not have native vegetation are common to the presence plantation areas thereby causing the silting happen often due to not setting the ground.

Key words: degradation, riparian vegetation beach 
 

 

INTRODUÇÃO

Assim como os cílios protegem nossos olhos a mata ciliar serve de proteção aos rios e córregos. Simplificadamente podemos dizer que a mata ciliar é a formação vegetal que cresce as margens dos cursos d’água. No entanto, ela é mais que isso, pois, forma uma comunidade de plantas, animais e outros organismos vivos que interagem com outros componentes não vivos, como os rios. Essa interação é benéfica a todos, ou seja, a vegetação ciliar é parte fundamental de um ecossistema. Um rio sem as matas a contorná-lo torna se vulnerável a graves impactos, como o assoreamento e a perda de diversidade biológica. Portanto, a conservação de um rio depende tanto da qualidade da água, quanto de seu entorno.

Atualmente há uma preocupação muito grande por partes de alguns países desenvolvidos e subdesenvolvidosem relação à degradação das matas ciliares que em uma proporção muito grande pode ocasionar futuramente o desaparecimento de rios e lagos obrigando o mundo a passar por uma crise hídrica. No Brasil isso não é diferente algumas conferências como o rio+20 tem como objetivos diminuir os impactos no meio ambiente e uma dessas medidas foi a revisão da Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012, que protege essas áreas de preservação permanente.

Mas mesmo com as realizações desses congressos essas informações não conseguem ser difundidas em todas as regiões, prova disso é que muitos estados não conseguiram reduzir o índice de desmatamento em suas florestas e matas ciliares e dentre esses o Maranhão é o terceiro maior do ranking perdendo apenas para Pará e Mato Grosso. Em Imperatriz situada a 600 km da capital, a segunda maior cidade do estado com população total de 252 320 habitantes e área de 1.367,901 km² (IBGE 2010) que é o foco da pesquisa essa realidade não é diferente, o crescimento desacelerado da cidade e sem planejamento levou a formação de inúmeros bairros as margens do rio que banha a cidade que afetam diretamente as vegetações ciliares com a construção de moradias que devastam grandes áreas.

O Rio que banha imperatriz forma diversas áreas de lazer como as váriaspraias que ficam as margens do Rio Tocantins. Dentre elas a praia do cacau que é o foco deste trabalho, é uma das mais devastadas em relação à mata ciliar, pois, é mais movimentada em épocas de banho e com a má fiscalização e o desrespeito por parte dos frequentadores e ribeirinhos os problemas ambientais se agravam ano após ano. Entretanto esses problemas são decorrentes da má distribuição de renda do nosso país fazendo assim, com que esses ribeirinhos sejam obrigados a viver em regiões como estas pelo fato do Rio ser abundante em peixes e em terras férteis destruindo assim a vegetação que contorna os nossos rios e lagos.

Por isso o presente artigo vem analisar uma área de 40 000m² da mata ciliar da praia do cacau, com o objetivo de observar e descobrir os principais impactos referentes a vegetação ciliar  desta área, e quais as consequências dessas alterações no ambiente em estudo.

 

MATERIAL E MÉTODOS

A presente pesquisa foi primeiramente aplicada o método bibliográfico para melhor embasamento teórico- metodológico, através de estudos de artigos, revistas e sites de internet e livros que abordam os assuntos do presente trabalho. Após a leitura dos materiais de estudo, foram realizados discussões, fichamentos e resumo dos mesmos. 

A partir do embasamento teórico partimos para a área para ser iniciada a primeira etapa do estudo, aonde foram realizadas as observações do local para ser aplicada a parte prática da pesquisa. Na qual foram tiradas fotografias de alguns lugares, também foram colhidos depoimentos de moradores da área, pescadores e visitantes da praia além da utilização do mapeamento via satélite através do site Google maps, para melhor visualização e referencia do local.

