Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia,
você estará criando uma conexão genuína com esta publicação,
minimizando custos de confecção e manutenção da revista.
Ajude-nos a continuar transformando vidas.
Muito obrigada!
É com muita satisfação que apresentamos a 66ª edição da revista Educação Ambiental em Ação, para fecharmos o ano de 2018 com o sentimento de missão cumprida, fortalecidos para o prosseguimento da jornada em busca de mudanças para um mundo mais sustentável através da educação ambiental.
Aos interessados em colaborar com esta publicação enviando contribuições, esclarecemos que a revista eletrônica Educação Ambiental em Ação nasceu a partir do Grupo de Educação Ambiental da Internet – GEAI, em 2002 [...]
A construção civil assume importante contribuição no reaproveitamento de resíduos para sustentabilidade. Efetuou-se um estudo sobre a substituição da areia natural pela areia de brita nos concretos, avaliando a resistência à compressão. Os resultados observados possibilitarão menor exploração da areia natural.
A pesquisa objetiva traçar um perfil etnobotânico e as maneiras de utilização de plantas medicinais. Realizou-se levantamento das plantas medicinais utilizadas por moradores da Comunidade Bom Jesus em Imperatriz-Ma. Os entrevistados utilizam as plantas medicinais para o tratamento de diversas enfermidades.
A consciência em torno dos problemas ambientais no Brasil é ainda pequena. Este artigo apresenta uma abordagem sobre alguns desses problemas e em que regiões alguns são mais recorrentes que em outras.
Analisar os casos de Leptospirose notificados no estado da Paraíba no período de 2015 a 2017. Foi possível verificar que a Leptospirose continua sendo uma doença bastante presente na Paraíba, salientando assim, a relevância da educação ambiental em saúde e da melhoria das condições sanitárias locais.
O objetivo dessa pesquisa é propor um projeto integrado de ações ambientais pautadas nas metodologias contidas nos jogos e no escotismo, que possam promover melhorias para o ensino das Ciências Ambientais no que tange à compreensão de conceitos, reflexão, consciência e uso da prática como ferramenta educativa.
A matriz energética brasileira mostrou vulnerabilidade em 2001, o que desencadeou a necessidade de pesquisa por fontes sustentáveis de energia. Neste estudo analisa-se a viabilidade de sistema de aquecimento solar térmico, de baixo custo, com capacidade para a utilização em residência unifamiliar, em favelas.
O trabalho de Educação Ambiental é voltado para a sensibilização da comunidade sobre o consumo/desperdício e o descarte correto de resíduos.Enfatizando que apenas reciclar não é o suficiente para diminuir a questão dos problemas ocasionados no/ao ambiente pelo acúmulo de resíduos em lixões e aterros sanitários.
O Brasil é um país classificado emergente, mas ao se tratar de saneamento básico ocupa a 112ª posição em um conjunto de 200 países. As regiões brasileiras mais escassas de alguns serviços de saneamento é o Norte e o Nordeste, porém, o Sul e Sudeste apresentam bons índices na oferta do sistema de saneamento.
O objetivo foi refletir acerca dos desafios para se trabalhar a Educação Ambiental no Ensino Fundamental I. Os desafios são a falta de conhecimento dos próprios educadores acerca do tema e a insistência em métodos tradicionais de ensino relacionados a uma perspectiva puramente contemplativa da natureza.
Os conhecimentos sobre os usos de ervas medicinais na comunidade são importantes para planejar a promoção do seu uso racional e o desenvolvimento de ações de Educação Ambiental. O trabalho avaliou perfil de usuários de plantas medicinais em uma unidade de Estratégia Saúde da Família no município de Uruguaiana.
