ISSN 1678-0701
Número 62, Ano XVI.
Dezembro/2017-Fevereiro/2018.
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29/01/2018JOGO DIDÁTICO COMO ESTRATÉGIA NO COMBATE DO AEDES AEGYPTI COM ALUNOS DO 6º ANO NA UNIDADE INTEGRADA MUNICIPAL COELHO NETO NO MUNICÍPIO DE CAXIAS, MA  
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JOGO DIDÁTICO COMO ESTRATÉGIA NO COMBATE DO AEDES AEGYPTI COM ALUNOS DO 6º ANO NA UNIDADE INTEGRADA MUNICIPAL COELHO NETO NO MUNICÍPIO DE CAXIAS, MA

Camila Braga da Conceição1; Flávio Cruz Pereira1; Joselma Coutinho Lopes Farias1; Jucilene Márcia Rameiro de Araújo Cruz1; Daniel Silas Veras2

1Especialização em Educação e Ensino de Ciências pelo Instituto Federal do Maranhão.Campus Caxias

2Professor do Instituto Federal do Maranhão, Campus-Caxias. E-mail: daniel.veras@ifma.edu.br



RESUMO


O presente trabalho objetivou aplicar e avaliar o jogo didático como estratégia de sensibilização ao combate ao mosquito Aedes aegypti. Foi realizada uma palestra sobre o combate e a prevenção ao Aedes aegypti, em seguida foi aplicado o jogo “QUIZ Aedes aegypti” e logo após um questionário para avaliar a aplicabilidade do jogo e a sensibilização dos alunos. De acordo com as respostas obtidas todos os estudantes afirmaram que gostaram de participar do referido jogo e que o mesmo facilitou a aprendizagem sobre as questões ligadas ao vetor de doenças como a Dengue.

Palavras-chave: Aedes aegypti. Aprendizagem. Jogo interativo.


ABSTRACT


The present work aimed to apply and evaluate the didactic game as a strategy to raise awareness of the Aedes aegypti mosquito. A lecture was given on combat and prevention of Aedes aegypti, followed by the game "QUIZ Aedes aegypti" and soon after a questionnaire to evaluate the applicability of the game and the sensitization of the students. According to the answers obtained, all the students stated that they liked to participate in said game and that it facilitated the learning about the issues related to the vector of diseases such as Dengue.


Keywords: Aedes aegypti. Interactive game. learning.


INTRODUÇÃO

No Brasil, as condições socioambientais favoráveis à expansão do mosquito Aedes aegypti possibilitaram a dispersão do vetor desde sua reintrodução no país, em 1976. Desde então, o mosquito transmissor da dengue mostrou altíssima capacidade de adaptação ao ambiente, isso ocorreu devido ao rápido crescimento demográfico e desordenada urbanização, a inadequada infraestrutura urbana, o aumento da produção de resíduos não-orgânicos, os modos de vida na cidade, a debilidade dos serviços e campanhas de saúde pública (MENDONÇA et, al., 2009).

Dentro do grupo das doenças ocasionadas pelo o vetor Aedes aegypti, destaca-se as doenças emergentes, Zika Vírus e a Chikungunya e como doenças reemergentes, podemos citar a dengue e febre amarela. A Dengue emergiu no Brasil em 1982 com uma epidemia em Roraima e, posteriormente, foi erradicada, após uma campanha contra a febre amarela que acabou com todos os vetores. De acordo Honório (2015) essas doenças são transmitidas por mosquitos do gênero Aedes, particularmente Ae. aegypti e Ae. albopictus, duas espécies invasoras.

Sabe-se que a maneira mais eficiente para o combate à Dengue, Zika Vírus e Chikungunya é o combate deste vetor, e a participação popular no combate ao mosquito é essencial para que se possa reduzir a incidência das doenças ocasionadas pelos vetores (TOMAZ, 2008). Nesse sentindo, é de suma importância desenvolver uma intervenção educativa nas escolas, a fim de implantar conceitos e discutir formas de combate as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, além da construção de mudanças de atitudes no seu cotidiano.

Tozoni-Reis (2004) afirma que na educação ambiental é estabelecido um conjunto de ensinamentos teóricos e práticos com o objetivo de levar à compreensão e de despertar a percepção dos indivíduos sobre a importância de ações e atitudes para a conservação e preservação do meio ambiente, em benefício da saúde e do bem-estar de todos. A educação caracteriza-se como aliada no combate ao Aedes aegypti, e é papel da escola orientar os alunos para que se tornem cidadãos responsáveis e comprometidos com a preservação e conservação ambiental.

Com o intuito de facilitar a aprendizagem de crianças e jovens o professor precisa utilizar diferentes recursos metodológicos a fim de auxiliar no processo ensino aprendizado dos discentes, sendo que o uso de atividades lúdicas facilita na construção dos conhecimentos e sensibilização de questões ambientais (SARMENTO; VERAS; ANDRADE, 2017).

Dentre abordagens lúdicas, pode ser adotado o uso de jogos computacionais como recurso didático, que vem ganhando espaço nas metodologias educacionais, sendo que estes podem auxiliar no processo de aprendizagem dos estudantes (SILVA; FARIA, 2012).

Neste contexto há necessidade de articular sobre a educação ambiental, envolvendo nesse processo todas as formas de organização, instituições sociais e comunidade em geral com o intuito de promover ações educativas para o desenvolvimento com ênfase na sustentabilidade socioambiental.

O objetivo do presente trabalho foi aplicar e avaliar o jogo didático como estratégia na sensibilização ao combate ao mosquito Aedes aegypti, com os alunos do 6º ano na Unidade Integrada Municipal Coelho Neto no município de Caxias, MA, com o intuito de disseminar o conhecimento no que tange as formas de combate ao mosquito Aedes aegypti; gravidade das doenças transmitidas por este vetor, e que a prevenção das mesmas depende de ações ambientais consciente de cada cidadão.


METODOLOGIA

A pesquisa foi realizada na Unidade Integrada Municipal Coelho Neto - UIMCN, situada na Rua Saturnino Belo, S/N – Bairro São Francisco, no município de Caxias - Maranhão. A referida escola atende alunos do ensino fundamental de 1º ao 9º ano matutino e vespertino e Educação de Jovens e Adultos- EJA no turno noturno.

O referido estudo aconteceu no mês maio no ano de 2017, tendo como público da pesquisa alunos do 6º ano “A” do ensino fundamental II, do turno vespertino.

A pesquisa foi de caráter qualitativo, foi realizada uma palestra sobre o combate e prevenção ao Aedes aegypti e exibição do vídeo sobre a temática abordada, logo em seguida foi aplicado um jogo computacional “QUIZ Aedes aegypti” (Figura 01). Após o jogo foi entregue folhetos educativos com instruções de combate ao vetor Aedes aegypti, e por fim, foi aplicado um questionário para avaliação da atividade desenvolvida.


Figura 01. Palestra e aplicação jogo didático.