Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Sugestões bibliográficas
13/03/2023 (Nº 82) 10 LIVROS FUNDAMENTAIS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=4476 
  

10 LIVROS FUNDAMENTAIS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Para você que tem interesse nas áreas de atuação do Programa Escolas Sustentáveis e do Observatório de Educação e Sustentabilidade, e quer entender mais sobre educação ambiental, aqui está o caminho.

Abaixo destacamos algumas das principais obras que fundamentam os conteúdos de nossos projetos e ações. São obras em português que retratam não só os principais conceitos que fundamentam a Educação Ambiental, mas também como diversas ações práticas, possíveis de serem replicadas e analisadas.

Educação Ambiental: Reflexões e práticas contemporâneas” – Alexandre Pedrini

Sob organização do prof Pedrini, diversos autores descrevem suas experiências no campo da EA, permitindo diversas leituras e reflexões. Embora a EA tenha amplidão internacional, apresenta, também, diversas raízes bem regionais, deste modo, na obra também se discute a atuação em EA no Estado do Rio de Janeiro, além de perspectivas integradoras em biologia e EA e uso das contradições socioambientais como sementes para melhoria da qualidade de vida do planeta e pesquisas e projetos na área.

Educação Ambiental e Sustentabilidade” – Arlindo Philippi Jr. e Maria Pelicioni

Caracterizada pelo tratamento inter e multidisciplinar que os autores conferiram aos capítulos que compõem a obra, Educação Ambiental e Sustentabilidade se constitui como uma referência essencial nos estudos e projetos desenvolvidos no campo. Sob a organização dos profs Philippi Jr. e Pelicioni, a obra apresenta importantes seções de fundamentação teórica em áreas correlatas à EA e também em desenvolvimento metodológico.

Escolas Sustentáveis” – Juscelino Dourado, Fernanda Belizário e Alciana Paulino

Uma das obras mais queridas do nosso PES é também a apresentação de um projeto pioneiro em Educação para Sustentabilidade, que alia a discussão curricular à diversidade de ações em gestão, espaço e vivências com a comunidade. Além de apresentar experiências práticas desenvolvidas no Instituto Estre, o livro também oferece aos leitores uma rica discussão metodológica e propostas exequíveis em diversos espaços.

Educação Ambiental – Princípios e Práticas” – Genebaldo Freire Dias

Reunindo informações conceituais essenciais para todo educador ambiental, a obra de Dias traça um histórico das atividades em EA pelo mundo, além de fornecer subsídios para a ampliação dos conhecimentos sobre o campo, também expõe as diferentes formas de ação individual e comunitária que possibilitam o exercício de cidadania, visando uma melhor qualidade de vida.

Dinâmicas e Instrumentação para Educação Ambiental” – Genebaldo Freire Dias

As dinâmicas e instrumentação para a prática em Educação Ambiental apresentadas na obra promovem um exame crítico do nosso estilo de vida e hábitos cotidianos. As proposições de Dias buscam promover a reflexão em hábitos, comportamentos, formas de produção e consumo e de alienação que resultaram no quadro atual de degradação generalizada do meio em que vivemos.

Atividades Interdisciplinares de Educação Ambiental” – Genebaldo Freire Dias

Uma proposta inovadora no período em que foi lançada, a obra tem como público-alvo os professores das diversas áreas do conhecimento e em diferentes níveis de ensino. Oferecendo como conteúdo um compilado de 50 práticas de EA seu passo a passo. Obra ilustrada que nos guia em temas como “A água e o homem”, “As indústrias e a comunidade”, “Aprendendo a viver em paz”, entre outros, que são discutidos de forma prática e transformadora.

Educação Ambiental – Abordagens Múltiplas” – Aluísio Ruscheinsky

As pesquisas em EA se constituem como fontes estratégicas de informação e subsidiam os processos em curso quanto à elaboração, implementação, monitoramento e ao controle social das políticas públicas ambientais. Este livro, que é dirigido a todos interessados em questões socioambientais, apresenta importantes contribuições que podem auxiliar professores e educadores ambientais em seu dia a dia em sala de aula e na busca por um futuro sustentável.

Reflexões e Práticas em Educação Ambiental – discutindo consumo e geração de resíduos” – Juscelino Dourado e Fernanda Belizário

Reflexão e práticas em educação ambiental discute questões atuais envolvendo ensino e meio ambiente, pondo o dedo na ferida da questão de consumo de bens, geração e descarte de resíduos, políticas públicas e pedagogia. Carrega como base uma importante experiência prática, fruto de anos de pesquisas e debates sobre o tema conduzidos pelo Instituto Estre.

Vamos cuidar do Brasil” – Soraia Mello e Rachel Trajber

Nas atividades da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, a convergência de ações de dois ministérios e da UNESCO resultou na elaboração desta obra. Construída coletivamente por uma diversidade de educadoras e educadores ambientais, a obra visa propiciar o diálogo sobre a práxis educativa – para e pela vida – nas escolas. Disponível gratuitamente.

Educação Ambiental na Prática” – Valdir Lamim-Guedes e Rafael Monteiro

O e-book apresenta um compilado de experiências em EA relatados na perspectiva de contribuir em sua aplicabilidade. A obra reúne experiências diversas no ensino formal e informal, além de expandir as ações para a educação básica e também no ensino superior e pós-graduação. Entre os capítulos que compõem a obra, encontra-se um sobre oficinas pedagógicas, de autoria de membros do nosso ObES, vale conferir.

¹ Mestra em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de São Paulo. Professora, bacharela em Ciências Ambientais, licenciada em Matemática e educadora ambiental em todos os aspectos que consigo.

Juscelino Dourado

Fonte: https://juscelinodourado.com.br/10-livros-fundamentais-sobre-educacao-ambiental/



Ilustrações: Silvana Santos