Não há nenhuma árvore que o vento não tenha sacudido - Provérbio hindu
ISSN 1678-0701 · Volume XXIII, Número 93 · Dezembro/2025-Fevereiro/2026
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) COP30 Especial(22) Entrevistas(1) Educação(1) O Eco das Vozes(1) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Cidadania Ambiental(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(7) Culinária(1) Divulgação de Eventos(15) Sugestões bibliográficas(3) Você sabia que...(2) Plantas medicinais(1) Reportagem(4) Soluções e Inovações(8) Educação e temas emergentes(8) Ações e projetos inspiradores(25) Notícias(37) Dúvidas(5) Iniciativas Empresariais Sustentáveis(3) Doações(1)   |  Números  
Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção da revista. Ajude-nos a continuar transformando vidas. Muito obrigada!
     
Divulgação de Eventos
08/12/2025 (Nº 93) EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENVOLVE 700 ALUNOS EM AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=5607 
  

EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENVOLVE 700 ALUNOS EM AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE

Palestras, capacitações e visitas de campo aproximam a população das boas práticas

07/11/2025

DA REDAÇÃO — A Estância Turística de Olímpia vem fortalecendo suas ações de Educação Ambiental, com o objetivo de conscientizar a população sobre a preservação da natureza e o uso responsável dos recursos. A Secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente tem desenvolvido uma série de projetos e atividades em escolas e espaços públicos, alcançando diferentes faixas etárias e ampliando o alcance da pauta ambiental no município.

Vivências no CEA e no Viveiro de Mudas

Entre as iniciativas, destaca-se o projeto “Visitando o CEA”, realizado no Centro de Educação Ambiental “Dr. José Luiz Rainho Cunha”, localizado no Viveiro de Mudas. O espaço, revitalizado com práticas sustentáveis e reaproveitamento de materiais naturais, tornou-se referência local em sustentabilidade. Somente neste ano, cerca de 700 alunos do ensino fundamental e médio participaram de atividades práticas voltadas à preservação e à sustentabilidade.

O projeto “Visitando a Sabesp” também teve grande adesão, envolvendo todos os alunos do 4º ano da rede municipal em visitas guiadas para aprender sobre o tratamento da água e o consumo consciente.

Palestras e capacitações

A Educação Ambiental também tem chegado às escolas por meio de palestras e capacitações. Em 2025, cerca de 20 encontros abordaram temas como descarte correto de resíduos, bem-estar animal e uso responsável da água. Além dos estudantes, professores e trabalhadores de serviços urbanos, como podadores de árvores, receberam formação voltada às boas práticas ambientais.

Mobilização em datas comemorativas

As ações são contínuas e ganham destaque em datas como o Dia Mundial da Água, o Dia do Meio Ambiente, o Dia da Árvore e o Dia dos Animais. Nesses períodos, são promovidas atividades em diferentes pontos da cidade, reunindo escolas, empresas e entidades parceiras.

Nosso maior ganho, além da conscientização, foi a união entre o poder público e a iniciativa privada. Todos entenderam o seu papel e a importância de agir em conjunto pela preservação ambiental”, afirmou a gestora e educadora ambiental Jaqueline Marília Barbosa.

Fonte: Educação Ambiental envolve 700 alunos em ações de sustentabilidade | Diário de Olímpia



Ilustrações: Silvana Santos