Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Notícias
03/06/2016 (Nº 56) PROGRAMA SELECIONA INICIATIVAS SOCIAIS PARA RECEBER INVESTIMENTO E MENTORIA
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2326 
  

PROGRAMA SELECIONA INICIATIVAS SOCIAIS PARA RECEBER INVESTIMENTO E MENTORIA

 

Brazil Lab vai selecionar 10 iniciativas que proponham soluções nas áreas de educação, saúde e sustentabilidade ambiental

Imagine só se a sua iniciativa empreendedora recebesse seis meses de mentoria de especialistas e professores do MIT, Harvard, Stanford, INSPER e FGV? E se você concorresse a U$ 5 mil para começar a implantar sua ideia? Parece muito bom, né? Pois essa é a proposta do Brazil Lab.

Com inscrições até o dia 10 de junho, a primeira edição do programa vai selecionar 10 iniciativas que propõe melhorias do serviço público nas áreas de educação, saúde e sustentabilidade ambiental. A ideia é que os empreendedores responsáveis pelas iniciativas recebam consultoria de profissionais para que os projetos tenham chance de serem desenvolvidos e aplicados junto ao poder público.

Na área de educação, o foco dos projetos deve ser no engajamento dos professores e na redução dos índices de faltas. Já na área de saúde, o foco deve ser na reorganização do Sistema Único de Saúde (SUS) e como a tecnologia pode ajudar a desenvolver sistemas de monitoramento e serviços móveis de saúde a baixo custo. Finalmente, para incentivar a sustentabilidade ambiental, os projetos devem propor soluções para o combate ao desperdício da água e soluções para sua reutilização.

O percurso do programa funciona assim: primeiro, os empreendedores devem inscrever suas ideias no site. Uma comissão julgadora irá selecionar os projetos que receberão mentoria. Essa avaliação vai considerar critérios técnicos e histórico/perfil do empreendedor. Dentro dos critérios técnicos, estão: relação comprovada entre o diagnóstico do problema e a solução apresentada pelo empreendedor, o potencial de mercado dessa solução, a sustentabilidade desse negócio, o diferencial competitivo da solução e a possibilidade de impacto social e empoderamento do cidadão.

Já na avaliação do perfil do empreendedor, serão avaliados capacidades pessoais, como demonstrar a ambição e vontade de fazer diferença, identificar um problema e enxergar soluções possíveis, executar com excelência, gestão e profissionalismo a ideia apresentada, a disponibilidade do empreendedor para participar das atividades do programa e o comprometimento com a implantação do projeto/protótipo apresentado.

Depois dessa etapa, começarão os treinamentos no Lab. Os selecionados irão entrar em contato com especialistas e professores do MIT, Harvard, Stanford, INSPER e FGV.

Finalmente, depois de consultas com os profissionais da área e melhora dos projetos, os empreendedores deverão apresentá-los a uma banca avaliadora, que irá escolher três finalistas. Desses três, um será o grande vencedor a receber U$ 5 mil para começar a colocar a ideia em prática.

Os interessados podem inscrever o projeto até o dia 10 de junho no site do Brazil Lab.

 

Fonte: http://migre.me/u0RWn

 

 

Ilustrações: Silvana Santos