Para a realização da pesquisa foi delimitada uma área de 40 mil m², para ser estudada a mesma se localiza- se desde a entrada da praia até a divisão da mata ciliar feita pela iniciação do Rio Cacau.  A partir do termino da primeira etapa de identificação do local dermos inicio a segunda etapa que foi a visita semanalmente na praia, com o intuito de registra os possíveis impactos da área em estudo.

 

Caracterização Geográfica da Área

A área em estudo se localiza no município de imperatriz sede da Região Metropolitana do Sudoeste Maranhense, a cidade se estende pela margem direita do rio Tocantins, e é atravessada pela Rodovia Belém-Brasília, situando-se na divisa com o estado do Tocantins.

artimpac1.jpg

Figura 1: Localização do município de estudo

Fonte: Google Maps

 

 

artimpac2.jpg

 

 

Figura 2: Localização dolocal de estudo

Fonte: Google Maps

Imagens do local de estudo via satélite área delimitada em 40.000 m²

 

 

 

Descrição vegetativa da Área de Estudo

 

Às margens da mata ciliar da praia do cacau da pouca vegetaçãonativa que ainda resta é comum encontrar uma planta conhecida popularmente como dorme-dorme, nativa de regiões tropicais da América do Sul e da família Fabaceae, a espécie de nome Mimosa pudica, que é uma planta de fácil cultivo, possuindo uma característica predominante de defesa que ao ser tocado suas folhas se fecham imediatamente. Outras espécies são encontradas como Anadenantheraspp (angicos), Apeibatibourbou (pente-de-macaco), Aspidospermaspp (perobas), Celtis iguana (grão-de-galo), Ingaspp (ingás), Myracrodruonurundeuva (aroeira), Sterculiastriata (chichá) e Tabebuia spp (ipês)

RESULTADOS E DISCURSÃO

A partir do estudo realizado durante o mês de agosto á novembro resultando em três meses de pesquisa na praia do cacau, para melhor analise do local foi delimitada uma área para ser realizada uma pesquisa centralizada em uma área de 40 000 m², nessa áreafoi possível notar o claro descaso tanto por parte da população como do poder publico com relação à área que deveria ser preservada segundo o Novo Código Florestal Brasileiro (Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012), que é a lei brasileira que dispõe sobre a proteção da vegetação nativa, queafirma que as matas ciliares não devem ser utilizadas para atividades econômicas sendo proibida qualquer atividade que venha a degradá-la, pois o código exige 500 metros nas margens de rios com largura superior a 600 metros. Que é o caso do Rio Tocantins que possui mais 600 metros de largura, no local da praia.

Entretanto o que pudemos observar de perto na vegetação da mata ciliar da praia do cacau de Imperatriz do Maranhão, foi que não existe qualquer fiscalização da prefeitura na prática desta lei (código florestal) e muito menos a educação ambiental das pessoas que residem no local, sendo vista menos de 20 metros de mata ciliar a primeira casa após a entrada da praia, e andando mais um pouco em 40 metros a primeira plantação de roça com uma espécie de serial que é o milho, leguminosa que é o feijão, raízes como mandioca e macaxeira, legumes como a abóbora e frutas como a melancia(figura 3) entre outros. A plantação desses alimentos degrada a mata ciliar, e também desmatamento da área para fazer a plantação, pode resultar em perda de biodiversidade..

artimpac3.jpg

Figura 3. Fonte: autor ¹ (2014)

Segundo os moradores da área não há coleta de lixo, pescadores e frequentadores também argumentam que a frequente poluição da praia e mata ciliar acontece pela falta de lixeiras na região. Esse descuido de falta de lixeiras acontece por parte da prefeitura e alheadaà falta de consciência ambiental das pessoas que residem e frequentam o local, aumentando consideravelmente a poluição da mata ciliar, pois é comum encontrar acúmulos de lixo jogados em toda a área estudada. Grande parte desse lixo são embalagens de alimentos e resto de produtos domésticos que são descartados na área que deveria ser de preservação permanente. (figura 4 )

