Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Artigos
13/03/2019 (Nº 67) PROJETO HORTA NA ESCOLA: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A HORTA IMPLANTADA NA UMEF MARINA BARCELLOS SILVEIRA, VILA VELHA/ES
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3609 
  



PROJETO HORTA NA ESCOLA: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A HORTA IMPLANTADA NA UMEF MARINA BARCELLOS SILVEIRA, VILA VELHA/ES



SANDRA NOELIA DA SILVA SOUZA1

ARIANA CRISTINA MOURA NAZARIO1

CATHARINI ANDREATTA QUEMELLI1

JOSÉ GERALDO FERREIRA DA SILVA2



1Alunas do Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação

Sandra: Título acadêmico: Mestranda em Ciência, Tecnologia e Educação. Faculdade Vale do Cricaré, Endereço: R. Humberto Almeida Franklin, 01, Bairro Universitário. São Mateus - ES, CEP 29933-415. Email: sandransc@hotmail.com

Ariana: Título acadêmico: Mestranda em Ciência, Tecnologia e Educação. Faculdade Vale do Cricaré, Endereço: R. Humberto Almeida Franklin, 01, Bairro Universitário.São Mateus - ES, CEP 29933-415. Email: ariana_nazario@hotmail.com

Catharini: Título acadêmico: Mestranda em Ciência, Tecnologia e Educação. Faculdade Vale do Cricaré, Endereço: R. Humberto Almeida Franklin, 01, Bairro Universitário. São Mateus - ES, CEP 29933-415. Email: cquemelli86@gmail.com

2Orientador: Título acadêmico: Dr. em Engenharia Agrícola pela Faculdade Federal de Viçosa. Faculdade Vale do Cricaré, Endereço: R. Humberto Almeida Franklin, 01, Bairro Universitário. São Mateus - ES, CEP 29933-415. Email: j.geraldo@incaper.es.gov.br

RESUMO:

Introdução: A aprendizagem dos alunos está diretamente ligada à sua alimentação. O Governo Federal criou o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que tem como premissa fornecer aos estudantes da educação pública nutrição adequada e permanente no âmbito escolar. Nesse contexto, a instalação de uma horta na escola permite não só o trabalho da educação alimentar, como também admite a educação ambiental e valores culturais. Objetivo: Avaliar a percepção dos alunos do 4º ano da UMEF Marina Barcellos Silveira, no município de Vila Velha, quanto à horta implantada na escola. Metodologia: Estudo descritivo, quali-quantitativo, por meio de questionário aplicado a 20 alunos do 4º ano escolar da UMEF Marina Barcellos Silveira. Resultados: 75% dos entrevistados não possuem horta em casa, mas 95% deles consomem hortaliças. Todos afirmaram querer outras variedades na horta. Discussão: Os resultados demonstram que a horta motiva os alunos a se alimentarem melhor. Conclusão: Esse trabalho comprovou a influência positiva que uma horta implantada na escola pode ter sobre os alunos que dela participam. Os alunos do 4º ano da UMEF Marina Barcellos Silveira melhoraram seus hábitos alimentares e reconheceram como a merenda ficou melhor após a implantação da horta no ambiente.

Palavras-chave: Horta na escola, Hábitos alimentares.



ABSTRACT:

Introduction: Students' learning is directly linked to their eating habits. The Federal Government created the National School Feeding Program (PNAE), whose premise is to provide students of public education with adequate and permanent nutrition at school. In this context, the installation of a vegetable garden at school allows not only the work of food education, but also admits environmental education and cultural values. Objective: To evaluate the perception of the students of the 4th year of the UMEF Marina Barcellos Silveira, in the municipality of Vila Velha, regarding the vegetable garden implanted in the school. Methodology: Descriptive, qualitative and quantitative study, by means of a questionnaire applied to 20 students from the 4th year of UMEF Marina Barcellos Silveira. Results: 75% of the interviewees do not have a home garden, but 95% of them consume vegetables. Everyone claimed to want other varieties in the garden. Discussion: The results show that the garden encourages students to eat better. Conclusion: This work proved the positive influence that a garden implanted in the school can have on the students who participate in it. The students of the 4th year of UMEF Marina Barcellos Silveira improved their eating habits and recognized how the lunch was better after the establishment of the garden in the environment.

