Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Notícias
14/06/2018 (Nº 64) CREA-GO LANÇA 17ª EDIÇÃO DO PRÊMIO DE MEIO AMBIENTE
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3185 
  

CREA-GO LANÇA 17ª EDIÇÃO DO PRÊMIO DE MEIO AMBIENTE

13/06/2018 - 09:04 Por:  Comunicação CREA-TO



O Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente, o mais importante do segmento em Goiás, chega à 17ª edição, mantendo a essência de reconhecer ações práticas que estimulam a consciência ambiental e o desenvolvimento sustentável para a população em geral. As novidades da 17ª edição serão apresentadas durante solenidade de lançamento que ocorrerá no dia 21 de junho (quinta-feira), às 20 horas, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), em Goiânia.

Em cada edição, o Prêmio lança uma campanha para sensibilizar a sociedade sobre algum conflito ambiental. Neste ano, o mote escolhido é “Solo. A terra que se planta, a vida que se colhe.”, alertando sobre a importância da preservação do solo – um dos recursos naturais mais complexos do planeta e indispensável para a vida humana – que vem sendo degradado em todo o mundo.

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU), de 2015, mostram que 33% da terra disponível no planeta já se encontram degradados, seja por erosão, compactação, perda da matéria orgânica, entre outras ameaças. Esse índice é considerado alarmante para o futuro das próximas gerações. O processo de degradação do solo causa perda de produtividade e impactos negativos na dinâmica socioambiental. Reverter esse quadro é garantir a segurança alimentar, diminuir os efeitos das mudanças climáticas e promover a produtividade da agricultura – setor que mais emprega pessoas no mundo. Ainda de acordo com a ONU, devido à seca e à desertificação, 23 hectares de terra são perdidos por minuto (12 milhões em um ano), espaço onde 20 milhões de toneladas de grãos poderiam ser cultivados, o que movimentaria a economia e combateria a fome.

Segundo o presidente do Crea-GO, Engenheiro Agrônomo Francisco Almeida, o Prêmio é uma forma de destacar a importância da busca contínua por métodos que proporcionem o desenvolvimento sustentável. “O Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente contribui substancialmente para a geração de novas ideias e fortalecimento de projetos/programas já existentes, que validam o uso sustentável dos recursos naturais, estimulando os diversos setores da sociedade a incorporarem boas práticas ambientais”.

Novidades – A partir deste ano, o Prêmio ultrapassa a divisa do Estado de Goiás para fortalecer o desenvolvimento sustentável, alcançando inscrições de projetos/programas implantados no Distrito Federal e nos estados do Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com o apoio institucional do Crea-DF, do Crea-TO, do Crea-MT e do Crea-MS.

Outra novidade é que, além das quatro modalidades já existentes – Elementos Naturais, Sociedade Sustentável, Inovação Tecnológica e Imprensa – a Comissão de Desenvolvimento Sustentável (Codesu) do Crea-GO fixou a categoria “Produção Acadêmica”, com o objetivo de valorizar pesquisas científicas de instituições de ensino, que visam à produção de conhecimento acadêmico por investigações práticas dos processos relacionados à sustentabilidade ambiental.

Desta vez, o Júri da 17ª edição será composto por membros da Codesu e por uma Comissão Julgadora de nove profissionais, sendo cinco de Goiás, um do Distrito Federal, um do Tocantins, um do Mato Grosso e um do Mato Grosso do Sul.

Para o coordenador da Codesu, Engenheiro Sanitarista e Ambiental Áquila Silva Levindo, a 17ª edição do Prêmio representa a importância que o Sistema Confea/Crea, por meio do Crea-GO, remete às práticas de conservação e preservação do meio ambiente. “O Prêmio já mobilizava inúmeros profissionais e a sociedade civil goiana para produzirem, durante os anos, projetos e ações reais de conservação. Agora, com apoio e participação efetiva dos profissionais e Conselhos Regionais do Distrito Federal, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, não apenas o Cerrado goiano estará em evidência quanto ao desenvolvimento sustentável, mas os biomas Cerrado, Amazônia e Pantanal brasileiros estarão sendo incentivados à preservação nos estados participantes do Prêmio”, justifica.

