Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dinâmicas e Recursos Pedagógicos
13/03/2019 (Nº 67) EDUCAÇÃO INFANTIL, PALCO DE MUDANÇAS TRANSFORMADORAS NAS AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3553 
  

EDUCAÇÃO INFANTIL, PALCO DE MUDANÇAS TRANSFORMADORAS NAS AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE

Uma educação para a sustentabilidade é tarefa tanto para o repertório familiar quanto para as instituições de ensino

Atualmente, a sustentabilidade nas escolas passa longe dos concursos de reciclagem de latinhas ou brinquedos construídos com sucata. A Educação Infantil pode ser palco de mudanças transformadoras e inspiradoras na formação da nova geração quando se volta a uma forma de desenvolvimento que não compromete os recursos do planeta e junta a prática ao discurso.

Uma educação para a sustentabilidade é tarefa tanto para o repertório familiar quanto para as instituições de ensino, onde fica mais evidente que o impacto coletivo é determinante perante as ações de cada indivíduo. Conheça algumas dicas que podem ajudar o ambiente escolar a ser o mais sustentável possível:powered by Rubicon Project

Materiais Escolares

Outra mudança de paradigma é o uso interno de materiais. Papel, por exemplo, quando e como ele é realmente necessário? Na Educação Infantil, a utilização de materiais físicos tem uma função fundamental no desenvolvimento motor e cognitivo, que devem ser trabalhados em uma proposta de uso racional nas atividades, com reuso sempre que apropriado e de reciclagem. Esse tipo de abordagem sistemática forma hábitos em futuros adultos conscientes e engajados em um modo de vida sustentável. Do ponto de vista administrativo, boa parte da papelada pode ser digitalizada, poupando recursos e gerando economia.

Da mesma maneira, os demais materiais educativos merecem atenção: glitter, tintas e colas tradicionais muitas vezes usam compostos químicos que contaminam a água com sua lavagem e microplásticos que acabam parando nos oceanos e matando corais, desequilibrando o ecossistema marinho, ou ainda contaminando lixões (e consequentemente o lençol freático) e cursos de rio. Usar tintas atóxicas e sem metais pesados nas paredes e uso de materiais de limpeza mais naturais e atóxicos são medidas que reduzem os danos ambientais na manutenção da rotina escolar.

Merenda escolar

Interligada à estrutura da escola, ao conteúdo de sustentabilidade e à rotina dos alunos está a alimentação. A cozinha e cantina são enormes campos de iniciativas de sustentabilidade: desde evitar industrializados com seu excesso de embalagens à merenda preparada privilegiando ingredientes produzidos localmente. 

Atividades ao ar livre:

Por fim, atividades ao ar livre, seja na escola ou integradas com ambientes externos, aprofundam a vivência do aluno e a conscientização de que o cenário urbano é interdependente de outros sistemas e afetado por eles. Parques, museus e áreas de preservação natural são fontes extremamente ricas de estímulos a reflexão sobre como nos integramos no lugar onde vivemos e como dependemos da saúde deles para preservarmos a nossa. Na conexão da escola com o mundo, cabem também transformações: iniciativas como uma rede de caronas são estímulos ao uso mais consciente do transporte motorizado.

*Angélica Biazioli é Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental I do Colégio Liceu Coração de Jesus.

Fonte: encurtador.com.br/vwHJZ



Ilustrações: Silvana Santos