Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo. José Ortega y Gasset
ISSN 1678-0701 · Volume XXIII, Número 92 · Setembro-Novembro/2025
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Arte e Ambiente(1) Entrevistas(1) Educação(1) O Eco das Vozes(1) Reflexão(1) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(5) Divulgação de Eventos(14) O que fazer para melhorar o meio ambiente(2) Sugestões bibliográficas(2) Você sabia que...(2) Plantas medicinais(1) Reportagem(2) Dicas e Curiosidades(6) Soluções e Inovações(8) Educação e temas emergentes(3) Ações e projetos inspiradores(28) Notícias(30) Doações(1)   |  Números  
Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção da revista. Ajude-nos a continuar transformando vidas. Muito obrigada!
     
Divulgação de Eventos
12/09/2025 (Nº 92) SEMARH INICIA FESTIVAL DE INVERNO DE PEDRO II COM AÇÕES DE REFLORESTAMENTO E DOAÇÃO DE MUDAS
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=5373 
  

SEMARH INICIA FESTIVAL DE INVERNO DE PEDRO II COM AÇÕES DE REFLORESTAMENTO E DOAÇÃO DE MUDAS

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) abriu sua participação no Festival de Inverno de Pedro II com uma série de ações ambientais que reforçam o compromisso com a arborização e a sustentabilidade. Logo no primeiro dia, foram doadas 2.200 mudas à Prefeitura e plantadas 200 árvores frutíferas no Bosque do Turista, um dos principais pontos turísticos da cidade.

A atividade reuniu moradores, visitantes e equipes da Semarh e da prefeitura. Entre as árvores plantadas estavam mudas de goiaba e caju. Para Feliphe Araújo, secretário da Semarh, o momento simboliza mais do que um gesto ambiental.

“Plantar é um ato de amor e de futuro. A Semarh tem trabalhado para levar ações de reflorestamento, educação ambiental e sustentabilidade para todas as regiões do estado, e Pedro II é uma cidade muito especial nesse processo”, destacou o gestor.

A ação teve um sabor ainda mais especial para a diretora de Licenciamento Ambiental da Semarh, Vitória Alzenir, que é natural de Pedro II. Emocionada, ela participou do plantio e escolheu uma goiabeira para deixar sua marca no bosque. “Plantar uma árvore na minha terra natal, durante um evento tão importante, é algo simbólico e muito significativo. É um reencontro com as raízes”, disse Vitória.

A prefeita de Pedro II, Betinha Brandão, também participou da ação e agradeceu o apoio constante da Semarh. “A parceria com a Semarh é muito importante para Pedro II. Eles não estão presentes apenas no festival, mas ao longo de todo o ano, com ações que impactam positivamente a nossa população e o meio ambiente”, afirmou a gestora.

Logo no primeiro dia, foram doadas 2.200 mudas à Prefeitura e plantadas 200 árvores frutíferas no Bosque do Turista.

Durante todo o festival, a Semarh estará com um estande montado na praça central da cidade, onde fará a distribuição de 10 mil mudas para moradores e turistas. A iniciativa reforça o objetivo da Secretaria de promover a consciência ambiental e estimular o reflorestamento urbano e rural no estado.

Além das doações, o espaço da Semarh no evento também servirá como ponto de informação e educação ambiental, com orientações sobre preservação, descarte correto de resíduos e combate às queimadas ilegais. O Festival de Inverno de Pedro II segue até domingo (22), reunindo cultura, música, gastronomia e, agora, também, mais verde e cuidado com o meio ambiente.

Fonte: https://www.semar.pi.gov.br/noticias/semarh-inicia-festival-de-inverno-de-pedro-ii-com-acoes-de-reflorestamento-e-doacao-de-mudas



Ilustrações: Silvana Santos