A pesquisa apresenta metodologia para sala de aula, que utiliza jogo com a temática água. A proposta foi aplicada e avaliada por 30 professores do programa Reinventando o Ensino Médio. Os resultados mostraram que a atividade proposta contribui no processo de ensino aprendizagem e na formação social dos alunos
O presente trabalho teve como objetivo verificar o gerenciamento dos resíduos perfurocortantes em 5 estúdios de tatuagens localizados em São Luís, MA. Para tal aplicou-se um questionário estruturado nos estabelecimentos, a fim de observar se seguem as normas vigentes e notou-se que nenhum estúdio possuía PGRSS.
O uso do concreto permeável é uma estratégia para o manejo do escoamento superficial das águas urbanas, que tem importância ambiental, econômica e social. Por meio de um estudo de revisão, este artigo apresenta métodos de dosagem e discute parâmetros intervenientes estudados na análise e técnicas de manutenção.
Este trabalho fez uma análise ambiental do sistema separador água e óleo utilizado em uma oficina na cidade de Nova Venécia-ES. O resultado demonstrou que a empresa atende as exigência legal, a qualidade da água ao final do processo está dentro dos padrões mas, não quer dizer que a eficiência seja satisfatória.
O presente artigo tem como objetivo analisar as pesquisas sobre educação ambiental no Brasil em seis periódicos indexados pela CAPES, descrevendo as temáticas encontradas nos artigos, assim como verificar que concepções de educação ambiental estão presentes nos mesmos.
O desequilíbrio ambiental, favorece o crescimento desordenado de mosquitos. Pela relevância do tema, este artigo discute aspectos socioambientais e a influência sobre doenças veiculadas por Aedes aegypti, bem como as consequências para gestantes, de forma a contribuir para um maior esclarecimento sobre o tema.
O objetivo é destacar a importância de trabalhar a Educação Ambiental num Corredor Ecológico. O local pesquisado se configura como um ambiente importante para a realização de práticas pedagógicas, onde podemos aprender sobre a problemática do lixo, animais e plantas invasoras e a riqueza da biodiversidade.
Os quintais agroflorestais são espaços no entorno da casa, mantidos pela unidade familiar. O objetivo do trabalho foi avaliar a resiliência de dois quintais utilizando indicadores de capacidade de resposta e a percepção de estudantes de pós-graduação sobre as atividades realizadas nestes ambientes.
Nesse artigo descreve-se o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo investigar como os docentes percebem a Educação Ambiental na escola. Os resultados mostraram que a percepção varia de reflexiva/crítica a comportamental e tradicional e essa variação deve-se ao tempo de docência.
Identifica elementos que orientam à educação de jovens para a sustentabilidade, apontando maior aproximação dos participantes com o ambiente natural e sensações de formas variadas; revisão de atitudes na busca de equilíbrio entre o ambiente construído e o natural e integração de processos cognitivos e afetivos.
O presente trabalho almeja refletir sobre as ações empreendidas pelo Museu de Minerais e Rochas da UFES, no que toca aos processos de ensino-aprendizagem, pesquisa e popularização científica em Geociências. Desse modo, avaliando a eficácia das atuações vigentes e vislumbrando novas possibilidades futuras.
O objetivo foi avaliar a eficiência do marketing verde de uma franquia O Boticário, localizada na Rua Grande, em São Luís – MA, aplicado ao projeto ambiental “Bioconsciência”. Os resultados obtidos a partir de questionários evidenciaram que não há divulgação eficiente do projeto por parte da franquia.
O trabalho teve como objetivo mostrar a percepção dos moradores sobre a arborização urbana. Foram aplicados 126 formulários aos residentes da zona urbana da cidade de Crateús-CE. Ao final da pesquisa foi possível concluir que a arborização e seus aspectos estão intrinsecamente relacionados à cultura da região.
Atividades com temática ambiental garantem a formação de cidadãos conscientes e implantação de ações que possibilitem o uso sustentável dos recursos naturais. Desenvolveu-se exposições sobre os quelônios para sensibilizar os participantes sobre a importância e impactos negativos do consumo destes animais.
