Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Notícias
11/03/2017 (Nº 59) CHINA INAUGURA MAIOR CICLOVIA AÉREA DO MUNDO
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2614 
  

CHINA INAUGURA MAIOR CICLOVIA AÉREA DO MUNDO

Com 7.6 km a ciclovia possui 11 saídas e acessos à estações de metrô e ônibus.

Fonte: Ciclo Vivo

A ciclovia suspensa mais longa do mundo foi inaugurada em janeiro na província de Xiamen, na China. Todo o conceito do projeto foi desenvolvido há cerca de oito anos por estudantes do ensino médio no concurso anual de Ciência e Tecnologia da Juventude da cidade de Xiamen.

A ciclovia aérea, que está em fase de testes, oferece uma opção de viagem alternativa na cidade para reduzir o tráfego e a poluição do ar.

O trajeto elevado é de quase oito quilômetros e corre abaixo do sistema elevado de BRT (Bus Rapid Transit) já existente na cidade. Ela possui 11 saídas para estações de metrô e ônibus. As bicicletas podem ser alugadas e devolvidas em diversos locais em toda a cidade.

A pista tem capacidade para atender até 2.000 bicicletas por hora e tem um limite de velocidade máximo de 24 quilômetros por hora. Os portões de acesso à ciclovia fecham automaticamente quando ela atinge sua capacidade total. A parte mais alta do percurso fica a quase 5 metros do chão.

As pesquisas adiantadas da nova estrutura na cidade são positivas. “É bom andar de bicicleta debaixo do céu azul ao sol”, disse um morador local Wu Xueying ao site de notícias chinês Xinhua. Ele também comentou que o guarda-corpos o ajudou a se sentir seguro.

Outro residente disse que sua jornada de trabalho levou a mesma quantidade de tempo, seja ele dirigindo um carro ou andando de bicicleta pelo caminho aéreo, informou ainda ao Xinhua.

ASSISTA AO VÍDEO

 

 

 

Ilustrações: Silvana Santos