Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo. José Ortega y Gasset
ISSN 1678-0701 · Volume XXIII, Número 92 · Setembro-Novembro/2025
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Arte e Ambiente(1) Entrevistas(1) Educação(1) O Eco das Vozes(1) Reflexão(1) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(5) Divulgação de Eventos(14) O que fazer para melhorar o meio ambiente(2) Sugestões bibliográficas(2) Você sabia que...(2) Plantas medicinais(1) Reportagem(2) Dicas e Curiosidades(6) Soluções e Inovações(8) Educação e temas emergentes(3) Ações e projetos inspiradores(28) Notícias(30) Doações(1)   |  Números  
Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção da revista. Ajude-nos a continuar transformando vidas. Muito obrigada!
     
O que fazer para melhorar o meio ambiente
12/09/2025 (Nº 92) O QUE É O MURAL DO CLIMA?
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=5380 
  

O QUE É O MURAL DO CLIMA?

O Mural do Clima favorece a difusão rápida e global da compreensão das questões climáticas. A eficácia da ferramenta pedagógica, a experiência de colaboração e a licença de utilização contribuíram para a sua expansão exponencial.

A associação Climate Fresk (O Mural do Clima) foi criada em dezembro de 2018 por Cédric Ringenbach com o objetivo de acelerar a difusão da ferramenta, formar e aumentar as competências dos animadores e animadoras, que constituem a comunidade internacional de Freskers.

Tem um funcionamento descentralizado e participativo, cujos princípios são do-docracia (do-ocracy), transparência e o direito a cometer erros.

Fundador e presidente, Cédric Ringenbach, é engenheiro, conferencista e consultor de transição energética. Especialista em mudanças climáticas desde 2009, dirigiu o Projeto Shift entre 2010 e 2016. Leciona sobre questões energéticas-climáticas nas universidades “grandes écoles” na França (Sup’aéro, Ecoles Centrales, Sciences Po, HEC). Cédric criou o jogo Mural do Clima em 2015 e tem trabalhado continuamente nele até chegar ao seu formato atual.

JUNTE-SE À AÇÃO COLETIVA PARA TRANSFORMAR NOSSAS SOCIEDADES.

A comunidade do Fresker age em todos os lugares!

Em instituições culturais, políticas e científicas, em eventos de cidadania e conscientização, no trem ou de bicicleta!

Acesse https://climatefresk.org/pt-br/

E participe!





Ilustrações: Silvana Santos