Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Apresentação
15/12/2015 (Nº 54) EDITORIAL DA 54ª EDIÇÃO DA REVISTA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2249 
  

EDITORIAL DA 54ª EDIÇÃO DA REVISTA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO

DEZ/2015-FEV2016

 

É com ação que se muda!

 

É com grande alegria que apresentamos a nova publicação da Educação Ambiental em Ação, ao mesmo tempo em que desejamos a todos boas festas neste final de ano!

A equipe conectou-se com o pensamento de Washington Novaes para nortear e inspirar o que a revista apresenta:

“Só uma sociedade bem informada a respeito da riqueza, do valor e da importância da biodiversidade é capaz de preservá-la” (Novaes)

E com o espírito de compartilhamento de informações; divulgando troca de ideias; proporcionando construção de projetos; unindo diferentes elos; apresentando relatos de vivências e experimentos, cada um, à sua forma, com a sua linguagem, com a sua bagagem, do seu contexto, da sua ação, realizou experimentos, pesquisas, análises, para observar, sentir, perceber, reagir, e finalmente aprender, para um bem viver. Um aprendizado que desperta outros, que transforma a curiosidade na principal motivação. Um aprendizado verdadeiro, com sentido, com sentimentos... Um aprendizado que envolve corpo, mente e alma. O valor inestimável da vida é o que precisa ser experimentado, ensinado, estudado. Tem tantas coisas boas que podemos fazer, e essa revista, felizmente, comprova isso!

Concluímos este editorial com um texto que propõem uma reflexão acerca da maneira como percebemos o mundo no qual vivemos, desejando a todos uma excelente leitura da revista.

Lembramos que é possível de cadastrar na revista. Não costumamos enviar mensagens e o cadastro é importante para conhecermos quem nos conhece, quem alcançamos.

Realidades distorcidas

A vida nos penetra pelos nossos sentidos, e quanto mais despertos e alinhados, mais podemos percebê-la em sua plenitude. Lembro-me, como se fosse hoje, do dia em que saí da ótica com o meu primeiro óculos de grau. Andei alguns passos com um pouco de dificuldade e uma tontura me fez parar e procurar algum lugar para me apoiar. O chão parecia mover-se. Encostei-me a uma árvore e comecei a olhar a minha volta. Levantei o olhar para a copa da árvore e vi suas folhas, seus galhos, com todos os mínimos detalhes como ranhuras e insetos,  que antes não passavam de uma mancha de tons esverdeados, misturados com marrons. “Isso é enxergar!”, pensei maravilhada. Depois de retomar o equilíbrio, continuei andando devorando com os olhos tudo o que via, e ficava cada vez mais encantada. Então, foi somente depois dos meus 13 anos que passei a enxergar com nitidez. Esta situação pode ilustrar bem como é possível, por falta de referências, ferramentas, informações, instrumentos, nos equivocarmos, sem nos darmos conta disto. A forma como eu enxergava, antes dos óculos, era a forma que eu achava que todos enxergavam. Esta situação pode se aplicar para as visões de realidade das mais diversas instâncias da vida: família, relacionamentos, trabalho, sociedade,  educação,  alimentação, saúde,  política (Bem, nesta instância quem está com a visão distorcida são os políticos que atuam para a obtenção de benefícios próprios, como se isto fosse natural), enfim. Cabe lembrar que muitas visões distorcidas nascem de verdades absolutas que nos são incutidas desde a infância. Visões distorcidas nos fazem tirar conclusões precipitadas e infundadas, provocando uma série de equívocos que podem ser levados, inutilmente, por toda a vida. (Texto escrito para o Jornal NH – Bere Adams)

A edição inaugura a seção de Notícias, destacando algumas que foram selecionadas de redes sociais e de Notícias para serem compartilhadas, por sua relevância, comprovando a necessidade urgente de agirmos para as mudanças de posturas, através de ações pró-ativas para diminuir os impactos, não só ambientais, mas os impactos sociais, educacionais, políticos, saúde...

É com ação que se muda!

Educação Ambiental em Ação

www.revistaea.org

Equipe da revista Educação Ambiental em Ação

DEZ/2015

 

Ilustrações: Silvana Santos