Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Notícias
27/11/2016 (Nº 58) FORNO SOLAR DE BAIXO CUSTO: EXPERIÊNCIA FEITA NA UFAM É PUBLICADA POR EDITORA DA ALEMANHA
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2530 
  

FORNO SOLAR DE BAIXO CUSTO: EXPERIÊNCIA FEITA NA UFAM É PUBLICADA POR EDITORA DA ALEMANHA

 

Forno utiliza materiais reciclados para captar energia solar

fogao1.jpgA pesquisa consiste em verificar modelos de transferência de calor em cozimento realizado em forno solar experimental. O alimento escolhido foi o bife de frango. Tradicional na mesa do brasileiro, ele passou por modelagens em duas condições distintas. O processo e os resultados foram publicados pela editora alemã “Omni Scriptum GmbH & Co. KG Bahnhofstrasse”, cuja marca comercial no Brasil é Novas Edições Acadêmicas (NEA), no último dia 31 de dezembro.

O livro intitulado ‘Construção e Avaliação Térmica de um Fogão Solar Tipo Caixa’, traz no subtítulo o destaque para o custo reduzido, tendo em vista a utilização de produtos reciclados na estrutura cuja eficiência pode ser tão boa quanto uma fonte de cozimento tradicional, com uso do gás: ‘Modelagem e Simulação de um Forno Solar em Regime Transiente Construído a partir de materiais recicláveis’. A partir de materiais que, a priori, seriam desperdiçados na natureza, foi construído esse protótipo para o aproveitamento de energia solar.

O responsável pelo estudo é o professor do Departamento de Engenharia Química da Ufam, Johnson Pontes de Moura, que já possui trajetória de pesquisa nas áreas de biocombustíveis e uso de fontes renováveis de energia.  De acordo com o pesquisador, a experiência contemplou as premissas da criatividade, da inovação e da engenharia. “Minha experiência é no sentido de conciliar essas premissas com empreendedorismo e renovar”, comemora.

johson.jpgSegundo o professor, o objetivo foi voltado às comunidades mais necessitadas, principalmente as comunidades tradicionais ou ribeirinhas da Amazônia. “Ao invés de essas pessoas utilizarem a botija de gás, elas podem construir, a partir de material considerado ‘sucata’, seu forno solar em que a temperatura pode chegar a 185 graus no horário de pico de energia solar”, explica.

Futuro

O pesquisador conta que, ao receber o convite da editora, ficou satisfeito em representar a Universidade Federal do Amazonas em mais essa empreitada. “A visibilidade é excelente, é muito significativa, porque se trata de editora alemã que possui parcerias com as principais editoras em todo o mundo. Eu vejo essa publicação como uma proposta de incentivar o uso de energias renováveis e, ao mesmo tempo, validar a pesquisa em âmbito internacional”, finaliza.

 Energia Solar

No resumo na obra, o professor destacou a relevância de estudos que privilegiam essa fonte abundante de energia para a Terra. “O Sol, além de fonte de vida, é origem de todas as formas de energia que o homem utiliza durante sua História e pode ser a resposta para a questão do abastecimento energético no futuro, uma vez que aprendamos a aproveitar de maneira racional a luz que esta estrela constantemente derrama sobre nosso planeta”, escreveu.

“Brilhando há mais de cinco bilhões de anos, calcula-se que ainda nos privilegiará por outros seis bilhões de anos, ou seja, o Sol está apenas na metade de sua existência e lançará sobre a Terra, só neste ano, 4000 vezes mais energia que consumiremos”, conclui o pesquisador.

Material enviado pelo pesquisador Johnson Pontes de Moura.

Links para matéria e reportagem em vídeo:

http://www.ufam.edu.br/noticias-bloco-esquerdo/4878-forno-solar-de-baixo-custo-experiencia-feita-na-ufam-e-publicada-por-editora-da-alemanha

https://globoplay.globo.com/v/5249932/


http://play.acritica.com/media/t/0_xvh1507n


Fogão solar utiliza sucata para energia renovável

http://www.tvufam.ufam.edu.br/17-artigos/102-fogao-solar-utiliza-sucata-para-energia-renovavel

Ilustrações: Silvana Santos