Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo. José Ortega y Gasset
ISSN 1678-0701 · Volume XXIII, Número 92 · Setembro-Novembro/2025
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Arte e Ambiente(1) Entrevistas(1) Educação(1) O Eco das Vozes(1) Reflexão(1) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(5) Divulgação de Eventos(14) O que fazer para melhorar o meio ambiente(2) Sugestões bibliográficas(2) Você sabia que...(2) Plantas medicinais(1) Reportagem(2) Dicas e Curiosidades(6) Soluções e Inovações(8) Educação e temas emergentes(3) Ações e projetos inspiradores(28) Notícias(30) Doações(1)   |  Números  
Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção da revista. Ajude-nos a continuar transformando vidas. Muito obrigada!
     
Notícias
12/09/2025 (Nº 92) RECONHECIMENTO INTERNACIONAL REFORÇA PROTAGONISMO DE NORONHA NO TURISMO SUSTENTÁVEL
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=5401 
  

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL REFORÇA PROTAGONISMO DE NORONHA NO TURISMO SUSTENTÁVEL

Projeto Golfinho Rotador ganha selo internacional por aliar conservação marinha e turismo responsável

O Projeto Golfinho Rotador, referência em conservação marinha em Fernando de Noronha, foi premiado com o Selo Ouro da Green Destinations Latinoamérica 2025, uma das certificações mais relevantes do setor. A conquista foi oficializada durante a conferência da organização internacional, realizada recentemente em Natal, no Rio Grande do Norte, reunindo representantes de destinos e projetos sustentáveis de toda a América Latina.

A premiação, concedida a uma ONG da América Latina, posiciona o Brasil como liderança regional em iniciativas que integram turismo e sustentabilidade. O projeto é a primeira organização não governamental a receber o selo.

É com grande alegria que recebemos o Selo Ouro da Green Destinations. Esse reconhecimento mostra que não apenas falamos sobre sustentabilidade, mas a praticamos de forma concreta, tanto nas nossas ações externas, com pesquisas, educação ambiental e envolvimento comunitário, quanto na gestão interna, que segue diretrizes baseadas em sustentabilidade, transparência e compliance”, comemorou a coordenadora de Educação Ambiental e Sustentabilidade
do Projeto Golfinho Rotador, Cynthia Gerling.

O selo Ouro da Green Destinations é uma certificação internacional que reconhece destinos turísticos que demonstram práticas sustentáveis em diversas áreas, como meio ambiente, cultura, economia e sociedade.

Criado em 1990, o projeto se destaca por seu trabalho contínuo de pesquisa científica, proteção dos golfinhos-rotadores e promoção da educação ambiental. Suas ações têm papel decisivo na forma como o arquipélago lida com o turismo de natureza, garantindo experiências responsáveis e alinhadas à preservação do ecossistema local.

A coordenadora de Meio Ambiente da Administração de Fernando de Noronha, Isadora Beltrão, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelas instituições que atuam na preservação ambiental da ilha e celebrou o reconhecimento ao Centro Golfinho Rotador.

Noronha é um verdadeiro santuário ecológico, com uma fauna riquíssima, tanto em terra quanto no mar. A preservação dessa biodiversidade só é possível graças ao trabalho sério de instituições que atuam com pesquisa, educação ambiental e, principalmente, conservação, como o Projeto Golfinho Rotador, o Projeto Tamar e tantos outros. O reconhecimento ao Centro Golfinho Rotador é motivo de muito orgulho para Fernando de Noronha, pois reforça a importância desses ações para a proteção da nossa fauna marinha. Parabenizamos todos os envolvidos por essa conquista tão significativa e reafirmamos o nosso compromisso com o apoio a iniciativas que tornam a ilha uma referência internacional em conservação ambiental”, disse Isadora.

Fonte: https://www.noronha.pe.gov.br/reconhecimento-internacional-reforca-protagonismo-de-noronha-no-turismo-sustentavel/



Ilustrações: Silvana Santos