Keywords: Vegetable garden in school, Eating habits.



1. INTRODUÇÃO



A aprendizagem dos alunos está diretamente ligada à sua alimentação, não somente na escola, mas também sua nutrição como um todo. Devido às condições financeiras, nem sempre a criança consegue em casa o necessário, cabendo à escola complementar com os alimentos pertinentes. A desnutrição está intimamente ligada ao desenvolvimento intelectual (KEHL, 2016).

Pensando na necessidade alimentar dos alunos, o Governo Federal criou o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que tem como premissa fornecer aos estudantes da educação pública, desde a educação infantil até o ensino médio, contemplando, também, a Educação de Jovens e Adultos, nutrição adequada e permanente no âmbito escolar. Apesar de existir desde a década de 40, passou por várias mudanças ao longo dos anos, se convertendo, atualmente, em repasse de recursos aos estados e municípios para compra dos alimentos e incentiva a agricultura familiar e o respeito aos hábitos regionais (BRASIL, 1994).

O ato alimentar na escola vai além da nutrição corporal: perpassa a questão social, institui e reforça laços, estabelece vínculos culturais, sendo, ainda, oportunidade para a educação alimentar em sala de aula (GREENWOOD & FONSECA, 2018).

Nesse contexto, a instalação de uma horta na escola permite não só o trabalho da educação alimentar, como também admite a educação ambiental e valores culturais, sendo uma facilitadora dos temas transversais, principalmente meio ambiente e saúde, possibilitando, ainda, o aprendizado em ambiente diferenciado (OLIVEIRA et al, 2018).

Oliveira et al (2018) trazem ainda que:

(...) a horta escolar permite a relação entre educação alimentar, ambiental e valores sociais, possibilitando a interação dos sujeitos envolvidos, proporcionando uma sociedade sustentável através de atividades voltadas diretamente para a educação e suas diversas faces.

A Educação Ambiental deve ser trabalhada na escola como um tema transversal, trazendo ao aluno o aprendizado sobre questões ambientais com questões práticas e rotineiras. A Lei Federal nº 9.795 de 1999 (BRASIL, 1999 - Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA) traz em seu artigo 1º:

Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

Assim, a implantação de uma horta na escola contribui para o trabalho de educação ambiental na escola e ainda fornece alimentação saudável aos estudantes, gerando impactos positivos para os envolvidos (BARROSO et al, 2018).

Ferreira (2017) reforça essa ideia, lembrando que uma horta na escola incentiva o consumo de hortaliças, muitas vezes rejeitadas pelas crianças, além de ser recurso pedagógico importante para o processo ensino-aprendizagem.

O objetivo geral desse trabalho é avaliar a percepção dos alunos do 4º ano da UMEF Marina Barcellos Silveira, no município de Vila Velha/ES, quanto à horta implantada na escola. Os objetivos específicos são:

- Analisar o consumo de hortaliças pelos alunos.

- Avaliar a influência da horta nos padrões de consumo dos alunos.

Esse trabalho se justifica pela importância em conhecer os hábitos alimentares e a influência da implantação de uma horta em um ambiente escolar.

2. METODOLOGIA

O município de Vila Velha fica na região Metropolitana de Vitória, no Espírito Santo. Possui uma população, segundo o censo de 2010, de 414.586, com uma densidade demográfica de 1935,19 hab/km². Em 2010, cerca de 87% da população entre 6 e 17 anos de idade frequentavam a escola regularmente (ATLAS BRASIL, 2018).

O bairro Araçás, em Vila Velha, possui 5.351 habitantes segundo o censo de 2010, sendo uma população particularmente jovem, ou seja, em idade escolar (IBGE, 2010). Antes da construção das casas no local, havia uma reserva natural com lagoas, brejos e muitos pés de araçás, o que justifica o nome do bairro (IJSN, 2009).

