![]() |
Para a ganância, toda a natureza é insuficiente. Sêneca
ISSN 1678-0701 · Volume XXIII, Número 91 · Junho-Agosto/2025
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia,
você estará criando uma conexão genuína com esta publicação,
minimizando custos de confecção e manutenção da revista.
Ajude-nos a continuar transformando vidas.
Muito obrigada!
![]()
ESTUDANTES ESTADUAIS DE MONTE ALEGRE CONQUISTAM PRÊMIO DESTAQUE NA FEIRA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA 2025 Autor: Fernanda Cavalcante (Ascom Seduc)
Foto: Divulgação Com foco na inovação, os estudantes desenvolveram o projeto ‘Observando a Lua no céu Amazônico pela perspectiva das Observações Astronômicas de Galileu Galilei Estudantes da Escola Estadual de Tempo Integral Presidente Fernando Henrique, localizada no município de Monte Alegre, na Região de Integração do Baixo Amazonas, trouxeram orgulho para a educação pública do Pará ao conquistarem o prêmio destaque na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) 2025. A cerimônia de premiação aconteceu na última sexta-feira (28), na Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista.
Foto: Divulgação O reconhecimento veio pelo projeto de iniciação científica "Observando a Lua no céu Amazônico pela perspectiva das Observações Astronômicas de Galileu Galilei", desenvolvido sob a orientação do professor Gênerson Luiz Cardoso. A iniciativa foi premiada como o melhor projeto do Estado do Pará, entre os 27 estados participantes, e recebeu um certificado digital de Menção Honrosa. Conquista histórica para Monte Alegre Para o professor e orientador Gênerson Luiz Cardoso, a premiação representa um marco não apenas para a escola, mas para todo o município. "Levar a Escola Presidente Fernando Henrique para a Febrace e, pela primeira vez, representar Monte Alegre já é uma grande vitória. Tivemos desafios, mas contamos com o apoio de muitas pessoas para tornar essa experiência possível. Agora, nossos alunos se tornam fonte de inspiração para Monte Alegre e para todo o Baixo Amazonas. Poder viver a experiência da Febrace e ainda retornar com uma premiação entre os melhores trabalhos do Brasil é algo marcante e nos motiva a continuar incentivando a iniciação científica na região", destacou o professor.
Foto: Divulgação A estudante Manuela Barbosa, da 2ª série do Ensino Médio, compartilhou sua empolgação com a experiência. "Foi algo incrível! Nunca tinha participado de um evento assim, com tantos projetos inovadores e criativos. Pude adquirir muito conhecimento, trocar experiências com outros estudantes e isso me deixou muito feliz. Voltar com o prêmio torna essa experiência ainda mais especial", afirmou. O estudante Alexandre Augusto, também da 2ª série do Ensino Médio, ressaltou a importância da conquista. "Foi a minha primeira vez em São Paulo e vejo isso como uma grande oportunidade. Ser reconhecido como o melhor trabalho do Estado, logo na nossa primeira participação, é uma conquista imensa", disse. Sobre a Febrace Em sua 23ª edição, a Febrace reuniu 300 projetos finalistas, desenvolvidos por 671 estudantes do ensino básico e técnico, representando 269 escolas públicas e privadas de todas as regiões do Brasil. |