Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Reflexão
30/05/2017 (Nº 60) PORQUE SOU CONTRA O PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 221, DE 2015
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2780 
  

PORQUE SOU CONTRA O PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 221, DE 2015

 

Por Cláudio Loes

 

Existe quem defenda e quem não, o meio ambiente. O que já é no mínimo estranho e contraria uma lógica muito simples. Se a natureza prove a vida de todos, e se nós fazemos parte do todo, então nós precisamos cuidar da natureza, porque cuidar dela é cuidar de nós mesmos. Isto é claro para todos?

Não, e todos os que poluem, causam danos, tem justificativas econômicas e sociais para seus atos. E como a maioria é totalmente alheia ao que acontece ficamos nesta situação de como muitas outras espécies acabar sendo extintos.

A razão deste início é a tentativa de novamente alterar a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), Lei Nº 9.795 de abril de 1999, fazendo com que a Educação Ambiental (EA) se torne uma disciplina obrigatória no ensino fundamental e médio. Todos nós concordamos que quanto mais educação melhor e para a maioria educação e disciplinas escolares são sinônimos quando na realidade não são.

A política atual estabelece que a EA é uma responsabilidade de todos e deve permear toda a sociedade. No passado lembro que tive uma disciplina denominada “ecologia”, ela era a responsável por resolver todos os problemas do mundo, enquanto que as outras disciplinas continuavam fazendo mais do mesmo. O resultado foi que não deu certo porque contraria o que foi apresentado no primeiro parágrafo deste texto.

Esta tentativa de novamente transformar em disciplina irá gerar o mesmo resultado. Então fica uma dúvida. Porque esta nova tentativa. Posso colocar o que penso sem ter pesquisado muito, somente rememorando algumas situações. A primeira é econômica com transferência de responsabilidade. Porque você agrada quem quer dar aulas de EA com todos os outros que já dão aulas em diversas disciplinas e não tem a EA em seus conteúdos e nem querem. Porque existem muitos que estão fazendo e encontrando bons resultados no conjunto escola, comunidade e sociedade.

A outra é acenar com um tema mais palatável e até tecnicamente viável. É só ver o que acontece com disciplinas como filosofia e artes. São relegadas para um segundo plano, quando são essenciais para uma sociedade que deseja evoluir.

E finalizando, penso que se fizéssemos uma pesquisa agora para saber quantos professores ao menos leram uma vez a PNEA e dialogaram sobre a mesma em suas disciplinas teríamos uma mensuração melhor do tamanho do problema. O fato é que na EA temos ainda muito discurso e pouca prática educacional de fato. Porque ao mesmo tempo em que dizemos que a educação é essencial e melhora tudo, nós ainda acreditamos que a disciplina, materialização de conteúdo específico vai resolver tudo.

Se você concorda, peço para ajudar e votar contra o Projeto de Lei (PLS nº 221/2015) acessando:

http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/120737 .

Ilustrações: Silvana Santos