O município de Vila Velha, por meio do setor de Educação Ambiental, que é coordenado por Giselle Soncin Simião, de sua Secretaria de Meio Ambiente (SEMED), tendo como responsável técnico o professor José Carlos Fernandes Soares, e em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Produção Rural (INCAPER), promove a implantação e desenvolvimento do projeto Horta na Escola em suas unidades de ensino desde 2013. Com apoio técnico, é feita a escolha do local, compra do material e implantação na escola interessada. Esse projeto tem por objetivo melhorar o componente nutricional dos alunos por meio do plantio sustentável e utilização da colheita na merenda dos alunos, além de ser um complemento ao trabalho do professor que ali pode desenvolver um trabalho pedagógico diferenciado e dinâmico (PREFEITURA DE VILA VELHA, 2018).

A Unidade Municipal de Ensino Fundamental (UMEF) Marina Barcellos Silveira é uma escola pública do bairro Araçás que atende às crianças de 6 a 14 anos de idade, ou seja, do 1º ao 9º anos, nos turnos matutino e vespertino. Com cerca de 12.000m2, possui área suficiente para implantação de uma horta escolar, sendo esta uma atividade difundida na comunidade, já mostrada em reportagens locais (PREFEITURA DE VILA VELHA, 2013 E 2018). De acordo com a Diretora da unidade, srª Roseliene Mary Z. Vionet, a ideia de implantação de uma horta na escola surgiu em 2013, sendo revitalizada em 2015 com o apoio de toda a equipe pedagógica. Na horta da escola são plantados cebolinha, coentro, alface lisa e crespa, jiló, couve, tomate, tomate cereja, maxixe e mostarda. Além disso, há no local um pomar com 12 espécies de árvores frutíferas, sendo 3 tipos de laranja, 3 tipos de limão, 3 tipos de mexerica, pitanga, acerola e jabuticaba.

Esse estudo descritivo, quali-quantitativo (Markoni & Lakatos, 2003), foi feito por meio de questionário (Anexo 1) aplicado a 20 alunos do 4º ano escolar da UMEF Marina Barcellos Silveira, de Vila Velha, em 27 de julho de 2018.

3. RESULTADOS



A figura 1 mostra a localização do bairro Araçás (marcador vermelho) e da UMEF escola Marina Barcellos Silveira (marcador azul).

Fonte: Google Maps, acesso em 20/07/2018

As figuras de 2 à 5 mostram a horta da UMEF Marina Barcellos Silveira.

Figura 2 – Foto das Hortaliças

Figura 3 – Foto das Árvores Frutíferas

Fonte: próprias autoras, tirada em 27/07/2018.



Figura 4 – Foto das Hortaliças

Figura 5 – Foto de Árvore Frutífera com Identificação da Espécie

Fonte: próprias autoras, tirada em 27/07/2018.



Após a apresentação da Horta, é possível através da tabela 1 demonstrar as respostas para as questões 1 e 2 realizada com os alunos.

Tabela 1 – Respostas dos alunos do 4º ano da UMEF Marina Barcellos Silveira às perguntas 1 e 2 do questionário.

Total=20


Questão 1

Questão 2


N

%

N

%

Sim

5

25

19

95

Não

15

75

1

5

Fonte: próprias autoras



Quanto à pergunta 1 (Na sua casa tem horta?), 5 alunos responderam que sim e 15 responderam que não.

A pergunta 2, sobre o hábito de consumir hortaliças, trouxe como resultado 19 alunos respondendo sim e 1 respondendo não.

Sobre a preferência do que ter na horta (pergunta 3), todos responderam que sim, gostariam que tivesse algo. Sobre o que gostariam, as respostas foram: morango, uva, banana, milho, mamão e abacate.

Após a implantação da horta na escola, todos disseram que melhoraram seus hábitos alimentares (questão 4).

Na questão 5, todos os 20 responderam que a merenda escolar ficou melhor após a implantação da horta.

Por fim, quanto à importância da horta na escola para os pratos ficarem mais coloridos e nutritivos (questão 6), todos afirmaram que sim, achavam importante.

4. DISCUSSÃO

A questão 1, sobre ter uma horta em casa, mostra que 75% (15) dos alunos entrevistados não possuem um espaço para plantio em casa.

