Não há nenhuma árvore que o vento não tenha sacudido - Provérbio hindu
ISSN 1678-0701 · Volume XXIII, Número 93 · Dezembro/2025-Fevereiro/2026
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) COP30 Especial(22) Entrevistas(1) Educação(1) O Eco das Vozes(1) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Cidadania Ambiental(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(7) Culinária(1) Divulgação de Eventos(15) Sugestões bibliográficas(3) Você sabia que...(2) Plantas medicinais(1) Reportagem(4) Soluções e Inovações(8) Educação e temas emergentes(8) Ações e projetos inspiradores(25) Notícias(37) Dúvidas(5) Iniciativas Empresariais Sustentáveis(3) Doações(1)   |  Números  
Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção da revista. Ajude-nos a continuar transformando vidas. Muito obrigada!
     
Dúvidas
08/12/2025 (Nº 93) FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION – FAO
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=5507 
  

FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION – FAO

em português: Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, conhecida como FAO

02/12/2025

A Food and Agriculture Organization, em português: Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, conhecida como FAO, é uma agência especializada das Nações Unidas, que lidera os esforços internacionais para erradicar a fome e promover a segurança alimentar no mundo. Fundada em 16 de outubro de 1945, a FAO atua como um fórum neutro onde países desenvolvidos e em desenvolvimento se reúnem para negociar acordos e discutir políticas relacionadas à alimentação, agricultura e gestão sustentável dos recursos naturais.

A FAO tem sede em Roma, Itália, e a organização possui escritórios regionais e sub-regionais em várias partes do mundo, incluindo o Brasil, garantindo uma presença próxima às realidades locais. Seu mandato abrange desde o apoio à produção agrícola e pecuária até a promoção de práticas sustentáveis, que preservem os ecossistemas, combatam as mudanças climáticas e reduzam a desigualdade no acesso aos alimentos.

Um dos principais objetivos da FAO é alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 2, que visa erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável até 2030. Para isso, a organização atua em diversas frentes, incluindo assistência técnica a governos, monitoramento de crises alimentares, desenvolvimento de políticas públicas e implementação de projetos que fortaleçam a resiliência de comunidades rurais.

A FAO também coleta e analisa dados globais sobre alimentação e agricultura, publicando relatórios como: “O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo”, que fornecem informações cruciais para tomadores de decisão. Além disso, a organização promove iniciativas como o “Programa Fome Zero” e o “Dia Mundial da Alimentação”, comemorado, anualmente, em 16 de outubro, para sensibilizar as pessoas sobre os desafios da fome e da desnutrição.

O relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição do Mundo (SOFI)”, de 2024, das Nações Unidas, apontam que cerca de 2,33 bilhões de pessoas sofreram de insegurança alimentar grave ou moderada, no ano de 2023. No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística  (IBGE), a insegurança alimentar atinge 27,3% dos brasileiros, totalizando 21,6 milhões de pessoas que se encontram nessa situação, sendo sete em cada dez famílias de pessoas negras, um número extremamente preocupante.

Em emergências como conflitos armados ou desastres naturais, a FAO trabalha em parceria com outras agências da ONU, como o World Food Programe, em português: Programa Mundial de Alimentos (PMA), para fornecer assistência imediata às populações vulneráveis, garantindo que tenham acesso a alimentos e recursos para reconstruir seus meios de subsistência.

Saiba mais: https://www.wfp.org/ (en)

Buscar a erradicação da fome é uma condição essencial para a paz e o desenvolvimento sustentável, por meio da cooperação internacional, inovação tecnológica e inclusão social. A Organização continua a trabalhar por um futuro em que todas as pessoas tenham acesso regular a alimentos suficientes e nutritivos, mas é uma tarefa de todos nós estarmos vigilantes frente aos investimentos realizados, para combater as desigualdades e a insegurança alimentar.

 

Saiba mais:
https://www.fao.org/brasil/pt/ – FAO Brasil (pt)
https://www.fao.org/home/en/ – FAO Internacional (en)

 

Fonte: Portal de Educação Ambiental



Ilustrações: Silvana Santos