Categorias – Veja, abaixo, a descrição de cada modalidade:

Elementos Naturais (Água, Terra, Fogo e Ar) – Trabalhos relacionados à conservação do solo, exploração racional das riquezas minerais, conservação da qualidade da água e do ar, reuso de recursos naturais, sistemas de produção industrial de baixo impacto, produção e consumo de energia, gestão de resíduos sólidos e efluentes, pagamento de serviços ambientais correlatos à modalidade;

Sociedade Sustentável – Trabalhos relacionados à educação ambiental, sítios e monumentos arqueológicos, sítios paleontológicos e monumentos geológicos, as relações econômicas de dependência entre a sociedade local com os recursos ambientais e a potencial utilização futura desses recursos. Restauração ou conservação do patrimônio histórico, urbanismo, arte e cultura em geral;

Inovação Tecnológica – Concedido a trabalhos desenvolvidos pela comunidade científica, universidades, empresas públicas e/ou privadas, de desenvolvimento tecnológico, como projetos de pesquisa que apresentem aspectos inovadores na área da sustentabilidade e que tenham viabilidade prática, econômica e ambiental;

Imprensa – Matéria jornalística (notícia factual e reportagem) divulgado em jornal, revista, rádio, internet ou televisão, com conteúdo educativo, investigativo ou outro, que tenha contribuído ou promovido efeitos sociais positivos para a sustentabilidade dos recursos naturais;

Produção Acadêmica – Trabalhos relacionados à valorização de pesquisas científicas de instituições de ensino, que visam à produção de conhecimento acadêmico por investigações práticas dos processos relacionados à sustentabilidade ambiental.

Como participar? Neste ano, serão premiados trabalhos executados por profissionais, personalidades, entidades e instituições públicas e privadas, pessoas físicas e jurídicas, propriedades rurais, em prol da preservação, recuperação, defesa ou conservação do meio ambiente no Distrito Federal e nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Os interessados devem se inscrever, obrigatoriamente, por meio do site www.premiocreagoias.org.br, de 22 de junho a 31 de agosto de 2018. A inscrição é gratuita e será efetivada somente pelo preenchimento completo do Formulário Online e confirmada com o recebimento do respectivo número de registro, em uma única modalidade. Os trabalhos inscritos serão selecionados em duas etapas por meio de critérios de avaliação contidos no Regulamento. Os três trabalhos com melhor nota da Comissão Julgadora, em cada modalidade, serão convidados para participar da cerimônia de entrega. Os vencedores de cada modalidade serão conhecidos na cerimônia de entrega dos troféus marcada para novembro.

Ao projeto vencedor será destinado um troféu alusivo. Os autores e coautores dos trabalhos premiados receberão certificado. Neste ano, o Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente tem patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-GO (Mútua-GO) e do Sicoob Engecred.

Sobre o Prêmio: Desde 2001, o Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente recebeu a inscrição de 1078 projetos, dos quais 125 foram premiados e outros 27 dignos de menção honrosa. Ao todo, 304 profissionais especializados participaram das Comissões Julgadoras, responsáveis pelas avaliações dos trabalhos. Até agora, o Prêmio reuniu quase nove mil expectadores. A Siriema, ave típica da região central do Brasil, é o símbolo do Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente desde a primeira edição. Ela foi escolhida por representar a resistência e a força da natureza.

SERVIÇO:

Evento: Solenidade de Lançamento do 17º Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente

Data: 21 de junho de 20178(quinta-feira)

Horário: às 20 horas

Local: Auditório do Crea-GO (Rua 239 nº 561 – Setor Leste Universitário – Goiânia-GO)

Fonte: http://surgiu.com.br/2018/06/13/crea-go-lanca-17a-edicao-do-premio-de-meio-ambiente/



Ilustrações: Silvana Santos