Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo. José Ortega y Gasset
ISSN 1678-0701 · Volume XXIII, Número 92 · Setembro-Novembro/2025
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Arte e Ambiente(1) Entrevistas(1) Educação(1) O Eco das Vozes(1) Reflexão(1) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(5) Divulgação de Eventos(14) O que fazer para melhorar o meio ambiente(2) Sugestões bibliográficas(2) Você sabia que...(2) Plantas medicinais(1) Reportagem(2) Dicas e Curiosidades(6) Soluções e Inovações(8) Educação e temas emergentes(3) Ações e projetos inspiradores(28) Notícias(30) Doações(1)   |  Números  
Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção da revista. Ajude-nos a continuar transformando vidas. Muito obrigada!
     
Notícias
12/09/2025 (Nº 92) CIRCUITO AMBIENTAL LEVA ESTUDANTES DA PREFEITURA DE MANAUS A VIVENCIAR PRÁTICA SOBRE MEIO AMBIENTE EM SHOPPING
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=5414 
  

CIRCUITO AMBIENTAL LEVA ESTUDANTES DA PREFEITURA DE MANAUS A VIVENCIAR PRÁTICA SOBRE MEIO AMBIENTE EM SHOPPING DA CIDADE

Por Prefeitura de Manaus

17/07/2025 16h52




Como forma de incentivar os estudantes a desenvolver o pensamento científico e ampliar o cuidado com o meio ambiente, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quinta-feira, 17/7, mais uma edição do “Circuito Ambiental”. A ação reuniu estudantes do 4º ano da escola municipal Aderson Pereira Dutra, que participaram de atividades no Manauara Shopping, localizado na avenida Mário Ypiranga, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul.

Durante o circuito, os alunos fizeram um tour guiado pelas instalações sustentáveis do shopping. O ponto de partida foi o Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), onde está em cartaz a exposição “Dos Fósseis ao Plástico: A Linha Cronológica da História Natural da Vida no Planeta Terra”. Em seguida, os estudantes visitaram a horta comunitária instalada na Garagem 8, conheceram o processo de compostagem e finalizaram a experiência no Buritizal, uma área preservada com vegetação nativa localizada dentro do próprio local.

A ideia do circuito, de acordo com o responsável pelo Ecam, Marzílio Pereira, é mostrar que é possível aliar sustentabilidade e educação dentro de um espaço comercial, além de despertar nos alunos o cuidado com o meio ambiente e o conhecimento sobre a vegetação local.

“O Circuito Ambiental mostra como o shopping Manauara trabalha a sustentabilidade. Os alunos visitam a exposição, conhecem a horta no último andar, aprendem sobre o plantio de hortaliças e o processo de compostagem. Finalizam no Buritizal, uma área de floresta nativa preservada. A ideia é que aprendam, na prática, sobre preservação e sustentabilidade em um ambiente comercial”, explicou.

A experiência foi marcante para os estudantes, especialmente para aqueles que nunca haviam saído da escola ou do bairro, como conta a professora da turma, Margarida Ribeiro.

“Elas estão adorando, porque muitas nunca tinham saído nem da escola. Estão achando tudo incrível. Essa ação é interessante também para os adultos, estou achando muito legal. Gostei muito da experiência”, acrescentou a professora.

A estudante do 4º ano, Melyssa Dias, destacou o quanto gostou da ideia, porque conseguiu fazer uma atividade fora da sala de aula e sobre um assunto que gosta, que é o meio ambiente.

“Eu achei a experiência muito legal, porque eu nunca tive a oportunidade de conhecer tantas coisas assim. Gosto muito da parte dos animais, principalmente os marinhos, é algo que me interessa bastante. Lá eu consigo aprender e memorizar bem rápido, até o nome dos dinossauros. Foi como uma viagem para mim, adorei o convite”.

— — —
Texto – Alexandre Abreu/ Semed
Foto – Divulgação/ Semed 

Fonte: https://www.manaus.am.gov.br/noticia/sustentabilidade/circuito-ambiental/



Ilustrações: Silvana Santos