Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Ações e projetos inspiradores
27/11/2016 (Nº 58) PROJETO BARU
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2529 
  

PROJETO BARU

O QUE É O BARU?

Baru ou (Dipteryx alata vog) é uma Planta Leguminosa, nativa do Cerrado Brasileiro, que ocupa 1/4 do nosso Território. Tendo Baru também no Paraguai, Peru e Bolívia. Mas, no Brasil ele é endêmico. Somos o maior produtor mundial de Baru.

pedrooliveira.jpg

Até os meados de 1960 ele era pouco conhecido, como fonte de alimento para o ser humano. No despertar do seu uso até os dias atuais, seu consumo tem crescido em grande escala. Daí surgiu a necessidade de elaborar este Projeto:-<www.projetobaru.com.br>, na busca de definição de condutas políticas, sociais e educativa, na exploração desta matéria prima. O Projeto Baru, vem fazendo um trabalho, visando tombar o BARUZEIRO como patrimônio da Nação. A conscientização da população e de pessoas envolvidas no projeto é esclarecer a importância do Baru como fonte alimentar, suas propriedades medicinais e seu uso como cosméticos. Tendo alto valor nutricional, nível de proteínas: 23,6%; lipídios: 33,3%; ácidos graxos insaturados: 75,6% e sendo também rico em ômegas: 3, 6 e 9.

Seu uso na CULINÁRIA cresce a cada dia, e à medida que os estudos vão avançando e tornando conhecido nos grandes centros e até no exterior. E os "Chefs" buscando inovação em restaurantes de alto padrão.

Este é apenas um grande motivo, para divulgar o Baru, pois especialistas em Ciências de alimentos, nutricionistas já avançam suas pesquisas, esclarecendo os inúmeros benefícios em consumir a amêndoa do Baru. Devido seu alto valor calórico, temos que consumi-la sob orientação, sem exagero.

Mais benefícios do Baru: redução do colesterol, prevenção de doenças cardiovasculares, por ser rico em: zinco, magnésio, ferro, fósforo, potássio e ácidos graxos. Também tem poder antiinflamatório e antiviral, devido à presença da catequina, ácidos gálicos e eláticos. A sua importância medicinal já é notada em várias pesquisas em desenvolvimentos, na UNB, UFG (Goiás), UFMS, UFP (Pelotas-RS).

A Dra. Miriam B. Lemos da UNB, tem contribuído de maneira fundamental nestes avanços.

Maiores detalhes consulte o nosso Site: <www.projetobaru.com.br>, ou pelo meu Email: <pmo1954@bol.com.br>.

Pedro Martins de Oliveira -- autor e gerenciador do #ProjetoBaru

 

Ilustrações: Silvana Santos