Não há nenhuma árvore que o vento não tenha sacudido - Provérbio hindu
ISSN 1678-0701 · Volume XXIII, Número 93 · Dezembro/2025-Fevereiro/2026
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) COP30 Especial(22) Entrevistas(1) Educação(1) O Eco das Vozes(1) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Cidadania Ambiental(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(7) Culinária(1) Divulgação de Eventos(15) Sugestões bibliográficas(3) Você sabia que...(2) Plantas medicinais(1) Reportagem(4) Soluções e Inovações(8) Educação e temas emergentes(8) Ações e projetos inspiradores(25) Notícias(37) Dúvidas(5) Iniciativas Empresariais Sustentáveis(3) Doações(1)   |  Números  
Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção da revista. Ajude-nos a continuar transformando vidas. Muito obrigada!
     
Notícias
08/12/2025 (Nº 93) EDUCADORAS PARAENSES, VENCEDORAS DO PRÊMIO DE INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO, VISITAM O GOOGLE
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=5580 
  

EDUCADORAS PARAENSES, VENCEDORAS DO PRÊMIO DE INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO, VISITAM O GOOGLE

24/10/2025 15h30 -  Autor: Ivana Barreto (Ncom Seduc) 2605 visualizações

 

Foto: Divulgação

Em São Paulo, as duas professoras tiveram a oportunidade de explorar novas ferramentas tecnológicas e participar de oficinas práticas sobre inovações

Duas professoras da Secretaria Estado de Educação (Seduc) representaram o Pará no evento do Dia do Professor, realizado na sede do Google Brasil, em São Paulo (SP). A participação foi resultado do reconhecimento obtido no Prêmio de Inovação na Educação Paraense 2025, promovido pela Seduc, por meio da Secretaria Adjunta de Educação Básica (Saeb), da Diretoria de Recursos Tecnológicos (Detec), da Diretoria de Inovação e do Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (CISEB).

As vencedoras, Taiane Novaes do Carmo, professora de Biologia, Ciências e Educação Ambiental da Escola Marta da Conceição, localizada na Ilha de Cotijuba, em Belém, e Clara Araújo Salvino, professora de Ciências e Biologia do Colégio Santo Antônio, município de Alenquer, participaram de uma imersão promovida pelo Google for Education, que reuniu educadores de todo o país.

Durante o evento, em São Paulo, as docentes puderam explorar novas ferramentas tecnológicas, participar de oficinas práticas e conhecer inovações que fortalecem a aprendizagem e o protagonismo estudantil.

Taiane do Carmo é a professora de Biologia, Ciências e Educação Ambiental da Escola Marta da Conceição, na Ilha de Cotijuba - Foto: Divulgação

Foi uma das experiências mais inesquecíveis da minha vida. Estar na sede do Google Brasil, respirando criatividade e tecnologia, e ver professores de diferentes regiões compartilhando suas práticas, reforçou em mim a certeza de que a inovação pulsa em todos os cantos da educação brasileira”, destacou Taiane, autora do projeto “Do Lixo à Consciência Ambiental”, iniciativa interdisciplinar que alia tecnologia, sustentabilidade e vivências amazônicas.

Já a professora Clara Araújo ressaltou a importância da troca de experiências e da atualização pedagógica. “Aprendi novas formas de integrar as ferramentas digitais nas aulas de Ciências e Biologia. Voltei cheia de ideias e com o compromisso de compartilhar esse aprendizado com outros professores e estudantes da minha escola”, afirmou.

Em São Paulo, a professora Clara Salvino, que ensina sobre Ciências e Biologia no Colégio Santo Antônio, de Alenquer - Foto: Divulgação

De acordo com Larissa Andrade Gomes Silveira, gerente do Google for Education no Brasil, a presença das educadoras paraenses simboliza o avanço da inovação na rede pública. “Receber educadores como elas foi muito especial. Esse prêmio mostra como o Pará tem investido em inovação e inspira estudantes e professores de todo o país”, destacou.

Foto: Divulgação

Prêmio - O Prêmio de Inovação na Educação Paraense 2025 reconhece práticas pedagógicas inovadoras com o uso de tecnologias digitais e premia os dois projetos mais bem avaliados com uma visita à sede do Google. Outros oito professores receberam placas de honra ao mérito.

A iniciativa integra o Programa Conecta Educação, que vem equipando escolas estaduais com Chromebooks e ampliando o acesso a tecnologias digitais no ensino público paraense.

Fonte: Educadoras paraenses, vencedoras do Prêmio de Inovação na Educação, visitam o Google | SEDUC :: Secretaria de Estado de Educação



Ilustrações: Silvana Santos