Buscou-se entender as diferentes abordagens da EA nos livros didáticos a partir da problemática dos resíduos sólidos. Os resultados apontaram que reduz-se a problemática da produção, consumo e descarte de resíduos a práticas de separação para coleta, mas não quanto ao porque, como e a que custo socioambiental.
A pesquisa visa avaliar a interatividade das crianças autistas por meio do comportamento ambiental, com o objetivo de observar as atitudes e comportamentos durante a aplicação de atividades lúdicas. Os ambientes tematizados para as atividades favoreceram as atitudes de interação das crianças autistas.
Foi realizado um reflorestamento com espécies nativas em duas áreas naturais próximas a uma escola. As etapas compreenderam a sensibilização dos estudantes em relação à problemática, coleta de sementes, repicagem de plântulas e por fim o plantio das mudas com participação de estudantes e da comunidade local.
Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema Educação Ambiental (EA) com o intuito de conhecer a situação da EA nas instituições de ensino brasileiras, abordando a legislação e o panorama atual dentro das instituições, considerando alternativas para aproveitamento do tema na comunidade acadêmica.
A água potável é o bem que se torna cada vez mais valioso devido à sua escassez. Como forma de minimizar os impactos ambientais decorrentes de atividades antrópicas, o reuso de água é uma solução eficiente. O presente trabalho teve como objetivo elaborar uma cartilha ambiental sobre reuso domiciliar de água.
O presente trabalho teve como objetivo projetar e criar um controle automatizado de um sistema de irrigação por gotejamento que permitisse os pequenos produtores um maior ganho econômico, melhoria dos indicadores socioeconômicos e a sensibilização do uso sustentável dos recursos hídricos.
O presente trabalho buscou investigar a percepção e o conhecimento sobre áreas naturais protegidas por parte de professores que atuam em três escolas situadas no entorno do Parque Estadual do Aguapeí (PEA), localizado na Região Oeste do Estado de São Paulo.
O objetivo do estudo é avaliar as práticas e as necessidades das escolas em relação ao desenvolvimento de projetos de educação ambiental. A maioria das escolas desenvolve projetos de educação ambiental e a temática mais abordada são questões relacionadas ao lixo. Apenas três escolas apresentam horta escola.
Este trabalho apresenta uma síntese do panorama econômico do Cerrado a partir da Revolução Industrial. A mecanização da agricultura na região transformou Goiás em um grande celeiro agrícola. No entanto isso custou ao estado enormes perdas ambientais.
A educação ambiental é fundamental para que as crianças percebam e estabeleçam relações de afetividade, contribuindo para modificação de valores e atitudes. Este trabalho, tem como objetivo averiguar a percepção ambiental de alunos do 7º ano de uma escola estadual pública na cidade de Bragança, Estado do Pará.
Os paraenses têm forte relação com as mangueiras na cidade. Para isso, realizou-se uma avaliação qualitativa da utilização da espécie (Mangifera indica L.) em três importantes vias arborizadas de Belém. Como resultados, as mangueiras são muito importante na vida da população, proporcionando muitos benefícios.
O presente estudo teve por objetivo montar uma Horta Vertical, por meio da reutilização de garrafas PET, possibilitando ao estudante repensar sua relação com o ambiente, hábitos de alimentação saudável e uso de plantas medicinais numa abordagem interdisciplinar.
A contribuição deste trabalho refere ao fato de oportunizar professores, alunos, catadores de lixo e a comunidade em geral no desenvolvimento de práticas educativas na construção do conhecimento em busca de preparar a comunidade para o seu papel quanto à preservação do meio ambiente.
Este artigo de revisão explanou sobre a responsabilidade social e ambiental dos resíduos sólidos, apoiando-se na Carta Magna e na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Conclui-se que somente com ações compartilhadas será alcançada uma gestão dos resíduos que resulte em benefícios sociais e ambientais.
