Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Apresentação
10/09/2018 (Nº 55) Editorial da 55ª Edição da revista virtual
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2301 
  

Editorial da 55ª Edição da revista virtual

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO

 

O ano de 2016 começa dando sinais de muitos problemas se acentuando, o que nos sensibiliza ainda mais para buscar soluções para esta gama de dificuldades que enfrentamos, principalmente no que se refere ao Meio Ambiente e a Educação Ambiental.

A Educação Ambiental (EA) agrega um leque enorme de temáticas, que, embora pareçam pontuais, sempre se entrelaçam com diversas áreas do conhecimento, e por esta razão apoiamos o seu caráter interdisciplinar. Porém, há uma grande dificuldade de uma compreensão clara deste enfoque da EA, e volta e meia ressurge a discussão sobre a criação de uma disciplina específica para a EA, ação esta que, para a maioria de nós, educadoras e educadores ambientais, anda na contramão dos seus princípios básicos e de uma visão mais integrada de meio ambiente que a EA propõe em praticamente todos os seus documentos referência, criados por diferentes coletivos.  Por isto, incluímos nesta edição um manifesto elaborado por diversas entidades que são contrárias ao Projeto de Lei do Senado - PLS 221 de 15/04/2015, que altera a Lei 9795/99 - a Lei da Educação Ambiental, para ser amplamente divulgado para maior adesão. Entendemos, portanto, que a criação de uma disciplina para a EA seria mais um retrocesso às conquistas alcançadas por quem atua com profundidade nesta área.

Além dos artigos enviados por colaboradores de todo o País, a revista apresenta notícias, dicas, compartilha reportagens e disponibiliza uma entrevista exclusiva com a arquiteta Míriam Novaes que fala sobre construções sustentáveis, além de apresentar outros textos pincelados na rede para disponibilizar aos nossos leitores e às nossas leitoras.

A frase que nos inspirou nesta edição foi:

"Devemos compreender que a Ecosfera é uma unidade funcional onde todas as peças são complementares de todas as demais." (José A. Lutzemberger)

A todos desejamos uma ótima leitura,

 

Equipe da revista Educação Ambiental em Ação

MARÇO/2016

       

 

 

Ilustrações: Silvana Santos