Com um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,800 (IBGE, 2010), e uma renda per capita de R$ 1.211,79 (ATLAS BRASIL, 2018), Vila Velha é considerado um bom município para se viver. Porém, cerca de 15% da população é vulnerável à pobreza (ATLAS BRASIL, 2018).

O bairro Araçás possui 99,9% das casas com abastecimento de água encanada, 100% de coleta de lixo, 98,6% da população alfabetizada, 0,88 hab/km2 e renda média per capita de R$ 1.694,95 (PREFEITURA DE VILA VELHA, 2013). Trata-se, portanto, de bairro estritamente urbanizado, com poucas áreas livres para implantação de hortas domésticas, conforme é possível visualizar na figura 1. Pela renda, também pode-se inferir que a população do bairro possui um poder aquisitivo que permite adquirir alimentos em estabelecimentos comerciais, não sendo necessário o plantio em casa para consumo próprio. Há, ainda, 1.831 habitantes de Vila Velha que recebem o Bolsa Família (BRASIL, 2004), sendo este um programa de transferência de renda que permite aos beneficiários adquirir alimentos. Dessa forma, é natural que a maioria dos entrevistados (75%) não tenham uma horta em casa.

Quanto à questão 2, 95% dos alunos entrevistados afirmaram que consomem hortaliças. Diferente do que tem sido observado no Brasil, onde a maioria das crianças e adolescentes tem mantido uma alimentação rica em ultraprocessados e inadequados, com altas taxas calóricas e riqueza de gorduras e açúcares (TEODOROSKI et al, 2018), os entrevistados, em sua maioria, têm mantido hábitos alimentares saudáveis, com consumo constante de hortaliças. Esse fato pode ser explicado pela implantação da horta na escola, conforme aponta Araújo (2017) e Ferreira (2017), que indica a influência positiva exercida por essa atividade nos alunos que dela participam.

A questão 3 indica que todos os entrevistados têm preferências que gostariam de ver na horta da escola e, consequentemente, na merenda que consomem. As frutas indicadas nessa pergunta (morango, uva, banana, milho, mamão e abacate) demonstram, possivelmente, aquilo a que geralmente não têm acesso frequentemente. Cajamarca et al (2017) ressaltam como o morango é uma das frutas favoritas pelos consumidores brasileiros devido à cor, cheiro e sabor atrativos.

As uvas são frutas raramente consumidas pela população de menor poder aquisitivo devido ao alto valor encontrado no mercado e à dificuldade de produção (VIEBIG et al, 2009). Apesar de Araçás ser um bairro com renda per capita um pouco melhor, ainda assim esse tipo de fruta é de difícil aquisição.

Banana é a fruta mais consumida no Brasil (SOUZA et al, 2009). Os entrevistados corroboram esse dado, trazendo sua preferência para o que gostariam de ver plantado na escola.

Quanto ao milho, Santos et al (2005) afirmam que 70% dos adolescentes no Brasil raramente o consomem. Os entrevistados podem querer plantar na escola justamente para poderem ter aquilo que não adquirem normalmente.

Monteiro et al (2009) trazem que o mamão é consumido por 22,2% dos universitários do Brasil, sendo a quarta fruta preferida desse público. O Espírito Santo é um dos maiores produtores de mamão do país, com 330.000 toneladas anuais em sua região norte (RUGGIERO et al, 2003). Assim, essa é uma fruta bem conhecida dos capixabas, devendo ser esta a razão dos entrevistados a quererem em sua horta escolar.

Schramm et al (2009) afirmam que o abacate está entre as frutas menos adquiridas devido ao seu valor. O que pode explicar o desejo dos entrevistados querer esse alimento na horta da escola.

A questão 4 trouxe que 100% dos entrevistados melhoraram seus hábitos alimentares após a implantação da horta na escola. Novamente, o estudo de Araújo (2017) explica que esses fatos estão relacionados, uma vez que ter uma horta no ambiente escolar colabora para melhoria do consumo alimentar dos alunos.

