Não há nenhuma árvore que o vento não tenha sacudido - Provérbio hindu
ISSN 1678-0701 · Volume XXIII, Número 93 · Dezembro/2025-Fevereiro/2026
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) COP30 Especial(22) Entrevistas(1) Educação(1) O Eco das Vozes(1) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Cidadania Ambiental(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(7) Culinária(1) Divulgação de Eventos(15) Sugestões bibliográficas(3) Você sabia que...(2) Plantas medicinais(1) Reportagem(4) Soluções e Inovações(8) Educação e temas emergentes(8) Ações e projetos inspiradores(25) Notícias(37) Dúvidas(5) Iniciativas Empresariais Sustentáveis(3) Doações(1)   |  Números  
Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção da revista. Ajude-nos a continuar transformando vidas. Muito obrigada!
     
Notícias
08/12/2025 (Nº 93) PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE PELOTAS É PREMIADO PELA FAMURS
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=5589 
  

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE PELOTAS É PREMIADO PELA FAMURS

O Adote uma Escola conquistou o primeiro lugar na 7ª edição do Prêmio Boas Práticas

30/10/2025

Angélica Silveira

Atualmente a iniciativa ocorre em 73 instituições, onde em torno de 35 mil estudantes aprendem sobre educação ambiental Foto : Matheus Cabistany / Sanep/ CP

Um projeto criado em 1992 pelo Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) conquistou o 1º lugar no 7º Prêmio Boas Práticas da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), na categoria educação. A iniciativa, chamada Adote uma Escola, marcou a primeira ação de coleta seletiva no município e consiste em ensinar as crianças sobre a importância da reciclagem desde a infância, por meio de palestras, atividades lúdicas.

Os professores também passam por qualificações sobre o tema, com o objetivo de garantir a continuidade do projeto. Além disso, semanalmente, um caminhão passa nas instituições participantes para recolher os resíduos recicláveis e destiná-los às cooperativas, ou seja, professores e alunos são orientados sobre a importância dos resíduos sólidos não apenas como fator de degradação ambiental, mas também como recurso gerador de benefícios sociais e econômicos.

Atualmente, o programa atende 73 instituições e aproximadamente 35 mil alunos. São 38 escolas municipais, 26 estaduais, uma federal e sete entidades assistenciais que participam da ação. Nos últimos três anos, por exemplo, cerca de 150 mil quilos de recicláveis foram encaminhados às cooperativas por meio do projeto. Para o prefeito Fernando Marroni, o projeto ajuda a construir um ambiente mais sustentável em Pelotas. "É fundamental este trabalho estar presente junto às crianças, pois a infância é a melhor etapa da vida para começar a desenvolver esse senso de responsabilidade", opina.

O superintendente industrial do Sanep, Tiago Lopes destaca que a conquista coroa o trabalho em conjunto de longo prazo desenvolvido pelos servidores da autarquia. "É um projeto que tem mais de 30 anos e que une áreas como educação e meio ambiente. Ele passa por muitas mãos e é muito importante para a cidade. O reconhecimento é merecido e significativo", afirma.

As escolas que tiverem interesse em participar devem encaminhar um ofício ao Sanep pelo e-mail sanep.neas@gmail.com. Na sequência é realizada uma visita técnica e após a aprovação pelo Departamento de Resíduos Sólidos é assinado o termo de cooperação com a instituição. Após, o Sanep fornece tonéis para separação dos resíduos em cada categoria (metal, papel, plástico e vidro). A partir disso começa a capacitação de professores e alunos. A coleta ocorre semanalmente.

Fonte: Projeto de educação ambiental de Pelotas é premiado pela Famurs



Ilustrações: Silvana Santos