Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dicas e Curiosidades
14/06/2018 (Nº 64) NOVE DICAS DE COMO REUTILIZAR CASCAS DE ALIMENTOS
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3203 
  

NOVE DICAS DE COMO REUTILIZAR CASCAS DE ALIMENTOS

Equipe eCycle



Reutilizar restos são úteis na estética, na limpeza e até para criar outros tipos de alimentos

Sobras de alimentos como frutas, verduras e legumes podem te servir para muita coisa antes de irem para o lixo.

Muita gente "reutiliza" as cascas para preparar refeições, bebidas, produtos de limpeza e até itens para tratamento estético. Se possível, consuma sempre alimentos orgânicos. Confira abaixo nove dicas de como reutilizar cascas de alimentos e se beneficiar dessas "sobras":

Limpeza

1. Removedor de gorduras

Antes de recorrer aos produtos químicos nocivos que prometem remover até as piores manchas de sujeira, experimente usar a combinação limão + bicarbonato de sódio ou sal (sal ou bicarbonato atuam como um abrasivo). Polvilhe a área suja com um abrasivo da sua escolha e, em seguida, aplique o suco de limão feito a partir da casca. Na sequência, é só esfregar o local. Atenção: Cuidado! Não limpe áreas sensíveis, como as feitas de mármore, com o limão.

2. Limpar a chaleira

Para esse tipo de limpeza, são necessárias apenas cascas de limão e água quente. Coloque as cascas da fruta dentro do recipiente (chaleira), adicione água e deixe ferver. Desligue o fogo e deixe de molho durante uma hora, escorra e lave bem.

Comida

3. Extratos cítricos

Faça raspas ou pó de frutas cítricas (laranja, limão e outras). Antes de começar, retire o miolo da fruta e deixe as cascas secarem durante três noites (até ficarem com a textura bem murcha). Coloque no liquidificador ou triturador e bata a mistura até que o conteúdo se transforme em pó. Guarde dentro de um recipiente fresco e limpo. Você poderá utilizar o extrato em pratos de comidas e sobremesas (como bolos).

4. Açúcar cítrico

Faça extratos cítricos em pó e adicione ao açúcar convencional. Deixe a casca da fruta secar, triture-a em um liquidificador até virar pó e adicione no açúcar. Ou pegue as cascas frescas e coloque dentro do recipiente do açúcar e deixe que o óleo da casca se misture ao açúcar.

5. Batata frita

Fazer batata frita usando a própria casca da batata. Misture as cascas da batata com suco de limão e azeite até cobrir uniformemente a forma. Espalhe a batata na assadeira e deixe cozinhar na temperatura mais alta do forno (verifique cuidadosamente até chegar ao ponto). Mexa para mudar a posição das batatas para que elas sejam queimadas de maneira uniforme (cerca de 10 minutos em cada lado). Tempere a gosto.

6. Caldos

Cascas de batatas, de cebola e de cenoura podem se transformar em um gostoso caldo para sua refeição. Ferva as cascas junto com alho-poró (a seu gosto) e pronto, está feito seu caldo. Guarde-o em um recipiente apropriado.

Estética

7. Esfoliação

Você pode esfoliar sua pele de forma simples usando açúcar e banana. Polvilhe o açúcar na parte interna da casca da banana e use-a como esfoliante suave. Esfregue delicadamente no corpo todo, em seguida, enxague no chuveiro.

8. Refresque seu rosto

Use casca de laranja. Esfregue as cascas em seu rosto suavemente, evite a região dos olhos, pois a laranja é uma fruta cítrica e pode causar irritação uma vez que entrar em contato com seu olho. Em seguida, lave cuidadosamente seu rosto com água morna. Atenção: jamais faça isso e saia ao sol sem fazer a higienização do rosto - manchas podem ser criadas em seu rosto.

9. Hidratação

Para hidratar e melhorar a textura da sua pele use as cascas do abacate. Esfregue a parte interna da casca do abacate em seu rosto. O abacate é uma fruta rica em nutrientes que hidratam.

Se possível, consuma sempre alimentos orgânicos, pois eles não fazem uso de agrotóxicos e fertilizantes inorgânicos, que podem ocasionar diversos problemas ao meio ambiente.

Fonte: https://www.ecycle.com.br/component/content/article/62/2203-nove-dicas-de-como-reutilizar-cascas-de-alimentos.html

Ilustrações: Silvana Santos