A questão 5 mostra que 100% dos entrevistados acham que a merenda escolar melhorou após a horta. Além da melhoria na alimentação pessoal (ARAÚJO, 2017), Fiorotti et al (2011) demonstram como o fato do aluno participar dos processos na horta faz com que este se sinta parte da atividade, gostando do trabalho e, consequentemente, apreciando os produtos ali criados e servidos.

Quanto a 100% dos entrevistados acharem importante ter horta na escola para os pratos ficaram mais coloridos e nutritivos, é o que demonstra Araújo (2017), Ferreira (2017) e Fiorotti et al (2011): a sensação de pertencimento ao processo faz com que os alunos admirem o trabalho e saibam da importância do consumo de alimentos nutritivos. Além disso, Souza & Nunes (2018) enfatizam que uma horta escolar promove melhoria na autoestima dos alunos e da comunidade participante, além de proporcionar conhecimento e interatividade.

5. CONCLUSÃO

Esse trabalho comprovou a influência positiva que uma horta implantada na escola pode ter sobre os alunos que dela participam.

Os alunos do 4º ano da UMEF Marina Barcellos Silveira melhoraram seus hábitos alimentares e sabem reconhecer como a merenda ficou melhor com a implantação da horta no ambiente.

O consumo de hortaliças pela maioria dos entrevistados mostra como a horta realmente impactou os hábitos alimentares destes, fazendo-os, inclusive, querer aumentar e incrementar a variedade de hortaliças na horta.

Esse trabalho teve como viés a não avaliação em anos anteriores à implantação da horta, mas conseguiu avaliar o momento atual dos alunos ali envolvidos.

Como recomendação, sugere-se que a horta seja mantida e incrementada, na medida do possível, com sugestões dos alunos.

6. REFERÊNCIAS

ARAÚJO, E. C. Horta escolar, uma maneira de implementar uma alimentação saudável na escola de educação integral. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Universidade de Brasília, Faculdade Planaltina, Curso de Licenciatura em Ciências Naturais. Brasília, DF, 2017.

ATLAS BRASIL, Vila Velha/ES, 2018. Disponível em <http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil_m/vila-velha_es> Acesso em 29 jul 2018.

BARROSO, C. S. et al. Implantação de horta escolar em uma escola pública em Araguatins-TO. In. Encontro Regional de Agroecologia do Nordeste, XVII, 2018, São José de Ribamar/MA. Anais... São José de Ribamar/MA: GAC/UFAL, 2018. p. 3638-3643.

BRASIL. Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Histórico. 1994. Disponível em <http://www.fnde.gov.br/programas/programas-suplementares/pnae-sobre-o-programa/pnae-historico> Acesso em 29 jul 2018.

______. Lei Federal nº 9.795 de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília: DOU, 28, abr. 1999. Acesso em 29 jul 2018.

________. Vigilância alimentar e nutricional - Sisvan: orientações básicas para a coleta, processamento, análise de dados e informação em serviços de saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica, Coordenação-geral da Política de Alimentação e Nutrição, 2004.

CAJAMARCA, S. M. N. t al. Efeito do ozônio na qualidade pós colheita de morangos produzidos em sistema orgânico. Boletim Centro de Pesquisa de Processamento de Alimentos, v. 35, n. 2, 2017.

FERREIRA, K. B. A horta escolar como método de ensino e prática da Educação Ambiental. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação). Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense, campus Campos Centro, Curso de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Campos de Goytacazes, RJ, 2018.



FIOROTTI, J. L. et al. Horta: a importância no desenvolvimento escolar. In: Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, XIV, 2011, São José dos Campos/SP. Anais... São José dos Campos/SP: UNIVAP, 2011.

GREENWOOD, R. L., FONSECA, A. B. Alimentação na escola: significados e possibilidades do comer e da comida para a promoção dos direitos humanos. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, v. 6, n. 1, p. 103-127, jan/jun, 2018.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Censo 2010. Brasília: 2010. Disponível em <www.ibge.gov.br> Acesso em 29 jul 2018.

IJSN - INSTITUTO JONES DOS SANTOS NEVES. Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP) do Espírito Santo. Conteúdo Digital. Vitória: 2009. Disponível em<http://www.ijsn.es.gov.br/ConteudoDigital/20170126_aj17747_bairro_aracas_vilavelha.pdf>. Acesso em 29 jul 2018.

