Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Plantas medicinais
14/06/2018 (Nº 64) 4 RECEITAS COM PLANTAS MEDICINAIS PARA USAR DE MANEIRA SEGURA
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3205 
  

4 RECEITAS COM PLANTAS MEDICINAIS PARA USAR DE MANEIRA SEGURA

Por Marcia Sousa

Os medicamentos desenvolvidos a partir de plantas mostram o enorme poder da natureza para curar doenças. Para divulgar alguns métodos, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo ensina a forma segura para o uso de plantas medicinais. Mas, vale salientar que mesmo com os remédios caseiros, a avaliação médica é imprescindível.

A pesquisadora Sandra Maria Pereira da Silva, da Apta, explica que a fitoterapia tende a ser segura e eficiente. “Todo mundo deveria conhecer estas plantas e utilizá-las com os devidos cuidados. É preciso avaliar se a planta é fresca e de fonte segura com a devida identificação botânica, ter atenção na coleta e manipulação, bem como evitar exageros e o uso prolongado”, disse.

Veja algumas plantas que podem ser utilizadas em casa para solucionar dores e problemas de saúde comuns no dia-a-dia.

– Babosa (Aloe vera)

Para que serve?

Cicatrizante no tratamento de queimaduras

Lesões e afecções de pele

Queda de cabelo e seborreia

Picada de inseto

Acne

Machucados e feridas

Como utilizar?

Uso externo

Usa-se o sumo fresco, aplicado diretamente, ou com uma parte cortada da própria folha. Atenção: antes de ser cortada, a folha deve ser lavada.

Contraindicações: Não deve ser utilizado internamente em gestantes, lactantes, crianças e pessoas com varizes, afecções renais, apendicites, cistites, prostatites, disenterias e durante a menstruação.

Tansagem (Plantago major)

Para que serve?

Inflamação da boca e faringe (estomatites, aftas, gengivite, inflamações de dente, amigdalite, faringite, sinusite)

Infecções oculares (conjuntivite, terçol)

Afecções de pele (abcessos, feridas, espinhas, acne, furúnculo, úlceras, queimaduras, feridas em mama, assadura e picada de inseto)

Aparelho digestivo (acidez estomacal, inflamação de intestino)

Inflamações de útero e ovários

Como utilizar?

Fazer um chá em infusão com uma colher de sopa de folhas secas trituradas para 500ml de água fervente.

Tomar uma xícara de chá três vezes ao dia. Pode ainda fazer aplicação no local afetado ou bochechos e gargarejos três vezes ao dia.

Espinheira Santa (Maytenus ilicifolia)

Para que serve?

Problemas gástricos e digestivos

Prevenção de úlceras

Azia

Como utilizar?

Fazer um chá em infusão com duas xícaras (café) de planta seca picada em 1 litro de água fervente. Tomar uma xícara antes das refeições.

Contraindicações: Não utilizar em crianças menores de 6 anos ou em grávidas até o terceiro mês de gestação, pois promove a redução do leite.

Boldo baiano (Gymnanthemum amygdalinum)

Para que serve?

Dores

Distúrbios do fígado e estômago

Insuficiência hepática

Supressão de gases intestinais

Como utilizar?

Fazer um chá em infusão com uma colher de sopa em 150ml de água fervente. Utilizar uma xícara de chá três vezes por dia, antes das principais refeições.

 



Marcia Sousa

Jornalista, social media e aparelhada para gostar de passarinhos. Tem interesse por mais assuntos do que é capaz de acompanhar. Aqui escreve sobre infinitas possibilidades de tornar o mundo um pouquinho melhor.



Fonte: http://ciclovivo.com.br/vida-sustentavel/bem-estar/4-receitas-com-plantas-medicinais-para-usar-de-maneira-segura/

Ilustrações: Silvana Santos