Neste artigo defendemos uma abordagem holística e totalizante da vida, indicando que os aspectos afetivos sejam considerados na elaboração de propostas de intervenção pedagógica. Por fim, sugerimos que a experiência com a natureza é determinante para a emergência de uma moral ecológica.
Buscou-se promover a Educação Ambiental em escolas de Ensino Fundamental do município de Presidente Dutra-MA. Realizou-se o plantio de árvores, palestras e atividades corporais saudáveis. Os educandos aprenderam valores e práticas cidadãs reconhecendo a importância das árvores para qualidade de vida no planeta.
Neste estudo buscou-se avaliar a utilização de uma trilha ecológica como ferramenta pedagógica, visando promover sensibilização de 150 alunos de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental de duas escolas municipais, acerca das principais problemáticas ambientais existentes no município de Salvaterra-PA.
Com o objetivo de ensinar Poluição Ambiental e estimular a atividade física criou-se um jogo de tabuleiro com as dimensões de 3,0 m X 2,30 m, onde as peças do jogo eram as próprias pessoas. Cem participantes foram testados e ao final relataram sua experiência por escrito. Ambos os objetivos foram atingidos.
A escassez de água tornou-se um dos graves problemas ambientais da atualidade em especial nas regiões semiáridas do Brasil. Este trabalho avaliou a percepção ambiental de 824 alunos de 3 escolas públicas no município de Nova Venécia, quanto aos problemas de escassez hídrica na região.
Este estudo analisa a incoerência entre o discurso e a prática quanto ao trato com os Resíduos Sólidos Domésticos. Trata-se de um estudo exploratório realizado a partir da coleta e da análise de dados da literatura referentes ao município do Rio de Janeiro.
As novas tendências de sustentabilidade ambiental levam as fontes de energias renováveis a constar nas agendas e políticas públicas das nações. Diante desse cenário, o objetivo deste trabalho é destacar aspectos de produção e uma síntese do panorama de mercado para esse combustível renovável.
O objetivo do estudo foi verificar como as universidades estão envolvidas com a sustentabilidade na formação profissional e nas ações do campus. O resultado revelou que a sustentabilidade nas universidades ainda não estava sistematizada, embora houvesse esforços para sua implementação.
O presente artigo aborda uma questão grave que afeta muitas pessoas pelo tempo afora no território brasileiro: os desastres ambientais. Destacando o rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana – MG.
Descarte adequado de lixo é uma problemática que preocupa a quem se importa com o meio ambiente, uma vez que disso depende a possibilidade de reciclar como adubo restos orgânicos e reaproveitamento de materiais secos não contaminados como papel, plástico, vidro, entre outros.
O artigo discute sobre a censura no mundo das artes, a partir de um ponto de vista histórico, na tentativa de problematizar acontecimentos recentes no Brasil, e suas possíveis intencionalidades. Isso, no entendimento da necessidade de promovermos múltiplas percepções acerca de fatos que influenciam comportamentos, e repercutem nas relações cotidianas dos indivíduos com o mundo ao redor.
Apresentação: O entrevistado desta edição é Dal Marcondes, um dos mais importantes jornalistas do país que se dedicam as questões ambientais. Ele tem especialização em economia e em sustentabilidade com foco em economia e negócios. É, também, especialista em Ciência Ambiental pela USP. Atualmente cursa Mestrado Profissional em Jornalismo Digital e Modelos de Negócios em Jornalismo Pós Industrial e participa ativamente de diversas atividades de Militância em Sustentabilidade e Jornalismo. Além disto, é Presidente da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental e Vice-Presidente da Associação Profissão Jornalista. É, ainda, Presidente do Instituto Envolverde e diretor executivo da DAL MARCONDES Consultoria & Comunicação. Será que teremos algo a aprender com ele?