 

 

 

 

 

 

 

Figura 4. Fonte: autor ² (2014)

A presente pesquisa pode constatar os diversos impactos ambientais da área da mata ciliar que foi estudada, entre eles vamos citar os quatroprincipais impactos que podem ser considerados significativos para a alteração da qualidade ambiental daquela área sendo eles:

Degradação ou remoção da mata ciliar que podem causar danos á microbiota do solo, em virtude da maior exposição do solo ás intempéries, decorrente da retirada da vegetação nessa área, queimadas (figura 5.1) construções indevidas de imóveis na área da mata ciliar que podem causar a impermeabilidade do solo, disposição inadequada de resíduos sólidos que contribuem para a poluição da água e do solo que com o passar do tempo pode causar a infertilidade do mesmo levando a desertificação do local e possível mente também causando as erosões (figura5.2) do solo que também prejudicam o rio porque o grande volume de areia levada para dentro do rio pode levar o rio ao aterramento, a criação de animais domésticos  que causam mau odor consequente das fezes, proliferação de vetores e surgimento de microrganismos patogênicos além da poluição da água.

artimpact4.jpg

Figura 5.1 e 5.2 Fonte autor ³

De forma geral foi possível ser observado que na área de 40000 m² que foi escolhida para o estudo não existe sequer uma área que pode ser considerada como mata ciliar, pois todo o local foi devastado e o que se ver são poucas árvores de pequeno porteque já foram citadas, e estão às margens da praia, como já foi citada essa área está sendo usada irregularmente como moradia e como produção de alimentos. As principais argumentações dos moradores que residem nesse local alegam que não tem pra onde ir, e mesmo que o governo lhe desse outro local para eles residirem seria muito improvável que eles aceitassem se retira das margens da praia, pois outro local talvez não irá favorecer os moradores como a da mata ciliar que lhes conferem um solo fértil e um rio que ainda é muito abundante em peixes.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

E com todos esses dados levantados foi possível chegar à conclusão que muito tem que ser feito para a real aplicação da lei. O poder público tem que tomar diversas atitudes entre elas a fiscalização das margens dos rios do nosso município, pois o grande crescimento da cidade sem planejamento contribui de certa forma para a ocupação dessas áreas de preservação. E com relaçãoàs pessoas que já estão nesses lugares inapropriados para a moradia, o governo deve lhes oferecer um novo local aonde eles possam continuar a ter os mesmo benefícios da natureza, sem que causem tantos danos ao meio ambiente.

Além de que os moradores estando nestas áreas sem acesso à coleta de lixo e qualquer outra serviço do poder público eles precisam tomar consciência de que eles precisam fazer sua parte para a não degradação do meio ambiente, pois, futuramente os principais prejudicados serão eles próprios pelo descaso com meio ambiente, que poderão resultar em diversos problemas os quais já foram citados no decorrer deste artigo.

Então de modo geral a população, pescadores, trabalhadores e os banhistas deste local juntamente com o governo devem fazer sua parte para salvar em quanto á tempo o nosso maior bem natural que é o rio Tocantins, mas como já foi falado isso só poderá ocorrer se a mata ciliar do rio for preservada. Então esperamos que a partir deste pequeno estudo possa ser levantadauma real preocupação como os nossos recursos naturais, no caso abordado o da mata ciliar da praia do cacau, levando outros pesquisadores a levantar outros estudos com relação ao meio ambiente na cidade de Imperatriz- MA.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

KAGEYAMA, Paulo Y. Restauração da Mata Ciliar– Manual para recuperação de áreas ciliares emicrobacias. Projeto PLANÁGUA. Rio de Janeiro: Semads, 2002.

Raven, P. H., R. F. Evert& S. E. Eichorn. 2007. Biologia Vegetal. 7a ed. Guanabara, Rio de Janeiro. (original inglês, Freeman; tb. duas edições anteriores).

Ilustrações: Silvana Santos