Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Divulgação de Eventos
30/05/2017 (Nº 60) SENAC OFERECE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2797 
  

SENAC OFERECE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE

 

 

O Centro Universitário do Senac Santo Amaro (São Paulo/SP) está com matrículas abertas para a pós-graduação lato sensu em “Educação Ambiental para a Sustentabilidade”, na modalidade a distância. Este curso é oferecido desde 2014 em 289 polos distribuídos em todo território nacional e tem duas entradas no ano (março e agosto).

 

Para a próxima turma, que terá início em 16 de agosto, as inscrições vão até 31 de julho, pelo site http://www.ead.senac.br/pos-graduacao/educacao-ambiental-para-a-sustentabilidade/.

 

Este curso foi desenvolvido com base nos desafios socioambientais da contemporaneidade, sendo urgente a formação de pessoas com competências para atender às demandas ambientais atuais e desenvolver estratégias cada vez mais aprimoradas para lidar com processos extremamente complexos, sejam nas organizações públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos. A Educação tem papel fundamental no enfrentamento deste desafio. Nesse sentido, a sustentabilidade contribui potencialmente para que, por meio dos processos educativos, as pessoas reflitam, questionem valores, princípios, percebam a complexidade que envolve a vida no planeta e se convertam em agentes de transformação da realidade vivida.

 

Os princípios e fundamentos da Educação crítica e transformadora, que busca romper com o paradigma do conhecimento fragmentado e se guia pela compreensão da complexidade dos fenômenos atuais, são aqueles para os quais a Educação Ambiental vem chamando a atenção, desde o momento em que o termo foi cunhado.

 

Diante desse quadro, percebe-se a existência de um crescente mercado de trabalho para os egressos do curso de especialização, principalmente pelo fato de a Educação Ambiental acompanhar o debate mundial da necessidade urgente de mudança de comportamento das pessoas e instituições com relação às questões socioambientais. Com isso, vem ganhando relevância nos planos de sustentabilidade do setor corporativo, no setor público, nas instituições de ensino, bem como da opinião pública, constituindo um cenário favorável para que esteja presente em toda e qualquer atividade dos diferentes setores da sociedade.

 

 

Detalhes do curso

 

 

O curso oferecido pelo Senac-SP é voltado para profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento das ciências exatas, agrárias, biológicas, sociais, humanas, da saúde e engenharias, interessados em aprofundar, qualificar ou ampliar a atuação profissional na área socioambiental, com ênfase na Educação Ambiental, aplicada aos processos de gestão pública, empresarial e do terceiro setor. O curso também é direcionado aos profissionais do ensino formal interessados em aprofundar teórica e metodologicamente a sua prática docente no campo da Educação Ambiental.

 

O curso conta com material didático próprio, publicações e recursos multimídia, com uma metodologia especialmente planejada para quem precisa conciliar estudos e outras atividades.

 

O programa do curso é dividido em três semestres e composto por 12 disciplinas: Fundamentos de Educação Ambiental para a Sustentabilidade; Fundamentos de Gestão e Planejamento Ambiental; Relação Interpessoal e Trabalho em Grupo; Educação Ambiental no Setor Público; Educação Ambiental no Setor Corporativo e Terceiro Setor; Técnicas de Sensibilização e Mobilização; Educação Ambiental no Ensino Formal; Comunicação e Educomunicação; Práticas Educativas em Educação Ambiental; e, Trabalhos de Conclusão de Curso I, II e III.

 

A Certificação é fornecida como Especialista em Educação Ambiental para a Sustentabilidade e expedida pelo Centro Universitário Senac, sendo o curso credenciado junto ao MEC (Portaria nº 683, de 25 de maio de 2012). O investimento total é de R$ 6.148,00, que pode ser dividido em 18 parcelas de R$ 341,56 no boleto bancário. Comerciários e dependentes tem 20% de desconto.

 

Espera-se que o egresso deste curso possa compor equipes multidisciplinares e desenvolver trabalhos de natureza interdisciplinar, voltados para as questões socioambientais e de Educação Ambiental, com autonomia para atuar no setor público, privado, terceiro setor e setor educacional, em ambientes naturais e urbanos. Para o gestor ambiental e egresso do curso do Senac, Rafael de A. A. Monteiro, “a pós-graduação em Educação Ambiental para a Sustentabilidade/Senac foi minha primeira experiência EAD e me surpreendi positivamente. Constitui-se numa experiência muito rica já que este formato me possibilitou estabelecer um diálogo constante entre teoria (os princípios, objetivos e práticas da Educação Ambiental) e prática (meu trabalho enquanto educador ambiental numa organização), que talvez não fosse possível de se realizar num curso presencial devido aos meus horários de trabalho”.

 

Em caso de dúvidas ou mais informações, entre em contato com Valdir Lamim-Guedes, coordenador do curso, pelo e-mail: valdir.gjunior@sp.senac.br

 

 

Ilustrações: Silvana Santos