Quando olhamos para o futuro ele parece sombrio, na maior parte das vezes, porque muito pouco tem sido feito para todos termos uma vida melhor. Porque no fundo é isto que importa para podermos enganar a morte e perpetuar a espécie humana.
Estamos cerrando un círculo más de nuestra vuelta alrededor del sol. Fue un año lleno de intensidades, de llamados a la transformación profunda de todos los seres humanos; un año que nos estuvo mostrando la urgente necesidad de expandir la conciencia, de abrir el corazón para vincularnos entre nosotros desde nuestro centro de luz; un año que estuvo poniendo al descubierto la necesidad de extender nuestras manos con las palmas desplegadas y aprender a mirarnos a los ojos en nuestras profundidades, para poder abrazar así, cambios luminosos que guíen la transformación individual y colectiva, hacia una vida en plenitud y con sabiduría.
Estos tiempos, trascendiendo geografías y culturas, nos están dando la oportunidad para vivir la experiencia de conectarnos de corazón a corazón y de ser “seres inspirados” por los valores transpersonales, capaces de activar los cambios hacia una nueva humanidad evolutiva.
Quando olhamos para o futuro ele parece sombrio, na maior parte das vezes, porque muito pouco tem sido feito para todos termos uma vida melhor. Porque no fundo é isto que importa para podermos enganar a morte e perpetuar a espécie humana.
A I Ecoapostila concretiza a construção de propostas pedagógicas e faz parte de uma rede de amigos (grupo Transformar a Terra e comunidade Ecopedagogia) que se prontificaram a zelar pelo planeta Terra. Ela está disponível para os educadores e cidadãos brasileiros na versão PDF/Gratuita- no Blog Transformar a Terra e no Site Ecopedagogia.
[...] busca-se apresentar uma dinâmica de grupo de Educação Ambiental que envolva a utilização de aparelhos celulares. Através de atividades de pesquisa e atividades lúdicas que desafiem os participantes (que devem ter mais de 12 anos) para aprofundarem experiência e conhecimento através dos aparelhos eletrônicos.
A vida deve ser energizada da forma mais natural possível. Priorize sempre a instalação de energias renováveis na sua casa e no seu trabalho com o uso de painéis solares, solar térmicos e energia eólicas.
A Educação Ambiental conta com vários livros infantis que são fundamentais para sensibilizar e conscientizar as crianças sobre o meio ambiente, além de passar informações. Segue indicação de três obras que podem ser baixadas gratuitamente, como sugestão de leitura e recurso didático pedagógico, bom proveito!
Considerada a forma de medicina mais antiga da civilização humana, existem registros do ano 2500 a.C. sobre a utilização de plantas medicinais na China e, em 2800 a.C., foi escrito o primeiro livro com referências a formulas de Fitoterapia, o célebre “Nei Jing”.
Quem não gosta de ter uma boa noite de sono e acordar cheio de energia? O sono possui essa importante função restauradora, o que nos permite dizer que qualidade de vida e saúde inclui, também, uma boa qualidade de sono.
Os morcegos apresentam comportamentos que fazem com que sejam objetos de repúdio e receio. Porém, o que algumas pessoas não sabem é que os morcegos são importantes para o nosso ecossistema. Podemos desmistificar os morcegos, realizando ações de Educação Ambiental. Apresentarei aqui um jogo para desmistificar lendas e mitos que envolvem os morcegos. O objetivo é fornecer condições para o conhecimento e preservação dos morcegos.
Os Estados brasileiros foram batizados de acordo com basicamente três fontes: nomes indígenas relacionados à região, acidentes geográficos ou nomes de santos. Veja a origem de cada um.
A água é essencial para que haja vida. Ela está presente em cada célula do corpo humano e é necessária para a produção de alimentos e qualquer tipo de bem de consumo[...] O CicloVivo separou uma lista com 17 curiosidades sobre este recurso que podem mudar a forma como você enxerga este recurso.