KEHL, S. T. Alimentação escolar como programa de apoio ao desenvolvimento infantil. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização). Universidade Federal do Paraná, Programa de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social. Curitiba, PR, 2016.

MARCONI, M. A., LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. 5ª ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2003.

MONTEIRO, M. R. P. et al. Hábito e consumo alimentar de estudantes do sexo feminino dos cursos de Nutrição e de Enfermagem de uma universidade pública brasileira. Revista APS, v. 12, n. 3, p. 271-277, 2009.

OLIVEIRA, F. R. et al Horta escolar, educação ambiental e a interdisciplinaridade. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 13, n. 2, p. 10-31, 2018.

PREFEITURA DE VILA VELHA. Educação ambiental formará protetores da natureza. Notícias. Vila Velha: 2018. Disponível em <http://www.vilavelha.es.gov.br/noticias/2018/07/educacao-ambiental-formara-protetores-da-natureza-21081> Acesso em 29 jul 2018.

_______. Escola de Araçás é destaque em jornal capixaba. Vila Velha: 2013. Notícias. Disponível em <http://www.vilavelha.es.gov.br/noticias/escola-de-aracas-e-destaque-em-jornal-capixaba-4320> Acesso em 29 jul 2018.

_______ Perfil Socioeconômico por bairros. Vila Velha: 2013. Publicação. Disponível em<http://www.vilavelha.es.gov.br/midia/paginas/Perfil%20socio%20economico%20R2.pdf> Acesso em 29 jul 2018.

RUGGIERO, C. et al. Panorama da cultura do mamão no Brasil e no mundo: situação atual e tendências. In: Papaya Brasil, 2003. Vitória/ES. Anais... Vitória/ES: INCAPER, p. 347-391, 2003.

SANTOS, J. S. et al. Perfil antropométrico e consumo alimentar de adolescentes de Teixeira de Freitas – Bahia. Revista Nutrição, v. 18, n. 5, p. 623-632, 2005.

SCHRAMM, G. P. et al. Educação nutricional com usuários de crack em tratamento em hospital público de Santa Maria, RS. Ciências da Saúde, v. 10, n. 1, p. 115-125, 2009.

SOUZA, A. M. et al. Alimentos mais consumidos no Brasil: Inquérito Nacional de Alimentação 2008-2009. Revista de Saúde Pública, v. 47, n. 1, p. 1905-1945, 2009.

SOUZA, S. N. S., NUNES, M. A. C. Horta na escola e suas contribuições na promoção da saúde, alimentação saudável e preservação ao meio ambiente. Educação Ambiental em Ação, n. 63, 2018.

TEODOROSKI, A. C. C. et al. Alimentação infantil no decorrer dos últimos dez anos no brasil: uma revisão sistemática. Arquivos Brasileiros de Alimentação, v. 3, n. 1, p. 51-68, jan/jun, 2018.

VIEBIG, R. F. et al. Consumo de frutas e hortaliças por idosos de baixa renda na cidade de São Paulo. Revista de Saúde Pública, v. 43, n. 5, p. 806-813, 2009.



7. ANEXOS

ANEXO 1



QUESTIONÁRIO PARA OS ALUNOS



  1. Na sua casa tem horta?

( ) SIM ( ) NÃO ( ) NÃO SEI



  1. Você tem o hábito de consumir hortaliças?

( ) SIM ( ) NÃO ( ) NÃO SEI



  1. Tem algo que você gostaria que tivesse na horta?

( ) SIM ( ) NÃO ( ) NÃO SEI

Se sim, o quê?



  1. Você melhorou seus hábitos alimentares após a horta na escola?

( ) SIM ( ) NÃO ( ) NÃO SEI



  1. Você acha que a merenda escolar ficou melhor após a horta?

( ) SIM ( ) NÃO ( ) NÃO SEI



  1. Você acha importante ter horta na escola para os pratos ficaram mais coloridos e nutritivos?

( ) SIM ( ) NÃO ( ) NÃO SEI







Ilustrações: Silvana Santos