Que saneamento básico é básico é um direito assegurado pela Constituição, essencial para a qualidade de vida da população e que traz benefícios para a sua cidade você já sabe, mas o tema contempla muito mais que isso.
Este estudo tem como objetivo geral apresentar a solidificação de resíduos como alternativa viável para descarte de resíduos de difícil tratabilidade. Como objetivos específicos conhecer a Gestão de Resíduos Industriais para a correta destinação, a Solidificação de Resíduos com seu histórico e aplicações em outros países e a solidificação de resíduos de forma pioneira no Brasil no Estado do Rio Grande do Sul.
Como mostrar às crianças a necessidade de preservar o mundo? O Mapa de Boas Práticas da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho traz alguns exemplos de projetos em escolas que ajudam a transformar as sociedades e as vidas de estudantes e familiares, através do contato com a natureza e do desenvolvimento sustentável. Confira as histórias das escolas Cisne Branco (Viamão) Humaitá (Porto Alegre) e Adílio Daronchi (Nonoai).
Em setembro de 2018, o secretário-geral da ONU, António Guterres, lançou a Estratégia da Juventude da ONU, que visa envolver 1,8 bilhão de jovens na condução de esforços globais para promover um mundo pacífico, justo e sustentável.
Prestes a completar 84 anos, Antonio Vicente orgulha-se de ter plantado a própria floresta Antonio Vicente era chamado de louco pelos vizinhos. Afinal, quem compraria um pedaço de terra a 200 km de São Paulo para começar a plantar árvores?
“Quem disse que uma andorinha só não faz verão?”... Às margens do córrego que dá nome ao bosque, as mais de 25 mil árvores presentes surgiram, em sua maior parte, da perseverança de um único cidadão
Gestão ambiental é uma ferramenta que surge para auxiliar as empresas a cumprirem com as obrigações ambientais e como alternativa para atingir seus objetivos e aplicar Educação Ambiental.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) acaba de lançar a versão atualizada do Atlas Nacional Digital do Brasil 2018, incorporando em seus mapas dados disponibilizados nos últimos 12 meses pelo próprio instituto e por outros órgãos e instituições.
Os primatas estão entre os mamíferos mais estudados do mundo, tendo o Brasil posição de destaque por ser o país que abriga a maior diversidade de macacos do planeta.
E se as cidades conseguissem, com uma só medida, reduzir a obesidade e a depressão, aumentar a produtividade e o bem-estar e diminuir a incidência de asma e doenças cardíacas nos seus habitantes? As árvores urbanas oferecem todos estes benefícios e muito mais: filtram o ar, ajudando a remover as partículas finas emitidas pelos carros e fábricas, retêm a água da chuva e diminuem as despesas com o aquecimento.
Por muito tempo, cientistas e pesquisadores brasileiros quiseram entender como essas duas grandes áreas poderiam se relacionar intrinsecamente de alguma forma e, agora, eles parecem ter descoberto um singelo, mas ao mesmo tempo gigante, traço em comum.
Um relatório da Agência Nacional de Águas (ANA) aponta que quase dobrou o número de barragens com algum problema grave na estrutura. De acordo com o levantamento de 2017, 45 barragens estão nessa situação. Em 2016, 25 barragens apresentavam problemas.
Todos os anos, mais da metade das frutas e verduras produzidas no planeta é desperdiçada e mais de vinte e cinco por cento da carne abatida, o equivalente a setenta e cinco milhões de bovinos, não é consumida.
Ernst Gotsch, agricultor e pesquisador suíço, refere que a agricultura sintrópica é antes de mais uma abordagem de princípios filosóficos que se baseiam no amor incondicional e na cooperação entre as espécies
Nos anos 90, Charles Moore descobriu a grande acumulação de lixo no Pacífico Norte. Desde então, tem viajado pelo mundo para nos alertar sobre os seus possíveis impactos. Veio a Portugal para avisar que estamos longe de estar preparados para vencer a batalha contra os plásticos.
Há 20 anos não tinha terra que fosse parar no rio. Poucas estradas, poucas lavouras e um paraíso escondido no interior de Mato Grosso do Sul. Hoje, no entanto, a situação é extrema, as estradas escoam terra nas águas, as lavouras avançam e um rio de lama tomou conta das águas cristalinas, de azul esverdeado do Rio da Prata, em Jardim, depois da chuva torrencial de dias atrás.
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse ao Conselho de Segurança que “a exploração dos recursos naturais, ou a competição por eles, pode levar a conflitos violentos”, acrescentando que “prevenir, gerir e resolver tais conflitos é um dos grandes e crescentes desafios do nosso tempo”.
A aula de campo é o momento em que os alunos têm a oportunidade de associar a teoria com a prática. O objetivo desse artigo é descrever a importância da aula campo para o reconhecimento dos impactos ambientais e discutir a importância da educação ambiental no processo de ensino aprendizagem.
O referido projeto visa conscientizar sobre impactos de ações antrópicas no Bioma Pampa,por meio de uma roda de conversa com alunos do Ensino Médio, numa escola pública estadual do município de Alegrete- RS.
O presente trabalho analisa uma experiência pedagógica de educação ambiental em que o tema foi o descarte do lixo eletrônico, visando à conscientização sobre os prejuízos do descarte inadequado de tal lixo ao meio ambiente e à saúde humana. As atividades incluíram palestras, questionários e a coleta dos lixos.
Trata-se de uma investigação do cenário da Educação Ambiental na formação e prática docente dos professores de educação básica. Expondo discussões sobre a educação inicial e continuada dos mesmos, analisando sua prática docente com os conceitos e princípios da Educação Ambiental.
O caramujo africano se tornou praga urbana e riscos à saúde. Desenvolveram-se ações de conscientização sobre essa praga. Considera-se que o projeto oportunizou aprendizagem significativa aos alunos. O estudo foi divulgado em uma rádio local e a equipe foi convidada a reproduzir o projeto em outros locais.
As áreas verdes são compreendidas como elementos chaves para a qualidade ambiental. O presente estudo busca a quantificação das áreas verdes urbanas presentes na área urbana de Terra Boa-PR, relacionando a área total e a população urbana, visando apontar a quantidade de vegetação per capita no município.
o presente trabalho teve como objetivo verificar a influência das atividades desenvolvidas pelas comunidades sobre os recursos hídricos do Igarapé Piripindeua, identificando os impactos ambientais e o desenvolvimento social e econômico.
Objetivou-se discutir as implicações das alterações climáticas na agricultura e os principais efeitos desse fenômeno na produção de caju (Anacardium occidentale) descrito na literatura para o Nordeste brasileiro. Utilizou-se o método qualitativo com natureza exploratória por meio do levantamento bibliográfico.
Este artigo foi realizado na Escola Municipal São Pedro do Parananema no município de Parintins/AM, que desenvolve práticas educacionais de educação ambiental utilizando a temática dos quelônios amazônicos. O objetivo geral foi realizar um exercício fenomenológico do mundo da criança.
As comunidades agrícolas em Assentamentos Rurais promovem a produção de alimentos com base na Agricultura Familiar e, apesar de em algumas situações utilizarem práticas com uso de produtos químicos – agrotóxicos e adubos – possuem grande potencial para a adoção de práticas de agricultura orgânica.
O objetivo desse trabalho foi desenvolver ações de Educação Ambiental através de atividades contextualizadas e interdisciplinares sobre a formação e o cuidado com o solo utilizando uma Sequência Didática elaborada para estimular nos participantes a consientização e a sensibilização ambiental.
O propósito desse estudo foi inventariar a avifauna e relacionar a comunidade de aves com o projeto de paisagismo de uma instituição localizada em um grande município brasileiro, evidenciando a importância da arborização para a avifauna urbana.